Guevara se impõe em GP da Austrália eletrizante e vence Moto3 com antecedência

É campeão! Izán Guevara fez o que era necessário para não depender de ninguém e conquistar a Moto3 2022: vencer. É seu primeiro título na categoria

É campeão! Izán Guevara fez o que era necessário para não depender de ninguém e conquistar o título da Moto3 2022: vencer. O #28 lutou por toda a corrida para assumir a liderança e, por consequência, segurá-la — e contra vários adversários. Com 290 pontos, o espanhol alcança seu primeiro título na categoria.

Deniz Öncü saltou para a segunda posição, superando Sergio García, que ficou com o terceiro lugar do pódio. O companheiro de equipe de Guevara foi grande oponente e candidato à vitória, mas perdeu espaço no fim.

LADO A LADO
# Fabio Quartararo 2021 x Fabio Quartararo 2022
# Francesco Bagnaia 2021 x Francesco Bagnaia 2022

Guevara é campeão! (Foto: Aspar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Ayumu Sasaki e Stefano Nepa fecharam o top-5, à frente de John McPhee. Diogo Moreira teve ótima largada e disputou as primeiras posições, mas finalizou no sétimo lugar. Joel Kelson, Dennis Foggia e Ricardo Rossi completam o top-10.

A Moto3 volta na semana que vem com o GP da Malásia, em Sepang, penúltima etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

Saiba como foi o GP da Austrália de Moto3:

O tempo virou no domingo em Phillip Island. Depois de dois dias de pista seca, a chuva chegou nesta manhã durante o warm-up da MotoGP, alterando sensivelmente as condições do asfalto.

Às vésperas da corrida da Moto3, os termômetros mediam 14°C, com o asfalto chegando a 22°C. A umidade relativa do ar estava na casa dos 64%, com o vento soprando no sentido nor-nordeste a 13 km/h. Por conta das condições e com o sol de volta, o asfalto começou a secar, o que fez a direção de prova adiar a largada por cinco minutos para permitir uma melhora mais consistente nas condições da pista.

Já dava para ver claramente um trilho seco na linha rápida na reta principal, mas o asfalto ainda estava bastante molhado, o que tornaria a corrida bastante mais desafiadora para os pilotos. A direção de prova, porém, declarou que se tratava de uma disputa em pista seca.

Corrida da Moto3 em Phillip Island foi declarada em pista seca, apesar do asfalto ainda úmido (Vídeo: MotoGP)

Na escolha de pneus, quase todos escolheram os dianteiros M3, com exceção de Alberto Surra, que foi com o H3. Na traseira, a maioria optou pelo S2, mas Ayumu Sasaki, Diogo Moreira, Dani Holgado, Adrián Fernández, Ryusei Yamanaka, Riccardo Rossi, Xavier Artigas e Surra foram com o H4. Ou seja, todo o pelotão com slicks.

Na hora da largada, o pole-position Sasaki não conseguiu sustentar a ponta e foi engolido por Sergio Garcia logo de cara. Moreira também saiu bem e passou Iván Ortolá no mergulho da curva 1 para assumir o segundo posto. Ayumu caiu para quarto, diante de Nepa, Öncü e Guevara.

Largada do GP da Austrália de Moto3 (Vídeo: MotoGP)

A passagem pela Lukey Heights causou um susto em Guevara, mas o líder do Mundial se manteve na pista, ainda em sexto. Na abertura da volta 2, Moreira pulou para a ponta, com Sasaki tomando o segundo posto, antes de ser superado por García.

No fim da mesma volta, Sasaki foi ao ataque e tomou a liderança de Diogo, que acabou descendo para quinto, atrás de Deniz Öncü. O brasileiro agiu rápido e voltou à frente do turco, logo passando Ortolá para ser terceiro.

Ainda na volta 3, Holgado e Furusato caíram, motivando uma bandeira amarela no setor três. Dani ficou visivelmente com dores.

