Sainz deseja “o melhor” para Masi, mas afirma que direção de prova “precisa ser correta”
Ferrarista disse ter certeza que ex-diretor de provas terá muitas responsabilidades em sua nova função na FIA, ainda a ser definida
Pouco depois de a Ferrari começar o evento de lançamento da F1-75, o modelo para a temporada de 2022, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou a saída de Michael Masi da função de diretor de provas. Por conta disso, ficou difícil para a escuderia italiana fugir dos questionamentos da imprensa sobre o assunto.
Carlos Sainz, em meio a negociações para a extensão de seu contrato com o time italiano, não ficou em cima do muro e, apesar de reconhecer o trabalho de Masi junto à entidade que rege o esporte, afirmou que as mudanças propostas pelo órgão regulador são bem-vindas.
LEIA TAMBÉM
+Sainz elogia visual radical da Ferrari, mas se preocupa com visibilidade: “Pode ser difícil”

“Gostaria de desejar o melhor para Michael (Masi) em sua nova função. Tenho certeza que ele terá muitas responsabilidades porque nós, como pilotos, confiamos no que ele tem feito recentemente e no que fez para o benefício da Fórmula 1”, disse o espanhol.
“Mas também aceitamos que essa função (direção de provas) precisa ser feita da maneira correta. Precisa ser feita e apoiada, como a FIA está planejando. Gosto das ideias que vejo deles (FIA). Espero que possamos continuar melhorando como esporte e que as regras também consigam dar maior clareza para todos os pilotos, fãs e times”, explicou Sainz, que aproveitou a ocasião para desejar boas-vindas aos novos diretores de prova.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Niels Wittich e Eduardo Freitas assumirão o posto em finais de semana alternados, conforme anunciado pelo presidente da entidade, Mohammed Bem Sulayem. Além deles, Herbie Blash irá ocupar o cargo de conselheiro-sênior permanente, auxiliando a dupla.
“Tenho certeza que eles vão ter uma tarefa difícil de se completar. Nós vimos nos últimos anos que, na F1, é um papel muito difícil, especialmente na sucessão de Charlie Whiting, que todos nós sentimos falta”, finalizou o piloto.
Outro a comentar a saída de Michael Masi foi o companheiro de equipe de Sainz, Charles Leclerc. Para o monegasco, é preciso acreditar 100% na decisão tomada pela FIA.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Tenho muito respeito por Michael e por tudo que ele fez. Esteve em uma função particularmente difícil nos últimos anos, e especialmente em Abu Dhabi, claro. Com um final daqueles, seria sempre controverso. Mas a FIA tomou uma decisão e tem muitas informações a mais do que eu. Então, acredito plenamente de que essa foi a melhor decisão e vamos em frente”, afirmou.
A escuderia italiana também se manifestou quanto à saída de Masi, na figura do chefe de equipe, Mattia Binotto. O italiano, ainda no dia do lançamento da F1-75, ressaltou a dificuldade que a função acarreta, de tomar decisões rápidas em momentos de alta pressão.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube