Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP do Canadá de F1 2023

Lewis Hamilton terminou o TL2 do GP do Canadá na ponta e liderou o 1-2 da Mercedes, em um dia completamente atípico da Red Bull e tomado por contratempos em Montreal. Confira tudo que os pilotos disseram após as duas primeiras atividades do fim de semana

A Fórmula 1 encerrou o primeiro dia de atividades do GP do Canadá com dois treinos livres bastante conturbados, que contaram com abandonos, defeito das câmeras de segurança do circuito — o que acabou por encerrar o TL1 — e a chegada da chuva em um TL2 de 1h30min. No fim, a Mercedes fez um 1-2 na segunda sessão, com Lewis Hamilton em primeiro e George Russell em segundo.

Carlos Sainz completou o top-3 com a Ferrari, enquanto Fernando Alonso colocou a Aston Martin na quarta posição; Charles Leclerc foi o quinto, e Max Verstappen — líder disparado do campeonato — terminou apenas na sexta colocação em um dia atípico para a Red Bull.

Valtteri Bottas foi o sétimo com a Alfa Romeo, uma posição à frente do mexicano Sérgio Pérez; por fim, Lance Stroll e Pierre Gasly, que sofreu com uma quebra no TL1, fecharam o grupo dos dez primeiros colocados.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana da Fórmula 1 no Canadá AO VIVO e EM TEMPO REAL. O TL3, neste sábado, está marcado para 13h30 (em Brasília). No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Russell completou o 1-2 da Mercedes com a segunda posição (Foto: Mercedes)

Confira tudo que foi falado pelos pilotos nesta sexta-feira de GP do Canadá:

Lewis Hamilton, primeiro: Hamilton minimiza 1-2 da Mercedes em “dia estranho” de treinos no Canadá

George Russell, segundo: Russell diz ver “Ferrari e Aston Martin à frente” após 1-2 da Mercedes no TL2 do Canadá

Carlos Sainz, terceiro: Sainz vê saldo positivo após 3º lugar no TL2 em Montreal: “Fizemos um bom progresso”

Fernando Alonso, quarto: Alonso detona “vergonha” da F1 após bagunça no Canadá: “Tiro no próprio pé”

Charles Leclerc, quinto: Leclerc comemora sexta-feira positiva da Ferrari no Canadá: “Sentimento muito bom”

Max Verstappen, sexto: Verstappen reclama de zebras do Canadá após 6º lugar no TL2: “Precisamos ajustar”

Valtteri Bottas, sétimo: Bottas mira top-10 em dia positivo para Alfa Romeo no Canadá: “Desempenho encorajador”

Sergio Pérez, oitavo: Pérez diz que Red Bull “tem de melhorar” no Canadá: “Precisamos brincar com o carro”

Lance Stroll, nono: “A atividade hoje foi bastante interrompida, mas é a mesma situação para todos os times e aproveitamos ao máximo o TL2 estendido desta tarde. Quando você anda com atualizações, os treinos livres passam a ser sobre como eles impactam o carro e sobre garantir que estão operando da forma esperada. Estava feliz com o carro e o sentimento era bom, mas vamos dar um tempo para olhar os dados hoje e garantir que estamos prontos para dar uma boa performance na classificação amanhã. Foi ótimo ver a quantidade de bandeiras canadenses na arquibancada. Você sente o apoio de casa.”

Pierre Gasly, décimo: “Foi uma sexta-feira de treinos livres muito diferente, mas, no fim, conseguimos ter um dia produtivo de minha parte. Não começamos bem, com um problema no volante reserva logo em minha primeira saída do TL1. Por sorte, não perdemos tempo de pista devido à bandeira vermelha por causa dos sistemas de câmera do circuito. O TL2 foi muito melhor, pudemos realizar nossa programação por praticamente 1h30min, até que a chuva chegou no fim. Tive um momento interessante na curva 4, com uma perda de traseira, mas consegui ficar longe do muro. Acho que estamos em uma boa posição para o resto do fim de semana, e espero que o treino de amanhã possa ser melhor para nos prepararmos para a classificação.”

Carlos Sainz completou o top-3 do TL2 no Canadá (Foto: Ferrari)

Oscar Piastri, 11º: “Tivemos uma sessão decente nesta tarde, e pareceu um começo bem sólido, o ritmo parece razoável. É uma pista divertida, bem ondulada, mas gostei de passar tempo na pista. O clima veio e mudou de repente no fim, o que nos deu um gosto de stint em pista molhada. Veremos o que o resto do fim de semana nos joga, mas digo que foi razoavelmente um início encorajador.”