Moreira larga bem e assume liderança da prova (Vídeo: MotoGP)

Enquanto isso, Guevara partiu para o ataque e com uma bela manobra por fora de García e Moreira na Southern Loop, a curva 2, avançou para terceiro. O duo, contudo, respondeu. Sergio voltou ao comando, diante de Diogo e Sasaki, Izán era o terceiro.

Na volta cinco, o pelotão da ponta ia tentando se afastar, com o top-6 abrindo uma discreta vantagem em relação aos demais. Quem tentava mesmo fugir da concorrência era García, mas Diogo ficava por perto.

Na passagem pela MG, Guevara tentou uma manobra por fora para cima de Moreira, que até ficou sem defesa, mas, pouco depois, conseguiu manter a frente. Mais adiante, porém, Sasaki passou o brasileiro para se instalar no segundo posto. Öncü era o quarto, diante de Guevara.

Guevara, que tem chance de conquistar o título, vai escalando o pelotão (Vídeo: MotoGP)

Firme na ponta, García conseguiu abrir 0s279 de margem para Sasaki na volta 8. Öncü ainda era o terceiro, mas vinha pressionado por Guevara, que conseguiu passar pouco depois. Moreira aparecia na sequência, diante de Joel Kelso.

Guevara atacou de novo e tomou o segundo posto, 0s176 atrás de García. Com um ritmo mais forte, o líder do Mundial logo colou no companheiro de Aspar, mas Sergio vinha resistindo bem à pressão.

No fim da volta 9, contudo, Guevara assumiu o comando da corrida com uma ultrapassagem na reta, usando o vácuo de García. Öncü era o terceiro, diante de Sasaki e Moreira.

Por mais de uma vez, Öncü tirou a mão esquerda do guidão, o que resultou em um alerta da direção de prova, para se comportar.

Guevara na luta para assumir e se manter na liderança (Vídeo: MotoGP)

Enquanto isso, García aproveitou a curva Miller para adiar a freada e retomar a liderança. Sasaki era o terceiro, diante de Öncü, Kelso, McPhee e Moreira. A liderança de Sergio, porém, foi breve, já que o troco de Izán veio novamente na reta, com Sasaki aproveitando uma erradinha de García para tomar a segunda colocação.

Moreira também conseguiu avançar e passou Kelso para assumir a quinta colocação, mas já mais de 1s atrás do primeiro pelotão.

Na metade da corrida, García passou Sasaki na freada da Doohan e voltou ao segundo lugar, 0s118 atrás de Guevara. Pouco depois, Sergio tomou a liderança de Guevara por dentro de novo na Miller.

Izán só precisava do segundo lugar para já ser campeão, mas passou de novo para retomar a ponta. E de novo na reta. Só que García não estava nada disposto a ceder e aproveitou uma espalhada do #28 para voltar à primeira posição. Sasaki e Öncü seguiam por perto.

Com 11 voltas para o fim, Scott Ogden caiu na curva Stoner, mas deixou a pista consciente.

Enquanto isso, Guevara retomou a liderança e conseguiu abrir pouco mais de 0s3 de margem para Sasaki, que assumiu o segundo posto. García caiu para terceiro, diante de Öncü.

No fim da volta 16, Sasaki conseguiu passar Guevara na reta e retomar a liderança. García quase passou também na Southern Loop, mas não conseguiu. Pouco depois, Izán atacou o japonês, mas os dois espalharam e García deu o bote e pulou para a ponta.

A intensidade da corrida não quebrou a confiança de Guevara, que atacou e voltou para a liderança. Sergio, porém, vinha muito forte na Miller e retomou a ponta. Öncü agora era o terceiro, com Sasaki na quarta colocação.

Na abertura da volta 18, Guevara voltou à primeira posição, com Sasaki tomando o segundo posto e García em terceiro. Coladinho, Öncü só buscava um ponto de ataque.

