Verstappen condiciona permanência na Red Bull a “ambiente calmo e pacífico”

Max Verstappen citou exigência feita ao renovar seu contrato, em 2022, e afirmou que "nunca houve motivo" para deixar a Red Bull

Em meio aos rumores em torno de uma possível saída de Max Verstappen da Red Bull em 2025, o neerlandês abriu o jogo e revelou qual foi a única exigência que fez quando decidiu renovar seu contrato com a equipe, no início de 2022. Com base nisso, o tricampeão foi enfático ao dizer — mais uma vez — que “nunca houve um motivo” para deixar a escuderia de Milton Keynes.

Os primeiros meses de 2024 não foram nada fáceis para a atual campeã do Mundial de Construtores. Após o início das investigações envolvendo Christian Horner por comportamento inapropriado com uma funcionária, a briga interna por poder ficou escancarada, com até mesmo Jos Verstappen, pai de Max, lançando críticas contra o dirigente. Helmut Marko, por sua vez, também esteve na corda bamba após o GP da Arábia Saudita, mas contou com o apoio do atual dono do #1 e se manteve no cargo de consultor.

Aproveitando a situação, as rivais logo começaram um movimento para tentar convencer Verstappen a deixar o time austríaco e optar por um novo projeto. Toto Wolff foi o que mais se mexeu e até anunciou publicamente que o neerlandês era a prioridade da Mercedes para ocupar a vaga deixada por Lewis Hamilton, que está de mudança para a Ferrari. A Aston Martin também entrou no jogo e, de acordo com rumores, tentou usar Adrian Newey como isca ao tentar convencer o designer a se juntar à equipe de Silverstone em 2025.

No entanto, Verstappen voltou a negar os rumores e afirmou que não há motivos para deixar a esquadra da marca de energéticos agora, citando uma exigência que ele fez para renovar seu contrato logo após a conquista do primeiro título mundial.

Max Verstappen espera ter ambiente “calmo e pacífico” para ficar na Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

“Assinei depois de 2021 e foi um contrato de longo prazo com a equipe”, disse Max. “A única coisa que eu sempre disse desde o início é, claro, que queria ter um ambiente calmo e pacífico”, explicou o neerlandês, que está feliz com o fato de a situação na Red Bull ter aparentemente se acalmado nas últimas semanas.

“Ultimamente, temos conversado sobre o carro. Portanto, estou muito feliz por já estarmos falando [apenas] sobre o desempenho do carro. É assim que deve ser. E, desde que eu esteja feliz com a equipe, nunca houve um motivo para sair”, garantiu o tricampeão.

No próximo fim de semana, a Fórmula 1 desembarca na China para a primeira corrida no país desde 2019. Por causa da pandemia da Covid-19, a atual geração de carros — introduzida em 2022 com o novo regulamento — ainda não visitou o circuito de Xangai e, por isso, equipes e pilotos esperam que a quinta etapa do calendário seja desafiadora.

“Com os novos carros, é claro que haverá um pouco do desconhecido. Mas é igual para todos. Precisamos ter um bom TL1 onde não tenhamos que ajustar muito o carro. Isso realmente ajudará”, observou Verstappen, antes de rechaçar qualquer preocupação com a prova: “O tempo dirá, não estou muito preocupado com isso.”

Tricampeão espera corrida desafiadora na China (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira (19), o treino livre está marcado para a 0h30 (de Brasília GMT-3). Depois, às 4h30, acontece a classificação da sprint. No sábado, a prova curta será meia-noite, com a classificação às 4h. No domingo, a largada está marcada para as 4h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.