Mercedes joga toalha e diz que foco em 2023 é “ser capaz de competir por vitórias”

Toto Wolff reconheceu que a distância para a Red Bull impede a Mercedes de cogitar uma luta pelo título da Fórmula 1 este ano. A briga, portanto, deve ser a mesma de 2022: conseguir vencer

A Mercedes sabe que está numa luta desigual na temporada 2023 da Fórmula 1. Enquanto a arquirrival Red Bull começou o ano já em vantagem por conta do ótimo RB19 — que é, nas palavras de Christian Horner, uma evolução do vitorioso carro anterior —, a equipe alemã sofre com a falta de rendimento do W14. É por isso que Toto Wolff já diz claramente que a luta deste ano é conseguir alguma vitória ao longo do Mundial, da mesma forma que em 2022.

Na temporada passada, a Mercedes apostou num conceito totalmente inovador, com sidepods estreitos, mas foi surpreendida pelo porpoising — fenômeno aerodinâmico decorrente da volta do efeito-solo. Foram meses de altos e baixos até, enfim, ter um fim de semana sólido, em Interlagos, que marcou a única vitória da base em Brackley em 2022, com George Russell.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton terminou o GP da Arábia Saudita em quinto (Foto: AFP)

Este ano, duas etapas já foram realizadas, Bahrein e Arábia Saudita, e o domínio visto da Red Bull já deu a Wolff a certeza de que não será possível desafiar os taurinos. “Fizemos apenas duas corridas. Mas é realista [dizer] que estaremos brigando na frente quando se olha para o tamanho da diferença [para a Red Bull]?”, indagou o austríaco.

“Não, não é. Vamos dar o máximo e ver o que acontece”, salientou.

O próprio Russell admitiu recentemente que a boa performance no GP de São Paulo enganou a Mercedes, que acabou tomando uma direção errada no desenvolvimento do W13. Mesmo assim, o progresso feito da abertura do Mundial até Interlagos mostra que o time ainda tem muito o que evoluir esse ano. A briga, porém, será exatamente igual, na visão de Toto.

“Conseguimos ganhar muito terreno ao longo da temporada passada. Fomos chegando cada vez mais perto da Red Bull e fomos capazes de competir por vitórias no final. Acho que esse será o nosso objetivo para este ano”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.