Bagnaia domina e vence na Holanda em 1-2 da Ducati com Bezzecchi. Quartararo cai

Mais uma vitória na conta de Francesco Bagnaia. O piloto da Ducati conseguiu segurar um dominante Marco Bezzecchi em Assen e vencer o GP da Holanda

Marco Bezzecchi tinha como objetivo terminar 100% o fim de semana com a vitória no GP da Holanda deste domingo (25). Mas teve um pedra no caminho: Francesco Bagnaia. Em uma prova extremamente acidentada e repleta de quedas, o campeão vigente da MotoGP conseguiu deixar o piloto da VR46 e Brad Binder para trás e cruzar mais uma vez a linha de chegada na primeira posição — quarta vez nas corridas principais, sétima no geral.

Bezzecchi finalizou em segundo, mais de 1s distante de Pecco. Brad Binder completaria o pódio mas, após a bandeirada, a direção de prova o puniu por exceder os limites de pista e ele caiu para o quarto lugar. Aleix Espargaró, então, foi promovido à terceira posição do pódio. O desfecho do sul-africano foi o mesmo da corrida sprint.

Francesco Bagnaia venceu o GP da Holanda (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Atrás de Binder, vieram Jorge Martín, Álex Márquez, Luca Marini, Takaaki Nakagami, Franco Morbidelli e Augusto Fernández completam o top-10.

A corrida em Assen teve oito abandonos. Ou seja, todos pilotos que receberam a bandeirada pontuaram. Fabio Quartararo, que vinha num bom fim de semana, teve um encontro com Johann Zarco ainda nas primeiras voltas e foi ao chão. ‘El Diablo‘ estava visivelmente com dores e foi levado ao centro médico.

A GP da Holanda teve, além de Pol Espargaró, Joan Mir e Álex Rins, Marc Márquez como desfalque. O espanhol sofreu com dores durante a noite na esteira da fratura de costela que sofreu na Alemanha e, depois de procurar os médicos do campeonato, foi vetado para a disputa em Assen. De acordo com o Dr. Ángel Charte, diretor-médico da MotoGP, a fratura aumentou ao longo deste fim de semana.

Com o resultado do GP da Holanda, Bagnaia mantém a liderança da MotoGP, agora com 194 pontos, 35 a mais do que Martín. Bezzecchi é o terceiro, diante de Binder e Zarco.

A MotoGP agora entra em férias e volta à ativa apenas entre os dias 4 e 6 de agosto para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.

Saiba como foi o GP da Holanda de MotoGP:

Depois de duas boas provas em Moto3 e Moto2, a MotoGP entrou na pista para enfrentar um forte calor. Em um domingo de céu limpo, os termômetros medial 31°C no ambiente, com o asfalto chegando a 47°C. A umidade relativa do ar estava em 33%, com o vento soprando a 8 km/h.

Para este fim de semana, a Michelin levou para Assen os pneus macios, médios e duros para a dianteira, e macios e médios traseiros. Apenas os compostos de trás são assimétricos, com a borracha mais dura do lado direito.

No grid, a escolha foi bem variada. Na dianteira, a maioria calçou dos duros, mas Takaaki Nakagami e Jonas Folger optaram pelos médios. Na traseira, Lorenzo Savadori, Johann Zarco, Fabio Di Giannantonio, Álex Márquez, Iker Lecuona, Nakagami, Stefan Bradl, Brad Binder, Jack Mille, Folger e Quartararo usaram macios, com os demais calçando médios.

No apagar das luzes para a largada do GP da Holanda, os 105.842 presentes em Assen viram o pole-position Marc Bezzecchi titubear e perder a liderança. Francesco Bagnaia piscou na primeira posição, mas acabou superado por Brad Binder. O #72 caiu para terceiro, diante de Aleix Espargaró e Luca Marini. Quartararo saiu mal e desceu para 12º.

A largada do GP da Holanda de MotoGP (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Na volta 2, pouco após passar Maverick Viñales, Jack Miller errou na Haarbocht, a curva 1, e abandonou a disputa mais cedo.

Na ponta, Bagnaia ia caçando brecha para atacar Binder, mas o sul-africano ia mantendo a margem em 0s12. Na entrada da chicane Geert Timmer Bocht, Pecco até encostou, mas Brad sustentou a frente.

Pecco não aliviou a pressão e tomou o comando pouco depois. Mais atrás Zarco e Quartararo caíram no trecho entre os setores 2 e 3, com o francês da Yamaha precisando de alguns instantes na brita antes de poder levantar.

Jack Miller abandonou após cair (Vídeo: Divulgação/MotoGP)

Depois, Fabio deixou a pista amparado pelos fiscais. ‘El Diablo’ já não estava 100% fisicamente por causa de uma fratura no dedo do pé.

Alheio aos problemas dos colegas, Viñales seguiu empenhado em passar, mas apenas brevemente. O espanhol caiu na Stekkenwal, a curva 8, e abandonou.

