Confira declarações dos pilotos após GP da Arábia Saudita da F1 2024

O GP da Arábia Saudita testemunhou uma vitória dominante de Max Verstappen. O holandês ainda puxou a dobradinha da Red Bull com Sergio Pérez, enquanto Charles Leclerc ainda colocou a Ferrari de novo no pódio. Mas se pelo lado dos taurinos a prova transcorreu sem problemas, o mesmo não dá para dizer do restante do pelotão. Confira aqui tudo o que os pilotos disseram após a segunda etapa da temporada 2024 da F1

Max Verstappen se colocou soberano no GP da Arábia Saudita e não deixou que ninguém o incomodasse ao longo das 50 voltas no circuito de Jedá. Mesmo sem cravar a melhor volta da prova e perder momentaneamente a ponta, no período em que foi aos boxes, o neerlandês mostrou mais uma vez que será difícil alguém lhe tirar o tetracampeonato na Fórmula 1. Por isso, ao fim da corrida, o piloto #1 descreveu o fim de semana árabe como “fantástico”.

No entanto, não há como falar o mesmo do restante do pelotão, incluindo o companheiro de Verstappen na Red Bull, Sergio Pérez. Ainda que tenha cruzado a linha de chegada na segunda posição, o mexicano precisou pagar punição e viveu um breve combate com Charles Leclerc. O monegasco também teve um início de prova movimentado e um pit-stop lento, mas acabou em terceiro, após uma corrida solitária.

Oscar Piastri, por sua vez, enfrentou uma batalha contra Lewis Hamilton em boa parte da prova e só pode alcançar o quarto lugar devido à estratégia. Fernando Alonso completou os cinco primeiros, também depois de uma corrida disputada e marcada por um ritmo forte na parte final.

Entre celebrações e lamentos, confira aqui as declarações de todos os pilotos após o GP da Arábia Saudita, o segundo da temporada 2024 da Fórmula 1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen, vencedor: Verstappen destaca pneus frios no fim, mas celebra “fim de semana fantástico” em Jedá

Sergio Pérez, segundo: Pérez valoriza 2º lugar e “grande progresso” da Red Bull na Arábia Saudita

Charles Leclerc, terceiro: Leclerc destaca ritmo da Ferrari em “solitário” GP da Arábia Saudita e celebra 7º de Bearman

Oscar Piastri, quarto: Piastri celebra “melhor resultado possível” com 4º lugar no GP da Arábia Saudita

Fernando Alonso, quinto: Alonso celebra “grande resultado” após 5º lugar em Jedá: “Máximo que poderíamos fazer”

George Russell, sexto: Russell reclama após ficar “40 voltas preso” atrás de Alonso em Jedá: “Frustrante”

Oliver Bearman, sétimo: Bearman diz que deixou GP da Arábia Saudita “destruído”, mas celebra “boa exibição”

Lando Norris, oitavo: Norris defende “aposta” em pneus macios na Arábia Saudita: “Fizemos o que deu”

Lewis Hamilton, nono: Hamilton critica W15 em curvas de alta: “Precisamos de grandes mudanças”

Oliver Bearman fez grande estreia na F1 com a Ferrari (Foto: Ferrari)

Nico Hülkenberg, décimo: “Atualmente, um ponto vale muito. Senti que foi uma corrida limpa e realmente boa para a equipe em termos de estratégia. Dividimos os carros durante o safety-car, o que foi discutido antes da corrida, e funcionou bem. Na relargada, quando os carros mais rápidos desapareceram, consegui ar limpo e um bom ritmo. Acho que isso foi chave, mas também o trabalho de equipe feito por Kevin [Magnussen] para segurar os outros. Assim, pude gerar uma janela para parar. Foi um trabalho perfeito de equipe, e vou devolver o favor a ele mais tarde na temporada.”

Alexander Albon, 11º: “É frustrante não brigar por pontos. A Haas fez um ótimo trabalho estratégico usando Kevin [Magnussen] para segurar o pelotão, o que foi muito inteligente. Infelizmente, não tínhamos velocidade e também estávamos com danos na asa dianteira, por isso tivemos dificuldades para escalar esse grupo. Temos um carro melhor do que mostramos hoje, então agora o foco está em melhorar para a Austrália.”

Kevin Magnussen, 12º: “Mostrei um bom ritmo, mas infelizmente levei duas punições. Então, claro que não foi um grande dia, mas acho que compensei com o esforço de manter todos atrás para criar uma janela para Nico [Hülkenberg] parar. Ele marcou um ponto, o que é muito importante. Não estou lutando pelo campeonato, então o Mundial de Construtores é nossa briga de verdade. Estou feliz que marcamos um ponto hoje. É bom para a equipe, nós merecemos, e é positivo que tenhamos o ritmo. Pela segunda corrida seguida, mostramos isso.”

Esteban Ocon, 13º: “Realisticamente, era tudo que poderíamos alcançar na corrida. Para nós, é outra oportunidade de aprender mais sobre o carro. Houve certo caos na largada, então, fizemos bem em evitar problemas e ganhar algumas posições. Tivemos alguns momentos de batalha na pista, o que é legal. Só não somos rápidos o suficiente para marcar pontos, e é nesse nível que estamos no momento. Vamos manter nossas cabeças erguidas e trabalhando para encontrar performance. Estarei em Enstone essa semana, e estou ansioso para ver todos trabalhando juntos para melhorar nossa situação atual. A Austrália é nossa próxima oportunidade. Estou ansioso por isso.”

