Aprilia perde capitão com saída de Espargaró, mas veste protagonismo no mercado

Com ou sem títulos, Aleix Espargaró foi o que de melhor aconteceu com a Aprilia desde que a montadora italiana retornou à MotoGP. Agora, a casa de Noale fica sem o ‘capitão’, mas com um protagonismo importante no mercado de pilotos de 2024

Com a aposentadoria de Aleix Espargaró, a Aprilia perde aquele que tem sido o ‘capitão’ da equipe. A partir de 2025, a casa de Noale terá de se virar sem — ao menos no posto de titular — o piloto que não só conduziu o desenvolvimento da RS-GP, mas que também deu um tom de seriedade ao trabalho da marca italiana.

Aleix nunca foi um piloto conhecido pelo talento descomunal, mas ganhou uma reputação importante no paddock como um bom líder. A primeira chance com equipe de fábrica veio pelas mãos da Suzuki, mas a Aprilia foi mesmo o divisor de águas na carreira do catalão. Assim como o #41 foi para a marca hoje liderada por Massimo Rivola.

Mas Aleix estava lá antes da chegada do ex-Fórmula 1. Por anos, a Aprilia sequer parecia empenhada em avançar na MotoGP, mas Aleix não jogou a toalha. Quando Rivola chegou e livrou Romano Albesiano das funções extras, permitindo que ele focasse apenas no desenvolvimento do protótipo, o cenário mudou. E foi o mais velhos dos Espargaró que levou a equipe a um novo status. A RS-GP foi de uma moto que ninguém queria para uma que pode cobiçar pilotos de ponta.

E isso só foi possível graças a Aleix. Passional e trabalhador, o irmão de Pol soube não só unir e manter unido o grupo de trabalho, mas, mesmo no papel de um dos mais veteranos no grid da MotoGP, crescer em termos de performance e até brigar pelo título mundial.

Aleix Espargaró vai se aposentar no fim do ano (Foto: Aprilia)

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A temporada 2022 mostrou que a RS-GP não estava pronta para ser campeã, mas o cartão de visita segue circulando no paddock. Em um momento de domínio da Ducati e de crise de Honda e Yamaha, a Aprilia se colocou junto da KTM no triunvirato das casas europeias.

Hoje, a chave do mercado de pilotos está nas mãos da Ducati, que se deu até o GP da Itália para definir quem será o companheiro de Francesco Bagnaia a partir de 2025. A escolha está entre Jorge Martín, Marc Márquez e Enea Bastianini, três pilotos com história e resultados diferentes.

Mesmo com oito títulos no currículo, Marc não tem sido apontado como o favorito para a Aprilia, mas a marca italiana não esconde o interesse em Bastianini. Martín, que já avisou que deixa a Ducati se não for alçado ao time de fábrica, é outra excelente opção.

Na prática, os italianos podem contratar quem sobrar da Ducati. E, por isso, já há a garantia de um piloto de enorme talento. A Aprilia, claro, vai sentir a diferença da transição, mas tem também a chance de ganhar conhecimento vindo da líder do campeonato.

Aleix contribuiu enormemente com a Aprilia. E dá mais um pouquinho com o momento da saída. Sem ele, a casa de Noale fica livre para explorar o mercado e tentar agarrar um dos pilotos do momento na MotoGP.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 24 e 26 de maio, para o GP da Catalunha, em Barcelona, com a 6ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

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