Confira declarações dos pilotos após classificação do GP dos Países Baixos 2024
Lando Norris confirmou o favoritismo da McLaren e superou Max Verstappen, garantindo a pole-position do GP dos Países Baixos. Lewis Hamilton foi punido com a perda de três posições após atrapalhar Sergio Pérez no Q1, enquanto Alexander Albon foi desclassificado por causa de uma irregularidade no assoalho da Williams
Lando Norris confirmou o favoritismo da McLaren em Zandvoort e conquistou a pole-position do GP dos Países Baixos, 15ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. Max Verstappen teve de se contentar com o segundo lugar, ficando mais de 0s3 atrás do tempo do principal rival na disputa pelo título do Mundial de Pilotos.
Oscar Piastri cometeu alguns erros durante a última tentativa de volta rápida e terminou apenas em terceiro. A Mercedes até esperava mais, mas George Russell ficou satisfeito com a quarta posição. Logo atrás, tentando se recuperar na competição, Sergio Pérez colocou o RB20 #11 no quinto posto e terá de largar ao lado de Charles Leclerc, sexto colocado.
Fernando Alonso, Lance Stroll, Pierre Gasly e Carlos Sainz fecharam o top-10. O espanhol da Ferrari, na verdade, foi eliminado no Q2 e ficou em 11º, mas acabou herdando uma posição depois que Alexander Albon — que era oitavo — foi desclassificado por causa de uma irregularidade no assoalho do FW46, precisando largar de 20º.
E Lewis Hamilton? O heptacampeão não se entendeu com o W15 e também ficou pelo caminho mais cedo, amargando o 12º lugar no grid da prova neerlandesa. Porém, horas depois, o #44 foi punido com três posições por ter atrapalhado Pérez no Q1.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort também a partir das 10h (de Brasília, GMT-3).
LEIA TAMBÉM: Norris confirma força da McLaren e marca pole do GP dos Países Baixos. Verstappen é 2º
Confira declarações dos pilotos no sábado do GP dos Países Baixos:
Lando Norris, primeiro: Norris elogia atualizações da McLaren e festeja pole nos Países Baixos: “Carro incrível”
Max Verstappen, segundo: Verstappen desconversa sobre vitória e foca em “ter boa corrida” em Zandvoort
Oscar Piastri, terceiro: Piastri lamenta “não estar em posição melhor”, mas prevê briga por vitória em Zandvoort
George Russell, quarto: Russell vê 4º lugar “justo” no grid do GP dos Países Baixos após falta de aderência
Sergio Pérez, quinto: Pérez ameniza reclamação com Hamilton e vê Red Bull “promissora” em Zandvoort
Charles Leclerc, sexto: Leclerc se diz surpreso com diferença para pole, mas admite: “Resultado era esperado”
Fernando Alonso, sétimo: Alonso se diz “feliz” com classificação e mira “manter 7º lugar” no GP dos Países Baixos
Lance Stroll, oitavo: Stroll aprova Aston Martin e diz que “dá para brigar por pontos” nos Países Baixos
Pierre Gasly, nono: Gasly diz que “quase extraiu máximo do carro” e se vê em briga por pontos em Zandvoort
Carlos Sainz, décimo: Sainz reclama de lentidão da Ferrari após 11º lugar nos Países Baixos: “Paguei o preço”
Yuki Tsunoda, 11º: “Estou desapontado, parece que caímos bastante desde o TL2. Fiquei feliz com a volta, mas por alguma razão faltou bastante ritmo em comparação com o que tínhamos. Achei que iríamos passar com facilidade, mas, mesmo no Q1, tivemos muitas dificuldades e foi difícil chegar ao décimo lugar, então teremos de revisar o que aconteceu. Não é um lugar tão ruim para começar a marcar pontos, os últimos dois dias têm sido muito inconsistentes e vimos que, desde o ano passado, tudo pode acontecer na corrida, então vou dar o melhor que tenho.”
Nico Hülkenberg, 12º: “Foi difícil na classificação e o vento realmente aumentou à tarde, mas foi a primeira sessão limpa neste fim de semana. Todas as outras foram interrompidas e foi uma preparação muito difícil para a classificação. Agora, pelo menos, fiz boas voltas e elas foram bastante decentes. Não estou insatisfeito com a forma como tudo aconteceu, mas obviamente você sempre tem a sensação de que, por termos perdido tanto ontem, está um passo atrás. Amanhã será um desafio, pois não tive muito treino, então terei apenas de ver como o carro se comporta, reagir corretamente e aproveitar ao máximo.”
Kevin Magnussen, 13º: “Estou um pouco decepcionado, acho que tínhamos a sensação de que estaríamos um pouco melhor. Infelizmente, caímos naquele pequeno grupo entre décimo e 15º, por isso ainda é possível fazer algo amanhã, mas será necessário um bom ritmo. Todos estão próximos, espero que as coisas mudem a nosso favor e tenhamos uma oportunidade. Sair de 15º torna tudo mais difícil, mas ainda há pontos para disputar.”
Lewis Hamilton, 14º: Hamilton vê Mercedes “de mal a pior” após 12º em Zandvoort: “Fim de semana acabou”
Daniel Ricciardo, 15º: “Foi definitivamente complicado em um dia de vento e com condições geralmente difíceis. Foi muito difícil conseguir uma volta limpa na classificação e senti que provavelmente estava sofrendo um pouco mais do que alguns outros. Encontramos coisas na configuração ontem à noite que foram encorajadoras hoje, mas infelizmente não fomos rápidos o suficiente e estamos no fio da navalha. Estava deslizando com a traseira em algumas curvas, então tive de ganhar um pouco de margem, mas ao fazer isso fomos lentos porque não consegui forçar tanto quanto gostaria. Estar fora logo no Q1 não ajudará amanhã, pois é um circuito estreito e não daqueles que são conhecidos por ultrapassagens fáceis, mas vamos ver o que acontece.”
Esteban Ocon, 16º: “Tem sido um fim de semana decepcionante até agora. Tive dificuldades com o acerto do carro, independentemente das condições, e sofri com a falta de aderência. Então, infelizmente, não consegui fazer uma volta rápida o suficiente hoje. Precisamos garantir que nos colocamos em uma posição sólida e que possamos manter a dinâmica positiva que vimos antes das férias. Estaremos em uma posição difícil no grid amanhã para chegar onde queremos. Espero que possamos extrair alguns dados úteis de hoje.”
Valtteri Bottas, 17º: “Quando olhamos para os resultados da classificação de hoje, fica claro que não é onde queremos estar. Queremos continuar evoluindo. Este fim de semana, no entanto, tem sido complicado até agora e hoje não foi exceção. Nesta manhã, o carro se sentiu melhor com menos vento, mas assim que o mesmo aumentou, ampliou nossas fraquezas e inconsistências, e tivemos dificuldades com o equilíbrio nas curvas. O carro pode ser bastante sensível, mas, apesar de algum tráfego no final da volta, sinto que tiramos tudo o que podíamos dele. Amanhã não será fácil, mas esse esporte sempre dá uma chance, então não vamos desistir e vamos à luta. Sabemos que vai ser difícil chegar aos pontos, principalmente porque as ultrapassagens são difíceis, mas esse tem de ser o objetivo.”
Guanyu Zhou, 18º: “Hoje foi bastante frustrante, com uma classificação complicada. Até agora, neste fim de semana, o carro tem andado bem e parecia que as coisas estavam dando certo. Ontem notamos uma falta de desempenho com tanque cheio, então fizemos algumas alterações para resolver isso. No entanto, parece que a direção que tomamos resultou em um ritmo mais lento em volta rápida, algo que definitivamente precisamos investigar. Infelizmente, não consegui forçar o carro tanto quanto queria e comecei a ter dificuldades com os pneus após a curva 3. Precisaremos analisar e resolver os problemas para estarmos melhor preparados para amanhã”
Logan Sargeant, 19º: “Cometi um pequeno erro com uma grande consequência, apenas toquei na grama e… foi isso. Obviamente, um grande golpe, mas estou bem. Há muito o que consertar no carro, então sinto muito por todos que estão trabalhando nele esta noite para deixá-lo pronto para amanhã. Tudo o que podemos fazer é nos unirmos e tentarmos ter uma boa corrida.”
Alexander Albon, desclassificado: “Estou muito feliz que nossas atualizações nos ajudaram a garantir a oitava posição. Estava ventando muito e parece que se você estivesse 10s atrás de outro carro, eles poderiam ter um vento completamente diferente de você, perdendo muito tempo, então parecia uma loteria. Demos um grande passo em relação ao peso, bem como com a atualização aerodinâmica. Não é o pacote completo, há mais por vir em breve, então tudo parece positivo. O carro parecia forte e melhorou a cada volta, então é ótimo obter esse resultado nessas condições hoje e ver as atualizações funcionando bem. Todos nós podemos ficar felizes, então um grande obrigado à equipe por trabalhar duro para ter as atualizações prontas. Estaremos na disputa amanhã, estou confiante.”
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.