Kevin Magnussen, 12º: “Hoje foi interrompido por diferentes coisas. Por motivos óbvios no TL1, e o TL2 pelo clima e o carro de Nico [Hülkenberg], mas ainda conseguimos completar a maior parte das coisas. Tivemos stints de pouco e muito combustível nos dois compostos, então mesmo interrompido, conseguimos o que queríamos e pareceu OK. Temos mais a andar amanhã, apesar de parecer molhado. Então, será uma grande classificação.”

Lando Norris, 13º: “É legal estar de volta ao Canadá, uma pista que gosto. Tivemos um dia OK. Foi bom sair em condições mistas, estamos trabalhando duro para encontrar um bom acerto. Um bom equilíbrio com o carro para se sentir confortável é o mais importante, e estamos dando passos à frente. Vamos continuar a fazer isso amanhã e trabalhar duro para um bom resultado na classificação.”

Guanyu Zhou, 14º: “No geral, foi um dia sólido: conseguimos seguir todo o nosso programa para o dia durante o TL2, o que compensou o fato de termos passado a maior parte do TL1 sob bandeira vermelha. Parece que o clima de amanhã será muito semelhante ao que tivemos hoje no final da segunda sessão de treinos, com chuvas intensas, o que pode ser complicado; vamos trabalhar nisso esta noite, para garantir que possamos dar um passo adequado amanhã. Será importante encontrar um bom compromisso entre as configurações, já que o domingo também pode ser principalmente nublado. Nosso principal objetivo é chegar ao Q3; o mínimo seria alcançar uma posição decente no Q2, semelhante ao que tivemos em Barcelona, para nos permitir pontuar na corrida. Estou confiante de que podemos conseguir isso; as condições de pista molhada sempre adicionam uma variável à equação, mas faremos questão de estar preparados.”

Yuki Tsunoda, 15º: “Apesar do TL1 ter sido interrompido, ainda tivemos duas horas andando na pista, o que foi suficiente. Nosso equilíbrio não é tão ruim, mas parecemos com problemas para encontrar nossa performance. Parece que vai chover amanhã, então vamos focar em condições molhadas para voltas rápidas, com muitos pneus para usar. Fizemos stints longos no seco e o ritmo não parece ruim, mas vamos ver como rola amanhã. Espero alcançar Q2 ou Q3.”

Em dia sem destaque da Red Bull, Verstappen ficou em sexto, duas posições à frente de Sergio Pérez (Foto: Red Bull Content Pool)

Nyck de Vries, 16º: “Penso que foi um dia desafiador para todos. Obviamente, o TL1 foi interrompido e precisamos mudar nosso plano para a tarde, mas, apesar disso, acho que completamos voltas suficientes para nos acostumarmos com a pista. Amanhã, veremos condições diferentes de novo com previsão de chuva, então há muito trabalho à nossa frente. Como a pista é bem diferente comparada com Barcelona, mais ondulada, estreita e de menos aderência, precisamos nos acostumar e fazer as mudanças necessárias. Não demos voltas na chuva, mas a aderência parece baixa no seco, então veremos o que acontece no molhado.”

Alexander Albon, 17º: “O dia interrompido não nos prejudicou muito. Fizemos muitos testes no simulador e era o que esperávamos, então não tivemos grandes surpresas com o carro, o que é bom. Não tivemos um TL2 apropriado, então não colocamos pneus apropriados, mas além disso, não estamos em uma posição ruim.”

Esteban Ocon, 18º: “Foi um dia difícil hoje. Começamos com problemas no TL1 devido a uma queda de energia e falhas nos sistemas de câmeras ao redor da pista, o que resultou em pouco ou nenhum tempo de pista para todas as equipes. O TL2 também foi interrompido, devido a uma suspeita de perda de pressão de água no carro. Obviamente, ficou longe de ser um dia tranquilo para nós, então teremos de resolver esses problemas para garantir que amanhã, quando realmente importa, seja melhor. Faremos uma análise dos dados que conseguimos hoje e nos concentraremos em aproveitar ao máximo o TL3 para estarmos prontos para a classificação.”

Logan Sargeant, 19º: “Foi um primeiro dia interrompido em Montreal, mas aproveitamos ao máximo o TL2 e fizemos muitas voltas. O carro estava bem na maior parte do tempo. Ainda tenho margem para melhorar, considerando que foi minha primeira sessão. Estamos em uma boa posição para amanhã, no entanto, deve estar bem molhado, então teremos de esperar para ver como estarão as condições.”

Nico Hülkenberg, 20º: “Foi um dia complicado, obviamente para todos no TL1 com apenas 1 volta e depois com os problemas técnicos que tivemos, fomos comprometidos. Depois, o TL2 não durou muito. Consegui completar uma saída e, na segunda, o ICU falhou. Não é ideal para o resto do fim de semana, mas é o que temos. Vamos ver o que o outro carro fez, tentar aprender com isso e criar o melhor pacote possível amanhã.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.