Fórmula E confirma retomada pós-incêndio e volta à pista para testes em Valência

Finalmente! Após dois dias de espera, Fórmula E confirmou a retomada na tarde da quinta-feira e dia cheio de trabalho de pista no sábado

A Fórmula E vai voltar à pista! Após o incêndio que marcou a última terça-feira, então primeiro dia de testes coletivos de pré-temporada da temporada 2023, finalmente os trabalhos serão retomados nesta quinta-feira (26), segundo informou a categoria.

O incêndio aconteceu no ínterim entre o fim do turno da manhã e o começo do turno da tarde na terça-feira, que era o primeiro dia de testes. O início do fogo surgiu nos boxes da Williams Advanced Engineering, fornecedora única de baterias da Fórmula E, quando os responsáveis averiguavam os motivos de uma falha na ignição no DS Penske de Robert Shwartzman — que andava como substituto de Stoffel Vandoorne.

O que se sabe, por enquanto, é que a origem do incêndio se deu na bateria auxiliar de 12 volts e havia preocupação sobre a chance real de se repetir em outros carros. Por conta disso, as investigações avançaram e causaram o cancelamento da sessão de testes da tarde da terça-feira, as duas sessões da quarta-feira e a da manhã de hoje. A retomada será para o teste da tarde e vai seguir para um dia cheio na sexta-feira.

“Após o incidente que aconteceu na última terça-feira e as investigações subsequentes, a FIA autorizou a Fórmula E a retomar os testes de pré-temporada hoje a partir das 14h locais (9h de Brasília, GMT-3)”, informou.

Incêndio nos boxes causou corre-corre durante os testes da Fórmula E em Valência (Foto: reprodução)

“As investigações e conclusões encontradas pelos fornecedores técnicos e revisadas pela FIA confirmam que seja aceitável continuar com as atividades de pista. Os testes de pré-temporada agora vão continuar até sexta-feira. Um calendário logo será distribuído”, finalizou.

Na quarta-feira, a Fórmula E havia prometido definir três horas antes das 14h locais se haveria possibilidade ou não de andar, mas a decisão só foi oficializada menos de 60 minutos antes do horário marcado.

Ainda não está claro, porém, se a Fórmula E vai marcar uma nova data de testes para repor as sessões perdidas nesta semana. Das quatro adiadas, apenas duas serão realizadas, afinal, caso a sexta-feira seja um dia de dois turnos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mercedes e Ferrari INCAPAZES! E GRID INVERTIDO vai SALVAR sprint na F1? | TT GP #119
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.