Puxando a fila, Bagnaia não conseguiu se afastar de Binder, que também tinha Bezzecchi por perto. Aleix era quarto, diante de Marini e Jorge Martín.

Zarco e Quartararo caíram ainda cedo na corrida (Foto: Reprodução)

Na volta 7, Binder desgarrou um pouco mais de Bagnaia, que abriu 0s378. Bezzecchi, porém seguia na pressão.

Pouco depois, Enea Bastianini caiu na De Strubben, a curva 5, e abandonou a corrida.

A direção de prova confirmou pouco depois que Quartararo tinha sido levado ao centro médico para passar por exames. Pelo replay, foi possível ver que Fabio caiu e acabou coletando Johann.

Na volta 10, Bagnaia e Binder seguiam mais ou menos pegados, afastados por só 0s3, mas Bezzecchi ainda mantinha contato, tentando aproveitar uma brecha. Quarto, Aleix Espargaró tinha 1s de atraso.

Bastianini teve problemas e abandonou (Vídeo: Divulgação/MotoGP)

Único representante da Yamaha, Franco Morbidelli vinha tentando chegar em Miguel Oliveira para brigar pelo décimo posto, mas o português prevalecia.

Faltando 15 voltas para o fim, Bagnaia e Binder subiram o ritmo, se descolando um pouco mais de Bezzecchi, que ficou 0s5 distante.

Miguel, pouco depois, entrou nos boxes e abandonou a disputa. Restavam apenas 16 pilotos na corrida. Um deles era Takaaki Nakagami, que tinha volta longa para pagar por ter extrapolado os limites de pista.

Tentando atacar, Binder errou e acabou se afastando da briga pela ponta. Com 13 voltas para o fim, a diferença entre eles superou os 0s8.

Lecuona também se dirigiu aos boxes por causa de algum problema com a RC213V.

Francesco Bagnaia ganhou terreno com erro de Brad Binder (Foto: Divulgação/MotoGP)

Depois de um indesejado afastamento, Binder conseguiu remar na direção de Bagnaia, baixando o atraso para 0s657.

Sem conseguir chegar em Bagnaia, Binder acabou superado por Bezzecchi, mas já com mais de 1s de atraso em relação a Bagnaia. Aleix, contudo, vinha mais próximo do piloto da KTM.

Com oito giros para o fim, Fabio Di Giannantonio perdeu a frente na curva 5 e caiu, reduzindo para 14 o número de pilotos ainda em disputa.

Enquanto Bagnaia ia disparado na ponta, a briga atrás era mais quente, com Bezzecchi, Binder e Aleix separados por 0s3 cada.

Marco, todavia, ainda não tinha jogado a toalha. O italiano subiu o ritmo e baixou para 0s9 a vantagem de Bagnaia. Binder tinha ficado para trás, mas pressionado por Aleix.

Brad Binder não conseguiu segurar Marco Bezzecchi (Foto: Divulgação/MotoGP)

Bagnaia respondeu cortando as asinhas de Bezzecchi e voltando a ampliar a vantagem, se afastando 1s420.

Mesmo com a moto desequilibrada pela falta de uma aleta, quebrada num toque com Luca Marini, Aleix ia chegando em Binder e pressionando pelo pódio. Quinto, Jorge Martín também tentava alcançar o irmão de Pol.

Aleix cortou mais um pouco da diferença, mas, na penúltima volta, ainda faltou um pouco para chegar no sul-africano.

Dominante, Bagnaia recebeu a bandeirada das mãos da ciclista Annemiek van Vleuten com 1s223 de margem para Bezzecchii. Binder sustentou o terceiro posto.

Brad Binder foi punido e perdeu o pódio (Foto: Reprodução)

Mas, assim como aconteceu na sprint, Brad foi punido por extrapolar os limites da pista na curva 8 e teve de entregar a posição para Aleix Espargaró.

MotoGP 2023, GP da Holanda, Assen, Corrida:

1F BAGNAIADucati 26 voltas
2M BEZZECCHIVR46+1.233 
3A ESPARGARÓAprilia+1.925 
4B BINDERKTM+1.528 
5J MARTÍNPramac Ducati+1.934 
6Á MÁRQUEZGresini Ducati+12.437 
7L MARINIVR46+14.174 
8T NAKAGAMILCR Honda+14.616 
9F MORBIDELLIYamaha+29.335 
10A FERNÁNDEZGasGas+33.736 
11L SAVADORIRNF APRILIA+35.084 
12R FERNÁNDEZRNF APRILIA+39.622 
13S BRADLHonda+42.504 
14J FOLGERGasGas+45.609 
15F DI GIANNANTONIOGresini DucatiAbandonou 
16I LECUONAHondaAbandonou 
17M OLIVEIRARNF APRILIAAbandonou 
18E BASTIANINIDucatiAbandonou 
19M VIÑALESApriliaAbandonou 
20F QUARTARAROYamahaAbandonou 
21J ZARCOPramac DucatiAbandonou 
22J MILLERKTMAbandonou 
Por que Marc Márquez cai tanto na MotoGP?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.