Pol Espargaró assume dificuldade no calor e revela “distúrbio de funcionamento” do corpo

Pol Espargaró contou que, desde o forte acidente que sofreu em Portugal, lida com um funcionamento anormal do corpo, o que o faz ter mais dificuldades no calor. Catalão revelou que está com o ombro esquerdo um pouco mais alto do que o direito

Pol Espargaró ainda lida com as consequências do forte acidente que sofreu no início da temporada, em Portugal. O piloto da GasGas Tech3 revelou que tem um “distúrbio de funcionamento” do corpo, o que o faz sofrer mais nas corridas onde o calor é intenso.

No primeiro dia do campeonato 2023, Pol sofreu uma queda em Portimão e acabou atingindo o muro. Por causa do impacto, o #44 ficou semanas afastado da MotoGP, já que sofreu diversas lesões, com a fratura de dez ossos, o que resultou na perda de 1,5 cm de altura.

Meses após o acidente, Pol garante que as lesões agora “não são um grande problema”, mas admite que sofre mais no calor por causa de uma “desordem no corpo”.

“Sofro, especialmente, no calor”, disse Pol. “Normalmente, no calor os músculos ficam maiores e mais pesados. E tenho alguma desordem no corpo, distúrbio de funcionamento, como se alguns nervos ativassem os músculos na hora errada. E a recuperação desses músculos não é muito boa, especialmente do lado esquerdo do meu corpo”, explicou.

🏍️ LADO A LADO
Francesco Bagnaia x Jorge Martín

Pol Espargaró está fora do grid para 2024 (Foto: Rob Gray/ Polarity Photo)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“E quando faz muito calor, sofro mais do que no frio. Como em Phillip Island, foi bom, nem sequer fiquei cansado. Mas toda vez que está calor, sinto que tenho mais dificuldade dos que os outros. Nunca fui muito bom no calor, mas agora é realmente difícil. Mas é o que é”, acrescentou.

Questionado se, além do cansaço, também tinha dor, Pol respondeu: “Um pouco de dor… Com todo o lado esquerdo do meu corpo, agora que estou parado reto, dá para ver que ombro esquerdo está um pouco mais alto do que o direito. Isso, normalmente, é algo que acontece vindo do pescoço até a escápula do lado direito, que não está funcionando muito bem”.

“Quando as condições são normais, não sinto um grande problema, e posso pilotar a moto perfeitamente, mas quando a situação é mais dura e está no limite, chegou ao limite um pouco mais cedo do que os outros”, detalhou. Talvez seja por isso que preciso um pouco mais de tempo para me recuperar nessas condições mais duras para também estar em forma e melhor do que já estive no passado”, continuou.

Às vésperas do GP da Malásia, o caçula dos Espargaró sabe que terá outra etapa difícil pelo caminho.

“Essa semana em casa foi realmente boa para mim depois de três corridas seguidas. Indonésia e Tailândia foram muito exigentes por causa das temperaturas elevadas, e eu senti muito mais do que o normal por causa da minha atual condição física”, apontou. “Sei que a Malásia também será dura, embora espere que essa semana de descanso me ajuda a me sentir melhor. Sepang sempre foi uma pista complicada para mim, mas fui muito competitivo no teste de inverno. No entanto, a moto mudou muito desde então, assim não sei realmente o que esperar desse fim de semana. De qualquer forma, só faltam três fins de semana antes do fim desta temporada ‘especial’, então espero que possa me divertir na moto, começando pelo GP da Malásia”, encerrou.

MotoGP volta a acelerar ainda no final de semana do dia 12 de novembro, com o GP da Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.

Yamaha-Quartararo: união fadada ao divórcio na MotoGP?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.