Retrospectiva 2023: Toyota #8 leva bi do WEC. Ferrari faz história em Le Mans
Os japoneses dominaram o Mundial de Endurance com o título do #8 e o vice do carro #7. A Ferrari quebrou jejum de quase seis décadas ao vencer Le Mans. Para 2024, o Brasil volta ao calendário do WEC e grandes nomes do automobilismo farão o grid na próxima temporada
A temporada 2023 do Mundial de Endurance foi marcada por mais um título da Toyota, mas também pelo sucesso da icônica Ferrari. O modelo nipônico #8 comandado por Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Rio Hirakawa liderou de ponta a ponta as 8 Horas do Bahrein e garantiu bicampeonato da categoria Hipercarros. A segunda colocação, da prova e do ano, ficou com o outro carro da montadora japonesa, guiado por José Maria López, Mike Conway e Kamui Kobayashi. O #7 teve trabalho para garantir o vice do WEC em um ano acirrado.
Isso porque a grande história da temporada foi escrita pela Ferrari. A volta da equipe como fábrica na classe principal funcionou demais. Os italianos faturaram as 24 Horas de Le Mans, encerraram o domínio da Toyota e, principalmente, colocaram fim a um enorme jejum de quase seis décadas sem triunfos na principal prova do endurance mundial.
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Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi e James Calado levaram a Ferrari #51 ao topo da prova mais conhecida no automobilismo. Embora não tivessem liderado toda a corrida, atacaram na hora certa para quebrar um jejum de 59 anos sem vitória da equipe de fábrica. A última do time de Maranello havia sido em 1964, com Jean Guichet e Nino Vaccarella. No ano seguinte, Masten Gregory, Ed Hugus e Jochen Rindt representaram a marca com a equipe North American Racing Team e também venceram em Le Mans.
Na LMP2, o título ficou para os belgas da Team WRT, guiados por Louis Delétraz, Robert Kubica e Rui Andrade. A Corvette, por sua vez, garantiu o troféu na LMGTE Am graças ao trio Nicky Catsburg, Ben Keating e Nicolás Varrone.
2024 promete no WEC
Para 2024, o WEC vem com grandes mudanças no calendário e presenças mais do que conhecidas no mundo do esporte a motor. O Brasil voltará a receber, em julho, uma prova do Mundial de Endurance com as 6 Horas de São Paulo. O país deixou o calendário em 2014, sob a alegação de que obras nos boxes de Interlagos não estariam prontas a tempo para receber a corrida em 2015.
No grid, o primeiro grande nome confirmado para a temporada é o de Stoffel Vandoorne, que foi anunciado como novo titular da Peugeot. Na sequência, Nyck De Vries chega como reforço para o carro #7 da Toyota no campeonato após passagem relâmpago na Fórmula 1 pela AlphaTauri em 2023. O neerlandês vai correr nos hipercarros ao lado de Conway e Kobayashi na vaga de Pechito López.
Mick Schumacher também estará no grid após o namoro com a Alpine virar casamento. Outro ex-F1 também vai correr nos hipercarros: Daniil Kvyat formará um trio com o suíço Edoardo Mortara e o italiano Mirko Bortolotti na Lamborghini. Pela Ferrari, Robert Kubica vai puxar um terceiro carro na equipe, ainda sem companheiros definidos.
O inglês Callum Ilott vai comandar um dos carros da Jota em 2024. O vice-campeão da F2 em 2020 e ex-Indy formará um trio com Will Stevens e Norman Nato no Porsche 963 #12 da equipe inglesa. O outro carro terá Jenson Button, campeão em 2009 da Fórmula 1 que oficializado para a temporada 2024 do WEC, vai dirigir o carro #38, ao lado de Philip Hanson e Oliver Rasmussen. Valentino Rossi, multicampeão da MotoGP, assinou contrato com a WRT e vai disputar toda a temporada pela classe GT3.
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