Retrospectiva 2023: Toyota #8 leva bi do WEC. Ferrari faz história em Le Mans

Os japoneses dominaram o Mundial de Endurance com o título do #8 e o vice do carro #7. A Ferrari quebrou jejum de quase seis décadas ao vencer Le Mans. Para 2024, o Brasil volta ao calendário do WEC e grandes nomes do automobilismo farão o grid na próxima temporada

A temporada 2023 do Mundial de Endurance foi marcada por mais um título da Toyota, mas também pelo sucesso da icônica Ferrari. O modelo nipônico #8 comandado por Sebastien BuemiBrendon Hartley Rio Hirakawa liderou de ponta a ponta as 8 Horas do Bahrein e garantiu bicampeonato da categoria Hipercarros. A segunda colocação, da prova e do ano, ficou com o outro carro da montadora japonesa, guiado por José Maria LópezMike Conway e Kamui Kobayashi. O #7 teve trabalho para garantir o vice do WEC em um ano acirrado.

Isso porque a grande história da temporada foi escrita pela Ferrari. A volta da equipe como fábrica na classe principal funcionou demais. Os italianos faturaram as 24 Horas de Le Mansencerraram o domínio da Toyota e, principalmente, colocaram fim a um enorme jejum de quase seis décadas sem triunfos na principal prova do endurance mundial.

Alessandro Pier Guidi, Antonio Giovinazzi James Calado levaram a Ferrari #51 ao topo da prova mais conhecida no automobilismo. Embora não tivessem liderado toda a corrida, atacaram na hora certa para quebrar um jejum de 59 anos sem vitória da equipe de fábrica. A última do time de Maranello havia sido em 1964, com  Jean Guichet e Nino Vaccarella. No ano seguinte, Masten Gregory, Ed Hugus e Jochen Rindt representaram a marca com a equipe North American Racing Team e também venceram em Le Mans.

Na LMP2, o título ficou para os belgas da Team WRT, guiados por Louis DelétrazRobert Kubica e Rui Andrade. A Corvette, por sua vez, garantiu o troféu na LMGTE Am graças ao trio Nicky CatsburgBen Keating e Nicolás Varrone.

Calado, Pier Guidi e Giovinazzi comemoram histórica vitória da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans. O trio conquistou o triunfo com a Ferrari #51 (Foto: WEC).

2024 promete no WEC

Para 2024, o WEC vem com grandes mudanças no calendário e presenças mais do que conhecidas no mundo do esporte a motor. O Brasil voltará a receber, em julho, uma prova do Mundial de Endurance com as 6 Horas de São Paulo. O país deixou o calendário em 2014, sob a alegação de que obras nos boxes de Interlagos não estariam prontas a tempo para receber a corrida em 2015.

No grid, o primeiro grande nome confirmado para a temporada é o de Stoffel Vandoorne, que foi anunciado como novo titular da Peugeot. Na sequência, Nyck De Vries chega como reforço para o carro #7 da Toyota no campeonato após passagem relâmpago na Fórmula 1 pela AlphaTauri em 2023. O neerlandês vai correr nos hipercarros ao lado de Conway e Kobayashi na vaga de Pechito López.

Mick Schumacher também estará no grid após o namoro com a Alpine virar casamento. Outro ex-F1 também vai correr nos hipercarros: Daniil Kvyat formará um trio com o suíço Edoardo Mortara e o italiano Mirko Bortolotti na Lamborghini. Pela Ferrari, Robert Kubica vai puxar um terceiro carro na equipe, ainda sem companheiros definidos.

Mick Schumacher vai correr pela Alpine no WEC em 2024 (Foto: Mercedes)

O inglês Callum Ilott vai comandar um dos carros da Jota em 2024. O vice-campeão da F2 em 2020 e ex-Indy formará um trio com Will Stevens e Norman Nato no Porsche 963 #12 da equipe inglesa. O outro carro terá Jenson Button, campeão em 2009 da Fórmula 1 que oficializado para a temporada 2024 do WEC, vai dirigir o carro #38, ao lado de Philip Hanson e Oliver Rasmussen. Valentino Rossi, multicampeão da MotoGP, assinou contrato com a WRT e vai disputar toda a temporada pela classe GT3.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.