Mir assina com Honda por dois anos e forma dupla campeã com Marc Márquez na MotoGP

A Honda anunciou nesta terça-feira (30) que Joan Mir fará dupla com Marc Márquez pelas próximas duas temporadas da MotoGP

E mais uma vaga no grid da MotoGP 2023 acaba de ser definida: a Honda confirmou nesta terça-feira (30) que Joan Mir fará dupla ao lado de Marc Márquez pelas duas próximas temporadas da categoria rainha. No comunicado enviado à imprensa, a equipe principal da fábrica japonesa se disse “orgulhosa” em poder anunciar a contratação do espanhol, destacando o seu “talento com nível de campeão do mundo”.

Mir, que estava sem time para o ano que vem por causa da saída da Suzuki ao final desta temporada, se disse “bastante animado ” por se juntar à Honda e prometeu que vai usar “o máximo possível” de sua experiência com a Suzuki para levar a equipe novamente ao posto de campeã da MotoGP.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Joan Mir (Foto: Divulgação/MotoGP)

“Estou muito animado por anunciar oficialmente que vou me juntar à Repsol Honda no próximo ano. Agradeço à HRC por confiar em em mim e me dar a chance de defender essas cores históricas, cheias de história e títulos mundiais”, disse o campeão do mundo de 2020.

“Vou tirar vantagem de toda a minha experiência acumulada ao longo dos anos na MotoGP com a Suzuki para contribuir o máximo possível com esse projeto e lutar ao lado da equipe para sermos campeões mundiais mais uma vez”, acrescentou o espanhol.

Na última etapa, na Áustria, Mir fraturou o tornozelo após sofrer forte queda ainda na largada e aproveitou para dizer que está focado em sua recuperação total. “Agora é hora de continuar focado na minha recuperação para voltar o mais rápido possível e ter um ótimo fim de temporada com a Suzuki”, concluiu.

Mir teve uma passagem vitoriosa pela Moto3, onde foi campeão em 2017 após conquistar dez vitórias. Em 2019, ele subiu para a MotoGP para defender a Suzuki e conquistou o título da classe rainha no ano seguinte com um fator inusitado: com um único triunfo naquele ano, no GP da Europa, tornou-se o campeão com o menor número de vitórias em uma temporada.

As especulações sobre a ida de Mir para a Honda ganharam ainda mais força depois que Pol Espargaró, atual titular da marca, foi anunciado pela KTM para defender a Tech3 ano que vem. O próprio piloto de 24 anos já havia afirmado durante o fim de semana da MotoGP na Áustria que estava “muito perto” de assinar contrato.

Havia, porém, um possível entrava nas negociações, já que o desejo de Mir era levar consigo integrantes da Suzuki para onde fosse correr no ano que vem. “Não é que eu queira levar meu time comigo, porque já existe um por lá. Estamos tentando entender esse tipo de coisa, mas não é uma situação fácil. Não temos mais nada, nem eu nem o time… Não é uma situação normal para nós, então está ficando complicado.”

“Não quero destruir uma equipe. Não quero isso, mas é importante que, para onde quer que eu vá, a equipe primeiro decida o que vai fazer com as pessoas que já estão lá. Só depois será possível estudar se alguém da Suzuki poderá ir comigo, pois eles estão desempregados”, disse Mir na ocasião.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 4 de setembro para o GP de San Marino e da Riviera de Rimini, em Misano. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

LEIA TAMBÉM
MotoGP anuncia adoção de corridas sprint em todas etapas da temporada 2023
Melhora do show × estúpido: pilotos divergem sobre corridas sprint na MotoGP 2023
Honda torce para ter Marc Márquez no teste de Misano: “Ainda que seja para 4 voltas”
Marc Márquez é liberado para intensificar treinos e tem sinal verde para pilotar moto

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.