Norris vê McLaren “na briga pelo título”, mas pondera: “Longo caminho a percorrer”

Lando Norris classificou a McLaren como uma das equipes mais consistentes do grid e, por isso, acredita que o título do Mundial de Construtores é possível

O bom momento da McLaren realmente está deixando Lando Norris animado com a possibilidade de se envolver em uma briga pelo título ainda na temporada 2024 da Fórmula 1. Embora ele acredite que seja difícil derrotar Max Verstappen na disputa pelo prêmio individual, o otimismo é maior em relação ao time de Woking, que, de acordo com o britânico, conta com dois pilotos consistentes e, por isso, pode surpreender.

Depois de encarar um início desafiador de campeonato, as atualizações aplicadas no MCL38 durante o fim de semana do GP de Miami deram nova vida ao time comandado por Andrea Stella. Na ocasião, inclusive, Norris cruzou a linha de chegada na ponta e conquistou o primeiro triunfo da carreira na classe rainha. Apenas duas semanas depois, em Ímola, o #4 deu trabalho mais uma vez e quase venceu a segunda consecutiva, recebendo a bandeirada final com míseros 0s725 de desvantagem em relação ao neerlandês da Red Bull.

Apesar de ter acumulado resultados muito mais tímidos até aqui, ficando 48 pontos atrás de Lando na classificação do Mundial de Pilotos, Oscar Piastri começou a dar sinais de que as mudanças feitas no bólido laranja-papaia vão lhe ajudar a somar pontos importantes para a McLaren. No GP da Emília-Romanha, por exemplo, o australiano foi o segundo mais rápido na classificação, apenas 0s074 atrás de Verstappen, mas acabou recebendo uma punição por atrapalhar Kevin Magnussen e teve de largar em quinto. No domingo, superou Carlos Sainz, mas precisou se contentar com o quarto posto, atrás de Charles Leclerc.

De qualquer maneira, Norris acredita que a consistência dele e do colega podem ajudar a escuderia inglesa a sonhar com algo mais nesta temporada, talvez até com o título do Mundial de Construtores. No momento, porém, a McLaren é a terceira colocada na classificação com 154 pontos somados, 114 tentos atrás da Red Bull, líder da competição.

Embora difícil, Norris ainda acredita que seja possível brigar pelo título (Foto: McLaren)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Acho que, provavelmente, somos a equipe, junto com a Ferrari, onde temos dois carros mostrando bom desempenho em todas as sessões, classificações e corridas”, disse o piloto de 24 anos ao portal neerlandês RacingNews365.

“Se você olhar para o grid, não há outra equipe que tenha isso. Todas tem um cara que faz uma mega volta [na classificação] e depois uma boa corrida, enquanto o outro nem tanto. Uma das nossas vantagens é que sempre tivemos dois carros lá em cima, e podemos lutar bem com a Ferrari neste momento. Então, se continuarmos fazendo isso, sim, com certeza poderemos continuar na briga [pelo título]”, garantiu Norris.

Quanto ao título individual, Lando ainda tem esperanças, mas admitiu que é uma situação muito mais complicada. “Estou cerca de 60 pontos atrás de Max e há um longo, longo caminho a percorrer. Então, definitivamente não estou pensando nisso, e não muda nada, pois não pensamos nisso nas últimas quatro semanas”, sublinhou.

McLaren aposta em consistência da dupla para tentar superar Red Bull (Foto: McLaren)

“Apenas me concentro em conseguir um bom resultado e as coisas vão acontecer por si mesmas, mas definitivamente nos colocamos [na luta pelo título]. Perdemos muito nos primeiros fins de semana, o que nos prejudicou, mas ainda estamos a um terço do caminho [até o fim da temporada], então há muitas oportunidades para nós. Sabemos que algumas coisas estão por vir no futuro e, se algo mudar, poderemos facilmente começar a superar algumas equipes”, finalizou Norris.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. Na sexta-feira, o TL1 está marcado para as 8h30 (de Brasília, GMT-3); o TL2 encerra o dia às 12h. No sábado, o TL3 abre as atividades às 7h30, ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.