Aprilia esnoba WSBK e descarta participação no futuro: “Parece uma MotoGP B”

Massimo Rivola, CEO da Aprilia, mostrou certo desprezo pelo Mundial de Superbike e criticou o campeonato. O chefe da montadora italiana ainda pediu para a MotoGP não mudar o regulamento para construirr motos mais lentos

A Aprilia é uma das principais equipes da MotoGP, inclusive com duas vitórias conquistadas na última temporada. A montadora italiana, porém, ainda não possui participação no Mundial de Supwerbike (WSBK) e parece que não possui interesse na entrada em um futuro próximo.

Em entrevista ao site Speedweek, Massimo Rivola, CEO da Aprilia, mostrou-se contrário com a construção de motos mais lentas na MotoGP, mesmo com a atual preocupação de dirigentes e pilotos com a segurança de quem compete no Mundial.

As motos do Superbike são mais lentas que as da MotoGP, apesar do desenvolvimento da categoria costumar seguir a classe rainha. Até por isso, três montadoras se dividem entre os dois campeonatos neste momento: Ducati, Yamaha e Honda. A Aprilia, porém, não parece conquistada pela estratégia.

“Na minha opinião, construir motos mais lentas na MotoGP não é muito esperto, meu argumento foi que não podemos ser mais lentos que os do Superbike. Não estamos interessados no WSBK porque, neste momento, parece uma MotoGP B. Se fizerem regras justas, ficarei feliz de estar lá”, afirmou Rivola.

Aleix Espargaró venceu duas vezes em 2023 (Foto: Aprilia)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“O único futuro que vejo para o Superbike é com o regulamento da Superstock. Eles podem mandar o mesmo nome legal, mas tirando as setas e os espelhos, aí correm. Essa é a mensagem que toda montadora que passar porque assim conseguem vender motos”, completou.

A Aprilia já correu no Mundial de Superbike até 2020. No campeonato, conquistou três títulos com Max Biaggi em 2010 e 2012, além de Sylvain Guintoli em 2014. A marca italiana ainda levou quatro Mundiais de Construtores (2010, 2012, 2013 e 2014) antes de abandonar o certame.

MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de fevereiro de 2024, com os testes de pré-temporada na Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

LEIA TAMBÉM
📌 Pequena Gresini se posiciona entre gigantes, mas com missão árdua na MotoGP 2024
📌 Marini assume batata quente, mas acerta em se descolar do irmão e encarar Honda
📌 Bastianini assume responsabilidades, mas sabe: é tudo ou nada na MotoGP 2024

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.