MotoE anuncia mudanças para temporada 2021 com novo formato do fim de semana

A MotoE decidiu fazer mudanças durante a temporada 2021. A categoria de motos elétricas definiu novas regras no formato do fim de semana, especialmente na classificação, e também anunciou mudanças na escolha dos pneus para as etapas

MotoGP preparou vídeo com imagens da carreira em tributo a Jason Dupasquier (Vídeo: MotoGP)

A MotoE anunciou novidades no regulamento com efeito imediato, ou seja, que já podem ser utilizadas a partir do GP da Catalunha. A decisão foi tomada após reuniões com equipes e pilotos que disputam o campeonato na temporada 2021, envolvendo mudanças no cronograma, na escolha de pneus e até mesmo no formato da classificação.

Ainda que em horários diferentes, a MotoE concordou que agora as corridas serão disputadas após Moto3, Moto2 e MotoGP, fechando o fim de semana de velocidade nas pistas do Mundial. A mudança fica por conta do início das provas. Na Catalunha, a largada será 11h (de Brasília), em Misano será 11h20. Nas demais etapas — Holanda, Áustria e San Marino —, a partida está prevista para 10h30.

A mudança de horário já tinha acontecido, de forma involuntária, nas primeiras etapas da MotoE em 2021, em Jerez e Le Mans, quando bandeiras vermelhas no warm-up e o frio francês forçaram alterações de última hora.

MotoE anunciou mudanças para a temporada após duas corridas (Foto: Ajo)

LEIA TAMBÉM
⇝ Com apenas 19 anos, Dupasquier morre após grave acidente da Moto3 em Mugello
⇝ Jason Dupasquier, 2001 – 2021
⇝ “Talentoso e promissor”: mundo do esporte a motor reage à morte de Dupasquier
⇝ Rins abusa de quedas em momentos cruciais e sai da briga pelo título da MotoGP

Foram anunciadas também novidades para o procedimento de classificação com pista molhada. Se a sessão começar com pista seca e for parada para ser declarada com pista molhada, os boxes vão ficar abertos por 15 minutos, três a mais do que anteriormente. Se a classificação já começar sob chuva, e assim for definida pelo diretor de provas, aumenta para 30 minutos e sem limite de voltas para os 18 pilotos do grid atual.

A classificação agora também vai definir as posições no grid para as duas corridas do fim de semana, quando for rodada dupla. Em 2020, o resultado da corrida 1 definia a ordem de largada da segunda prova.

Além disso, a MotoE declarou que existem mudanças também na escolha de pneus. Agora, são cinco pneus dianteiros e traseiros da mesma especificação para o fim de semana, um a mais do que anteriormente. Um desses jogos, porém, deve ficar separado para o treino classificatório.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar