Confira declarações dos pilotos após GP do Catar da F1 2024
Max Verstappen venceu o GP do Catar deste domingo (1) com 6s031 e margem para Charles Leclerc, o segundo colocado
Max Verstappen levou a melhor no GP do Catar deste domingo (1). O piloto da Red Bull pulou na ponta logo na largada, resistiu à pressão de Lando Norris e não foi mais incomodado até receber a bandeirada com 6s031 de margem para Charles Leclerc, que ficou em segundo. Oscar Piastri ficou em terceiro.
14s104 atrás do vencedor, George Russell ficou com o quarto posto, diante de Pierre Gasly, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Guanyu Zhou e Kevin Magnussen. Norris precisou se recuperar de um stop & go de 10s por desrespeitar bandeiras amarelas e acabou em décimo.
Relacionadas
Valtteri Bottas aparece em seguida, diante de Lewis Hamilton, Yuki Tsunoda, Liam Lawson e Alex Albon. Nico Hülkenberg, Sergio Pérez e Lance Stroll abandonaram. Esteban Ocon e Franco Colapinto foram vítimas de um incidente com Hülkenberg ainda na largada e não conseguiram completar a prova.
A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.
Confira as declarações dos pilotos:
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Max Verstappen, vencedor: Verstappen celebra vitória no Catar: “Fazia tempo que não era competitivo assim no seco”
Charles Leclerc, segundo: Leclerc vibra com “pontos tirados da McLaren” com 2º lugar no Catar: “Vamos dar tudo”
Oscar Piastri, terceiro: Piastri fala em “corrida mais divertida do ano”, mas lamenta 3º lugar no GP do Catar
George Russell, quarto: Russell vê Mercedes sem ritmo no Catar e diz: “Hamilton e eu fizemos largadas terríveis”
Pierre Gasly, quinto: Gasly vibra com “corrida incrível” no Catar e enche Alpine de elogios: “Muito orgulho”
Carlos Sainz, sexto: Sainz culpa pneu furado por fracasso no GP do Catar: “Perdemos mais do que ganhamos”
Fernando Alonso, sétimo: Alonso elogia Aston Martin e diz que 7º no Catar “não estava nem nos melhores sonhos”
Guanyu Zhou, oitavo: Zhou diz que “sentiu saudades de correr de verdade” e define pontos no Catar: “Alívio”
Kevin Magnussen, nono: Magnussen deixa GP do Catar “superarrasado”: “Safety-car ferrou com a gente”
Lando Norris, décimo: Norris se defende e diz “não saber o que fez de errado” no Catar: “Não sou idiota”
Valtteri Bottas, 11º: “Hoje foi frustrante, já que tudo pareceu jogar contra mim depois de uma boa largada. O incidente com Lawson me custou posição na pista e um dano no assoalho e, a partir dali, fiquei no contrapé. Zhou estava na minha frente e, portanto, tinha a preferência na estratégia. A equipe me parou primeiro a entender a performance do pneu duro, e timing do safety-car não poderia ter sido pior: terminei em 11º, tão perto dos pontos, o que deixa tudo mais desapontador. Dito isto, estou feliz por Zhou e pela equipe. Foi um ano desafiador e o oitavo lugar dele é um resultado merecido por tudo mundo que trabalhou tão duro esta temporada. Agora é hora de ir para Abu Dhabi, onde espero que possamos terminar em alta. A equipe mostrou que podemos ser competitivos, então vamos ver o que podemos conseguir na última corrida”.
Lewis Hamilton, 12º: Hamilton assume erros no Catar, mas diz: “Carro e eu não nos damos muito bem”
Yuki Tsunoda, 13º: “Hoje nós tivemos uma corrida dura. Tivemos uma boa largada e sabia que era nossa melhor oportunidade de pontuar, mas, depois disso, simplesmente começamos a ter falta de ritmo e perdemos posições. Vamos trabalhar para revisar os dados e aprender para entender o que não funcionou neste fim de semana. Abu Dhabi é no próximo fim de semana. Agora precisamos descansar e vamos dar nosso melhor na última corrida da temporada”.
Liam Lawson, 14º: “Não fomos rápidos o bastante para lutar com as equipes que precisávamos hoje. Rodei na primeira relargada depois do safety-car quando tentei passar o Bottas. Não tinha temperatura suficiente nos pneus, perdi o carro e tentei não bater. Depois disso, buscamos o pelotão e nosso ritmo não era ruim, mas estávamos fora de posição. Também tivemos problemas de equilíbrio perto do fim da corrida. Foi uma corrida dura, também sofremos aqui no ano passado. No fim, perdemos pontos em relação aos nossos rivais e vamos lutar bastante para recuperá-los em Abu Dhabi”.
Alex Albon, 15º: “Foi um dia complicado. Foi meio que terra de ninguém na maior parte da corrida e nós estávamos sofrendo com ritmo. O safety-car deixou as coisas interessantes e nós aproveitamos a oportunidade para colocar os macios. Foi uma aposta otimista, mas valia a pena por causa do ritmo que tínhamos. Sabíamos que, a cada safety-car, a primeira volta após a relargada era a única em que eu poderia ultrapassar, então recuperamos posições e ficamos um pouco na zona de pontuação, mas estávamos dependendo de outro safety-car, que não veio, então os pneus começaram a desgastar bastante. Por dez voltas, tivemos um bom ritmo, mas, no fim, não fomos rápidos o bastante”.
Nico Hülkenberg, abandonou: “A curva 1 foi uma bagunça. Tudo aconteceu muito rápido e não correu bem. mas não tive nenhum dano e pude continuar. Fiz um stint longo no tráfego e ao dei azar com o safety-car enquanto os outros ganharam uma parada livre. Na relargada, perdi bastante, em uma curva de alta, então não foi o nosso dia. A primeira metade do fim de semana correu bem, mas a segunda, não. Acho que a performance do carro não é ruim, mas está perto e os outros ao nosso redor têm boa performance, então precisamos apertar reset e tentar outra vez”.
Sergio Pérez, abandonou: Pérez lamenta erro com pneus frios e diz que “poderia brigar por pódio” no GP do Catar
Lance Stroll, abandonou: “O carro não estava se comportando bem desde o começo da corrida. Travei a roda dianteira esquerda na curva 2, o que foi estranho, porque não é uma curva em que precisa frear tanto. Depois, na curva 5, fiz contato com o Alex [Albon], o que foi totalmente não intencional. Eu não estava tentando disputar com ele, estava apenas tentando manter a linha de dentro, mas acabei sofrendo muito subesterço. Acho que talvez os pneus não estivessem funcionando corretamente, porque não conseguia fazer nada a respeito. É uma pena ter de abandonar a corrida, mas vamos tentar novamente em Abu Dhabi no próximo fim de semana”
Esteban Ocon, abandonou: Ocon fala em tom de despedida e agradece Alpine por “trabalho duro no ano”
Franco Colapinto, abandonou: Colapinto lamenta abandono precoce em “corrida divertida” no Catar: “Dia complicado”
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.