Bagnaia registra maior recuperação da história da classe rainha do Mundial em 2022

Depois de exibir 91 pontos de atraso para Fabio Quartararo após o GP da Alemanha, o italiano da Ducati segue para o GP da Malásia com 14 de vantagem para o adversário da Yamaha. Até então, a maior recuperação da classe rainha do Mundial de Motovelocidade tinha sido registrada por Joan Mir na temporada 2020

Francesco Bagnaia entrou para a história do Mundial de Motovelocidade na temporada 2022. Com o desfecho do campeonato ainda pendente, o italiano de Torino já é o autor da recuperação de pontos da classe rainha desde a adoção do atual sistema de pontos, em 1993.

Após um início de ano bastante irregular, com quatro abandonos só na primeira metade do campeonato — já são cinco no total —, Pecco encerrou o GP da Alemanha com 91 pontos de atraso para Fabio Quartararo na classificação do Mundial de Pilotos. Às vésperas do GP da Malásia, penúltima etapa da MotoGP 2022, porém, o saldo é positivo para o titular da Ducati, que agora lidera o campeonato com 14 pontos de frente para o adversário da Yamaha.

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
🧮 Bagnaia toma liderança e pode ser campeão da MotoGP na Malásia

Francesco Bagnaia virou o jogo no Mundial 2022 na Austrália (Foto: Ducati)

LEIA TAMBÉM
# Guevara se impõe em GP da Austrália eletrizante e vence Moto3 com antecedência
# Guevara acerta estratégia, faz campanha destacada e tem título incontestável na Moto3

Esta impressionante recuperação é fruto de uma combinação de circunstâncias: o crescimento de Bagnaia, que engatou uma impressionante sequência de vitórias e pódios, e também uma fase mais negativa de Quartararo, que somou apenas oito pontos nos últimos quatro GPs.

Até então, a maior recuperação da história da classe rainha do Mundial de Motovelocidade tinha sido registrada em 2020 por Joan Mir, também diante Quartararo. Na temporada em que deu o título para a Suzuki, o espanhol chegou a ter um déficit de 48 pontos, mas virou o jogo e conseguiu escrever o nome na Torre dos Campeões com 13 de frente para Franco Morbidelli, que garantiu o vice-campeonato. Fabio, por outro lado, sucumbiu a um misto de dificuldades técnicas e mentais e ficou só em oitavo, 44 pontos atrás.

Antes disso, a grande recuperação era a de 2017, quando Marc Márquez conseguiu reverter um atraso de 37 tentos em cima de Maverick Viñales para levar a taça. O mesmo #93 já tinha conseguido um feito similar em 2013, ano em que estreou na MotoGP, quando tirou uma diferença de 30 pontos em relação a Dani Pedrosa, então companheiro de Honda, para se tornar o mais jovem campeão da história.

Neste fim de semana, aliás, Bagnaia terá outra chance de fazer história, já que tem nas mãos o primeiro match-point do titulo de 2022, podendo encerrar um jejum de 15 anos da Ducati, que só venceu o Mundial de Pilotos em 2007, com Casey Stoner.

A MotoGP volta na semana que vem com o GP da Malásia, em Sepang, penúltima etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEIA TAMBÉM
# Dorna expande Road to MotoGP e anuncia Talent Cup e MiniGP na América Latina
# Mérito ou queda no colo: Bagnaia foi premiado com chance de título na MotoGP 2022?
# Navarro cai e é atingido por Corsi, mas prova da Moto2 segue com socorro sem maca
# Quartararo comete série de erros e abandona GP da Austrália após queda
# Marc Márquez brilha com Honda na Austrália e alcança 100º pódio na MotoGP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.