Espargaró se vê “ainda competitivo” e aponta família como motivo para aposentadoria

Aleix Espargaró anunciou a aposentadoria no fim da atual temporada da MotoGP, às vésperas do GP da Catalunha. O piloto da Aprilia, porém, destacou que está feliz com a decisão tomada aos 34 anos

A carreira de Aleix Espargaró na MotoGP vai chegar a um ponto final na última etapa da temporada 2024. Nesta quinta-feira (23), o espanhol de 34 anos anunciou a decisão de se aposentar ao fim deste campeonato. Na breve coletiva de imprensa às vésperas do GP da Catalunha, confirmou a decisão e explicou os motivos.

Na Aprilia desde 2017, Espargaró conquistou três vitórias — Argentina 2022, Silverstone e Catalunha 2023 —, além de um triunfo em corrida sprint, três poles e 10 pódios pela montadora italiana.

Relacionadas


“Como todos imaginam, vou me aposentar da MotoGP no fim da temporada 2024. Este é um circuito que cresci, então é o local perfeito para anunciar essa saída. Como piloto da MotoGP, tive uma trajetória estranha. Como na vida de todos, nada foi fácil, mas a minha foi estranha e nenhum roteirista de Hollywood imaginaria que aos 30 anos estaria vencendo com uma marca que nunca tinha ganhado”, disse.

“O corpo me diz que ainda sou competitivo, que consigo brigar com meus colegas de grid, mas o coração diz que preciso ficar mais tempo com a família e parar”, afirmou na breve coletiva em Barcelona.

Aleix Espargaró foi às lágrimas durante coletiva em Barcelona (Foto: Michelin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Dei o máximo, trabalhei duro. Muitas vezes, senti que não tinha o mesmo talento de outros pilotos, mas trabalhando duro encontrei um alto nível. As últimas duas ou três temporadas foram incríveis, um sonho. Gostaria de me aposentar leve. Não foi uma semana fácil, parecia estar dando um salto no vazio, mas estou feliz. Espero que os outros pilotos me deixem vencer neste fim de semana”, apontou.

Apesar da saída, Aleix Espargaró segue confiante para a sequência do campeonato. Neste momento, após cinco etapas, ocupa a oitava posição, com 51 pontos conquistados.

“Temos um ótimo fim de semana pela frente, em uma pista onde sou veloz. E ainda temos muitas corridas pela frente até Valência para sermos competitivos”, pontuou.

Nascido em Granollers, Aleix estreou na classe rainha do Mundial de Motovelocidade em 2009, ano em que disputou quatro corridas com a Pramac. No ano seguinte, o mais velho dos Espargaró fez o campeonato completo, mas somou só 65 pontos e, com o 14º lugar no Mundial, desceu para a Moto2.

Com a Pons, o #41 fechou a temporada na classe do meio na 12ª colocação e voltou a subir de divisão, agora com a Aspar. Após dois anos com a equipe de Jorge Martínez, Aleix mudou para a Forward em 2014, onde conquistou a primeira pole — no GP da Holanda — e o primeiro pódio — foi segundo colocado no GP de Aragão — da carreira na MotoGP.

A performance que rendeu o sétimo lugar no campeonato rendeu um importante salto: uma vaga na equipe oficial da Suzuki, que voltava ao campeonato. O catalão ficou dois anos com a marca japonesa e, depois, migrou para a Aprilia. Na condução do desenvolvimento da RS-GP, Aleix viveu os momentos mais importantes da carreira, com poles, vitórias e até briga por título.

A melhor temporada da carreira do ‘capitão’, como é chamado na Aprilia, aconteceu em 2022, quando o irmão de Pol chegou a sonhar com o título mundial. Com uma vitória, seis pódios e duas poles, Espargaró sofreu com a queda de performance do protótipo de Noale na reta final da temporada e amargou o quarto posto na classificação, mas mudando de patamar na MotoGP.

Apesar da melhora da moto italiana, Aleix não repetiu o desafio pelo campeonato, mas, em 2023, venceu duas vezes, somou mais uma pole e três pódios para fechar o ano na sexta colocação.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 24 e 26 de maio, para o GP da Catalunha, em Barcelona, com a 6ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.