Kevin Magnussen ajudou o companheiro de Haas, Nico Hülkenberg, a somar um pontinho (Foto: Haas F1 Team)

Yuki Tsunoda, 14º: “Foi uma corrida difícil. Cometi alguns erros e deixei alguns carros me passarem quando estava tentando ultrapassar o carro da frente, e isso foi culpa minha. Sofremos com nosso ritmo e com a aderência hoje, então, foi difícil de pilotar. Pelo lado positivo, tivemos uma classificação forte. Vamos analisar nosso ritmo de corrida e descobrir por que sofremos tanto assim. Há coisas que posso melhorar, então, vamos analisá-las e aplicar os aprendizados no futuro.”

Logan Sargeant, 15º: “Foi uma corrida decente por umas 35 voltas. No entanto, não tivemos o ritmo necessário nas últimas 15. Estava começando a explorar o potencial no final da corrida, mas era um pouco tarde demais. Se tivesse percebido o potencial antes, poderíamos ter escolhido melhor estratégia, mas vou analisar e ver o que posso fazer melhor.”

Daniel Ricciardo, 16º: “Foi uma corrida dura e, no geral, um fim de semana complicado, o que é muito frustrante. Durante o safety-car, quando quase todos pararam, fizemos uma parada lenta. Algumas voltas antes do fim, cometi um erro e fui muito fundo na zebra da curva 1, o que me fez rodar. Vou continuar otimista, pois sei que temos alguns pontos positivos e apenas precisamos polir nosso equipamento. Teremos uma semana sem corrida agora, e será um grande motivo para todos acertarem e garantirem um bom conjunto para a próxima etapa. Sei que a equipe quer isso tanto quanto eu. Estou animado para voltar a correr em Melbourne, então, vamos nos preparar para isso.”

Valtteri Bottas, 17º: “Sem dúvida, foi uma corrida difícil e um fim de semana complicado no geral. Não tivemos o ritmo que queríamos desbloquear no carro. Fomos para uma estratégia agressiva, usando pneus macios e duros, mas percebemos cedo que estávamos sofrendo com os duros e nunca conseguindo fazê-los funcionarem. Trocamos pelos macios novamente no fim, esperando que fizesse alguma diferença, e fez. Mas, infelizmente, havíamos perdido muito tempo em comparação aos nossos competidores e não conseguimos melhorar muito. Com uma semana de espaço antes da Austrália, vamos ter tempo para nos reagruparmos como equipe e analisarmos o que não funcionou até agora para nós. É apenas a segunda de 24 corridas, mas é importante entender nossos problemas e trabalhar duro para resolvê-los. Como ponto positivo, temos algumas atualizações pela frente, o que espero que nos ajude a dar um passo à frente e voltar à briga por pontos.”

Guanyu Zhou, 18º: “Definitivamente, não foi meu fim de semana. A corrida foi difícil no início, mas conseguimos fazer um stint longo com os pneus médios antes de parar para colocar os macios. Deveríamos ter terminado em 11º com certo conforto, mas o pit-stop comprometeu minha corrida. Encontramos outro problema com uma porca, algo que nós, como equipe, estamos investigando. Precisamos entender como isso aconteceu e melhorar para que não aconteça de novo. O lado positivo é que meu ritmo estava bom, e definitivamente estamos na briga no meio do pelotão, perto dos pontos.”

Lance Stroll bate em barreira e escapa, provocando entrada do safety-car no GP da Arábia Saudita (Vídeo: F1 TV)

Lance Stroll, abandono: “Foi uma forma decepcionante de fechar um bom fim de semana. Forcei bastante nas primeiras voltas, os carros ao redor estavam mais rápidos e os pneus começaram a sofrer. Eu estava tentando construir uma distância e simplesmente toquei no muro. Há pontos positivos a serem tirados: a equipe marcou pontos nas duas corridas, e sinto que temos mais ritmo a ser desbloqueado nesse carro. Já estou ansioso para a Austrália — é uma corrida em um país que realmente gosto, e tenho certeza de que conseguiremos retomar nosso nível novamente.”

Pierre Gasly, abandono: “Obviamente, foi um dia decepcionante para nós em Jedá. Tivemos um problema na caixa de câmbio na volta de apresentação e perdemos a sexta marcha. Depois, perdemos a sincronização de todas as outras marchas, então precisamos retirar o carro. Temos de investigar o motivo disso ter acontecido, já que nos custou um tempo valioso de pista hoje. É decepcionante para toda a equipe, pois todos estão trabalho muito duro e trazendo boas energias, mas as coisas não estão funcionando a nosso favor. Não está fácil no momento, mas precisamos manter nossas cabeças erguidas e continuar trabalhando para encontrar performance. Vamos continuar juntos e partiremos para a Austrália prontos para correr novamente.”

Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas, entre os dias 22 e 24 de março, com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024, em Melbourne.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.