Quartararo precisa incorporar versão 2021 para bater de frente com ‘pacote Ducati’

Fabio Quartararo não se dá ao luxo de contar com os mesmos recursos de Francesco Bagnaia. É por isso que, nesta reta final, é preciso incorporar aquilo que sua versão de 2021 mostrou: agilidade e inteligência

Fabio Quartararo ainda é líder do Mundial de Motovelocidade. Mas apenas por dois pontos. Isso porque Francesco Bagnaia, após encavalar vitórias e mais vitórias, conseguiu cortar a boa ‘gordurinha’ do francês. Isso graças a uma queda do #20 em Aragão — que depois foi reduzida quando o próprio italiano abandonou no Japão —, a GP22 da Ducati, e o ‘exército vermelho’ à disposição. Recursos que Fabio está longe de poder contar em 2022.

Já nos testes em 2021, o #20 reclamava da falta de potência da YZR-M1. Obviamente, não é uma moto ruim, mas as coisas pioram quando só Fabio é quem consegue tirar resultados dela. Afinal, seus parceiros estão bem longe dele na tabela. O atual campeão soma três triunfos no ano, os únicos da Yamaha na temporada. Para se ter uma ideia, o melhor colocado atrás dele é Franco Morbidelli, seu companheiro de equipe, na 19ª posição.

Ainda assim, a consistência de Quartararo chama muito atenção. É por causa dela que ele segue líder. Pecco soma mais vitórias, mas seus abandonos fizeram diferença a favor da equipe japonesa. Foi o que aconteceu, inclusive, em 2021. Ambos eram postulantes ao título, mas a reação de Bagnaia veio tarde demais. Fabio já tinha uma vantagem confortável na liderança e os demais competidores pareciam falhar na missão de acompanhá-lo.

LADO A LADO
Francesco Bagnaia em 2021 x Francesco Bagnaia 2022

Fabio Quartararo é lider, mas Pecco Baganaia está só 2 pontos atrás (Foto: Yamaha)

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
🧮 Quartararo tem dia duro na Tailândia e vê Bagnaia ceifar vantagem

Só que, em 2022, a virada de chave para o piloto de Turim foi a partir da Holanda. Ele encaixou uma sequência de quatro vitórias seguidas, possui seis no total. E a desvantagem de seu oponente é muito clara: não há como batalhar contra o conjunto da Ducati.

Com Bagnaia muito preparado e com a melhor moto do grid em mãos, é difícil pará-lo. Ele e o grande ‘exército vermelho’ da Demosedici. O GP do Japão foi um exemplo.

O time de Borgo Panigale disse que ainda não está dando ordens para a equipe a favor do #63 mas, querendo ou não, aconteceu no circuito de Motegi. O espanhol da Pramac, Johann Zarco, tinha chances de tomar o terceiro lugar do pódio de Pecco e não o fez. Quando questionado, ele assumiu que optou por não atacar e afirmou que arriscaria por uma vitória, mas não por um pódio.

Um apoio que o francês de Nice não se dá ao luxo de poder contar. Então, o que fazer para segurá-lo? Bom, inteligência e agilidade o levaram ao patamar que está hoje… e são elas que podem lhe dar uma pequena margem. Foi assim que se sagrou campeão ano passado.

Além disso, há surpresas no grid que também podem atrapalhar ou se enfiar entre eles. Uma delas é a Aprilia, que tem Aleix Espargaró como terceiro candidato ao título. É torcer para ele estar no caminho de Pecco, não no seu.

Fácil não será. A MotoGP, mais uma vez, mergulha no imprevisível. O que é ótimo para os fãs da motovelocidade, mas nem tanto para quem tem de surfar nessa onda e conquistar o bicampeonato.

MotoGP volta às pistas no próximo dia 13, para o primeiro dia de treinos livres para o GP da Austrália, em Phillip IslandGRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEIA TAMBÉM
Vida social ameaçada × novos fãs: pilotos opinam sobre calendário da MotoGP 2023
MotoGP tem novo recorde com Bezzecchi e chega ao 10º pole diferente em uma temporada
Vídeo de 2019 viraliza e expõe agressão de mecânico a piloto da Moto3
Biaggi demite mecânicos que atrapalharam Fernández em Aragão: “Precisamos punir”
Quartararo vai às cordas e vê título pender para Ducati e Bagnaia na reta final da MotoGP
Agressor de Booth-Amos é demitido e deixa paddock da Moto3 após GP da Malásia
Dorna expande Road to MotoGP e anuncia Talent Cup e MiniGP na América Latina
Ducati pode — e deve — usar ordens de equipe na MotoGP. Mas sem queimar plano B

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.