No fim do giro, Ayumu pulou para a ponta, mas levou o bote de García, com Öncü passando Guevara para tomar o terceiro posto. Também postulante ao título, Dennis Foggia vinha só em 16º.

Comemoração de Guevara após conquista do título (Vídeo: MotoGP)

Öncü foi para cima de Sasaki e tomou o segundo posto. Logo depois, o turco tomou o comando da corrida, mas tudo mudou em seguida, com Ayumu de volta à ponta, diante de Guevara e Deniz.

Com quatro voltas para o fim, García pulou de quarto para primeiro, mas o troco de Guevara apareceu logo depois. Öncü vinha em terceiro.

Mas a movimentação não parava na ponta da tabela. As trocas de posição eram intensas, e García se recusava a entregar os pontos, já que precisava da vitória para tentar adiar o título de Guevara.

Com 2 voltas para o fim, a liderança era de García, com Guevara só 0s079 atrás. Sasaki, porém, passou, mas o troco de Izán veio rapidinho. Antes de abrir a última volta, Öncü aproveitou uma errada de García na 11 e assumiu a ponta.

O quarteto da ponta ficou alinhado na reta, mas foi Guevara quem ficou com o comando, com Öncü em segundo, diante de García e Sasaki. Mario Aji e Yamanaka caíram no fim da pista, causando bandeiras amarelas, que saíram a tempo da passagem dos pilotos.

Izán, porém, desgrudou dos pilotos, se afastando cerca de 0s5 para garantir a taça com vitória, diante de Öncü e García.

Moto3 2022, GP da Austrália, Phillip Island, Corrida:

1I GUEVARAAspar GasGas37min38s76223 voltas
2D ÖNCÜTech3 KTM+0.345 
3S GARCÍAAspar GasGas+0.460 
4A SASAKISterilgarda Max Husqvarna+0.560 
5S NEPAAngelus MTA KTM+7.428 
6J MCPHEESterilgarda Max Husqvarna+7.496 
7D MOREIRAMSI KTM+7.574 
8J KELSOCIP KTM+7.575 
9D FOGGIALeopard Honda+16.794 
10R ROSSISic58 Honda+16.831 
11D MUÑOZBoe SKX KTM+17.066 
12C TATAYPrüstel GP CFMoto+17.168 
13I ORTOLÁAngelus MTA KTM+17.884 
14X ARTIGASPrüstel GP CFMoto+21.354 
15J MASIÀRed Bull KTM Ajo+22.414 
16A MIGNOSnipers Honda+40.095 
17K TOBACIP KTM+41.799 
18A FERNÁNDEZTech3 KTM+41.826 
19L FELLONSic58 Honda+41.828 
20E BARTOLINIAvintia KTM+41.937 
21J WHATLEYVisionTrack Honda+41.946 
22N CARRAROAvintia KTM+42.006 
23A CARRASCOBoe SKX KTM+42.753 
24A SURRASnipers Honda+54.640 
25R YAMANAKAMSI KTMAbandonou 
26M AJITeam Asia HondaAbandonou 
27T SUZUKILeopard HondaAbandonou 
28S OGDENVisionTrack HondaAbandonou 
29D HOLGADORed Bull KTM AjoAbandonou 
30T FURUSATOTeam Asia HondaAbandonou 

LEIA TAMBÉM
# Agressor de Booth-Amos é demitido e deixa paddock da Moto3 após GP da Malásia
# Dorna expande Road to MotoGP e anuncia Talent Cup e MiniGP na América Latina
# Ducati pode — e deve — usar ordens de equipe na MotoGP. Mas sem queimar plano B
# Quartararo precisa incorporar versão 2021 para bater de frente com ‘pacote Ducati’
# Mérito ou queda no colo: Bagnaia foi premiado com chance de título na MotoGP 2022?
# Aleix Espargaró é espectador de Quartararo x Bagnaia e precisa torcer por imprevisível

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.