Aprilia dá pista e assume interesse em piloto italiano para vaga de Espargaró na MotoGP

Diretor-executivo da Aprilia, Massimo Rivola deixou claro o interesse em contar com um piloto italiano para a vaga de Aleix Espargaró. Enea Bastianini é um dos mais cotados para assumir a RS-GP

Massimo Rivola não falou claramente, mas deu uma pista do interesse da Aprilia em Enea Bastianini. O diretor-executivo da equipe de Noale assumiu o desejo de contar com um piloto italiano para assumir a vaga de Aleix Espargaró.

Na quinta-feira (23), o catalão anunciou que vai encerrar a carreira no fim da temporada 2024, já que, mesmo que seja competitivo, quer passar mais tempo com a família. Assim, uma vaga abre oficialmente no line-up da Aprilia.

A chave do mercado, porém, segue nas mãos da Ducati, que vai definir até o GP da Itália do próximo fim de semana entre Jorge Martín, Marc Márquez e Bastianini para o posto ao lado de Francesco Bagnaia. Ainda que seja o atual dono do lugar, Enea parece ser o mais distante de ser o escolhido, já que a performance do #89 é melhor e histórico do #93 é bastante superior.

Já há algumas semanas, contudo, Bastianini é especulado como o principal candidato para defender a Aprilia. A casa de Noale ainda não fechou nenhuma das vagas, já que os contratos de Maverick Viñales, Miguel Oliveira e Raúl Fernández também vencem em 2024.

Enea Bastianini é dos mais cotados para assumir a vaga de Aleix Espargaró (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Em entrevista ao feed internacional da MotoGP, Rivola manteve o mistério, mas indicou que a preferência da equipe é por um piloto italiano.

Questionado sobre o que acontece após o anúncio da aposentadoria de Aleix, Rivola respondeu: “O próximo passo para mim é até o final da temporada. O fim da temporada é a parte mais importante”.

“Precisamos mantê-lo [Aleix] muito focado. Tenho certeza de que ele ficará. Ele será o ‘capitão’ até o último dia”, garantiu. “Este será o future dele e aí vamos ver. Não vamos entrar em pânico”, seguiu.

“Agora podemos começar a conversar com muitos agentes de pilotos. Acho que o mercado será muito interessante e vai oferecer boas oportunidades”, ponderou. “Vamos ver se finalmente colocamos um piloto italiano em uma moto italiana ou não. Mas acho que teremos boas oportunidades. Obviamente, assumir o lugar de Aleix não será fácil para ninguém, então quem quer que seja, terá de vir muito faminto”, completou.

Apesar do ‘finalmente’ de Rivola, a Aprilia já teve pilotos italianos. Em 2015, quando voltou ao Mundial de Motovelocidade, a equipe foi brevemente defendida por Marco Melandri, que estava na MotoGP a contragosto. Depois, em 2019, a equipe teve Andrea Iannone, que foi substituído por Lorenzo Savadori após receber uma suspensão de quatro anos por doping.

Em entrevista à emissora italiana Sky, Aleix Espargaró torceu para que a Aprilia encontre um piloto que combine o estilo trabalhador dele, com muito talento natural.

“A Aprilia merece o número 1 do mundo, pois é uma moto vencedora”, afirmou Aleix. “Sempre disse que cheguei aqui graças ao trabalho, mas não tinha o talento dos outros. Gostaria que viesse um piloto com muito talento e com a minha vontade, aí será vitorioso”, completou.

MotoGP volta a acelerar neste sábado, às 10h (de Brasília), com a corrida sprint do GP da Catalunha, em Barcelona, a 6ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.