Na Garagem: Spencer vence GP da Bélgica e é mais jovem a triunfar nas 500cc

Aos 20 anos, o piloto da Honda bateu Barry Sheene por 3s8 em Spa-Francorchamps para entrar na história com o mais jovem piloto a vencer na classe rainha do Mundial de Motovelocidade. Recorde de precocidade seguiu intacto até 2013, quando Marc Márquez venceu o GP das Américas de MotoGP

PUNIÇÃO A QUARTARARO É MAIS UM ATO INCOMPREENSÍVEL DOS COMISSÁRIOS DA MOTOGP

HÁ 40 ANOS, FREDDIE SPENCER DEIXOU O NOME MARCADO NA HISTÓRIA DO MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE. Naquele 4 de julho de 1982, o norte-americano de Shreveport, na Louisiana, se tornou o mais jovem vencedor da classe rainha ao conquistar o GP da Bélgica com só 20 anos e 196 dias.

Correndo pela Honda, ‘Fast Freddie’ chegou à Spa-Francorchamps na quinta colocação do campeonato, com 22 pontos, 41 a menos que Franco Uncini, o então líder do Mundial de Pilotos. Na classificação, porém, Spencer só perdeu para Jack Middelburg.

WEB STORY
▶️ Como está o grid da MotoGP para a temporada 2023?

Freddie Spencer passou 31 como o mais jovem a vencer na classe rainha do Mundial de Motovelocidade (Foto: Reprodução/Redes sociais)

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
▶️ Quartararo erra e perde gordura na liderança da MotoGP em Assen

Com 2min39s533, Spencer garantiu o segundo posto no grid, 0s433 atrás de Middelburg, o dono da pole. Greame Crosby ficou em terceiro, diante de Barry Sheene e Kenny Roberts, que fechou o top-5.

Partindo da posição de honra, Middelburg liderou as primeiras voltas, mas depois viu Crosby e Roberts cumprirem turnos na primeira colocação. Antes da metade da corrida, contudo, Freddie tomou o comando das mãos de Kenny e passou a abrir vantagem, até que cruzou a linha de chegada com quase 4s de frente para Sheene, que conseguiu tomar a segunda colocação.

Uncini também passou Roberts e ficou e terceiro, com Randy Mamola fechando na quinta colocação, diante de Marco Lucchinelli, Boet van Dulmen, Körk Ballington e Michel Frutschi. Marc Fontan completou a lista dos dez melhores.

Além do recorde de precocidade, a vitória de Spencer a bordo da NS500 no GP da Bélgica foi também a primeira da Honda na categoria principal do Mundial de Motovelocidade desde 1967.

“Hoje é 4 de julho, o aniversário a América, e não há maneira melhor de celebrar do que essa”, disse Spencer na época, se referindo ao dia da independência dos Estados Unidos. “Hoje foi a primeira vez que senti que estava pilotando bem a 500cc”, contou.

O recorde de precocidade de Spencer perdurou até 21 de abril de 2013, quando Marc Márquez, então com 20 anos e 63 dias, se tornou o mais jovem vencedor da classe rainha ao triunfar no GP das Américas.

Em 1983, aos 21 anos, Spencer foi também o mais jovem campeão da história, recorde que foi derrubado 30 anos também por Marc Márquez, que venceu na MotoGP logo na temporada de estreia.

MotoGP agora entra em férias e volta à ativa apenas no dia 7 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.

LEIA TAMBÉM
Zarco descarta ter mais apoio da Ducati por 3º lugar na MotoGP: “Suporte já é total”
RNF busca “resultados imediatos” em 2023 e mira experiência ao invés de novatos
Ducati fala em aprender com erros e faz nota: “Temos ótima moto e pilotos excelentes”
Dovizioso descarta superbike e põe motocross como destino pós-MotoGP
MotoGP se antecipa e altera programação do GP do Japão para fugir de problemas logísitcos
Mir vê mercado de pilotos caótico e avisa: “Quem dormir no ponto pode ficar sem moto”
Oliveira nega acordo para 2023 e vê KTM como opção: “Ainda me querem”
LCR vê dissabor de Márquez, aguarda decisão da Honda por Nakagami e negocia com Rins
Gresini acerta com Álex Márquez, renova com Di Giannantonio e fecha line-up de 2023
# Anúncio da Gresini deixa 11 vagas em aberto na MotoGP para temporada 2023
# Yamaha vê punição “desigual” a Quartararo na Holanda: “Afeta justiça da MotoGP”

DO DOMÍNIO DE MARC MÁRQUEZ AO ZERO: A HONDA DE PONTA CABEÇA NA ALEMANHA
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.