Liberty Media vê “mercado além do esporte” e reitera fé em aprovação da compra da Dorna

Procurado pelo GRANDE PRÊMIO, o Liberty Media reiterou que segue trabalhando com a Comissão Europeia para conseguir a aprovação da compra de 86% das ações da Dorna

O Liberty Media segue confiante de que vai conseguir a aprovação da Comissão Europeia para finalizar a compra de uma fatia majoritária das ações da Dorna. A empresa norte-americana tem na União Europeia o último entrave para confirmar o acordo.

Desde que anunciou a compra de 86% das ações da Dorna Sports, que é a detentora dos direitos comerciais da MotoGP, o Liberty Media deixou claro que dependia da aprovação de órgãos antitruste de quatro lugares: União Europeia, Reino Unido, Austrália e Brasil. Além de avaliações de Espanha e Itália.

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Às vésperas do fim de 2024, Brasil, Austrália e Reino Unido não representam mais barreiras, mas a União Europeia segue sendo um entrave. Em meados de outubro, o parlamentar belga Pascal Arimont pediu que o órgão investigue o grupo norte-americano, justamente por temer práticas de aglomeração comercial.

No fim da semana passada, a Bloomberg confirmou uma investigação em curso, já que Teresa Ribeira, chefe antimonopólio da EU e vice-presidente da Espanha, teme a repercussão do acordo em setores de streaming e radiodifusão. A data limite da investigação é o próximo dia 19.

Liberty Media tenta concretizar compra de 86% das ações da Dorna (Foto: AFP)

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Caso o negócio se concretize, o Liberty Media terá sob as asas não apenas F1 e MotoGP, mas também Fórmula E, Mundial de Superbike, MotoE, Mundial Júnior, as Talent Cup Ásia, Britânica e do Norte, o World Series de MiniGP, a Red Bull Rookies Cup e o Mundial Feminino de Motociclismo.

Procurado pelo GRANDE PRÊMIO via assessoria de imprensa para uma atualização sobre o processo na União Europeia, o Liberty Media seguiu se mostrando confiante em obter a aprovação.

“Seguimos trabalhando construtivamente com a Comissão Europeia como parte do processo completo de revisão”, disse um porta-voz do Liberty Media ao GP. “Há um mercado muito grande e crescente para entretenimento audiovisual, que vai muito além dos esportes, e esta transação vai aumentar a capacidade da MotoGP de competir neste mercado altamente competitivo”, defendeu.

“Estamos confiantes de que a Comissão Europeia vai entender a natureza dinâmica do mercado”, encerrou.

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