Crutchlow rouba cena e lidera TL2 da MotoGP na Malásia. Bagnaia é 2º e Quartararo, 9º

Depois de Brad Binder, foi a vez de Cal Crutchlow se intrometer entre os postulantes ao título e liderar a segunda sessão de treinos livres desta sexta-feira (21), válido para o GP da Malásia da MotoGP

A sexta-feira (21) da MotoGP na Malásia fugiu totalmente ao script. Se Brad Binder liderou a primeira sessão do dia, coube a Cal Crutchlow roubar o protagonismo dos postulantes ao título e colocar a Yamaha no topo da tabela de tempos no TL2.

Quem mais se aproximou do tempo do representante da RNF foi Francesco Bagnaia, segundo colocado. Álex Márquez terminou em terceiro.

Jack Miller ficou em quarto, seguido por Johann Zarco, Maverick Viñales e Franco Morbidelli, que foi muito forte ao longo de toda a sessão, liderando em vários momentos. Joan Mir foi o oitavo, à frente de Fabio Quartararo. Luca Marini fechou o top-10.

A MotoGP volta à pista neste sábado, em Sepang, às 23h50 (de Brasília, GMT-3), para a disputa do terceiro treino livre. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial 2022 de Motovelocidade.

MATEMÁTICA DO TÍTULO
🖩 Bagnaia tem primeiro match-point da MotoGP na Malásia

Cal Crutchlow lidera TL2 da MotoGP na Malásia (Vídeo: Reprodução/MotoGP)

Saiba como foi o segundo treino da MotoGP na Malásia:

A chuva desabou sobre Sepang a 22 minutos do fim do segundo treino livre da Moto2 e, com isso, o início do TL2 da MotoGP sofreu um atraso de 1h05. Os pilotos foram para a pista com a temperatura ambiente na casa dos 29°C — ainda quente, mas a chuva baixou um pouco a temperatura do asfalto, que passou a ser de 33°C. A umidade relativa do ar era de 83%, com ventos de 3 km/h.

Na primeira sessão, Brad Binder surpreendeu ao colocar a KTM no topo da tabela de tempos, enquanto os principais postulantes ao título, Bagnaia e Quartararo, foram 11º e sétimo, respectivamente. No combinado das sessões, a marca de 1min59s479 era o tempo a ser batido.

Na pista, apenas Álex Rins, o vencedor do GP da Austrália, optou por uma combinação de pneus diferentes: enquanto todos partiram com pneus de chuva médios para o primeiro stint do treino 2, o piloto da Suzuki — segundo colocado no TL1 — apostou na borracha macia para a parte traseira.

Morbidelli começou a sessão na liderança, seguido por Álex Márquez e Marco Bezzecchi, mas os tempos ainda eram muito altos, na casa de 2min15s, e a tendência era não baixar devido às condições da pista após a chuva. Na terceira tentativa, Jorge Martín pulou para o segundo lugar, a 1s1 do tempo do piloto da Yamaha. Enquanto isso, Quartararo e Bagnaia apareciam em oitavo e 14º, respectivamente, com Aleix Espargaró bem distante, apenas na 22ª posição.

Com dez minutos completados, o sol já dava o ar da graça em alguns pontos da pista. Brad Binder baixava seu tempo na segunda sessão para 2min15s956, porém muito longe do pelotão da frente, aparecendo em 14º. A melhor KTM até o momento era a do seu companheiro de equipe, Miguel Oliveira, em sexto, a 0s321 de Álex Márquez.

Quem também voltava aos boxes e partia com compostos médios em ambas as rodas era Rins. E, de fato, a escolha mostrava ser a melhor para o momento, pois o #42 conseguiu ser bem mais rápido e pular para o décimo lugar da sessão.

A pouco mais de 25 minutos para o fim, Morbidelli tomava um susto dando uma passeada na brita, mas controlou bem a moto e evitou a queda. Antes, a transmissão mostrava Marc Márquez ensaiando ultrapassagens com Raul Fernández, abrindo caminho em busca de uma volta limpa para melhorar a marca pessoal no TL2.

Em seu oitavo giro lançado, Rins colocou a Suzuki em terceiro, atrás do companheiro de equipe Mir, mas Zarco tratou de mostrar a força da Ducati, intrometendo-se entre a dupla com a Pramac. Mir respondeu imediatamente, virando 2min13s143 e ficando a 0s6 de Morbidelli, ainda na liderança.

No giro seguinte, enquanto Bagnaia pulava para sexto, Zarco veio rápido nos dois primeiros setores, mas perdeu tempo no terceiro trecho do circuito de Sepang. O computador dava como estimativa o segundo tempo, mas o francês conseguiu recuperar e fechou a volta em 2min12s095, desbancando Morbidelli e começando a colocar ‘ordem na casa’.

Só que Franco estava decidido a incomodar com a outra Yamaha e foi ainda mais rápido na volta que se seguiu, cravando 2min11s734 — 0s361 mais rápido que Zarco. Mir, Miller e Viñales, com a Aprilia, fechavam momentaneamente o top-5.

Mais um giro, e foi a vez de Bagnaia se aproximar da ponta, pulando para o quarto lugar, enquanto Quartararo vinha com o oitavo melhor tempo da segunda sessão. Zarco, por sua vez, veio numa volta arrasadora, e já no terceiro setor era 0s3 mais rápido que Morbidelli. Ao final, registrou 2min11s259, 0s475 mais rápido e retornou à liderança.

A 15 minutos do fim, não só os tempos de volta ainda eram muito altos, como também as distâncias entre os pilotos. Para se ter uma ideia, o terceiro colocado no momento, vinha a 0s5 do líder; Viñales, o quarto, a 0s9.

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Marc Márquez é quem aparecia bem distante, apenas em 22º depois de ter sido o terceiro mais rápido na primeira sessão. O companheiro de equipe, Pol Espargarópunido pela direção de prova com a perda de três posições por condução perigosa no TL1 —, era a melhor moto Honda, figurando entre os dez primeiros.

Mais alguns giros, e Quartararo mostrou que iria vender caro uma possível derrota no fim de semana, colocando-se em segundo ao fazer 2min11s231. Mas Marini fez a alegria do francês durar pouco, pois conseguiu ser 0s031 mais rápido, perdendo apenas para Zarco, o líder momentâneo.

A dez minutos para o encerramento, Oliveira tratou de mandar o recado: o desempenho da KTM na primeira sessão não era acaso, e a fabricante seria mais uma disposta a se intrometer na briga pelo título. Com 2min10s475, pulou para a liderança, trazendo consigo um surpreendente Crutchlow. Bagnaia era o terceiro.

Conforme a pista melhorava, os tempos consequentemente baixavam, mas as distâncias entre os competidores também ficava cada vez menor, dando indícios de que a classificação poderia ter mais equilíbrio entre as fábricas. No top-10, KTM, Ducati, Aprilia e Honda estavam representadas.

Menos de cinco minutos para o fim, Quartararo acelerou e fez as duas melhores primeiras parciais da pista, mas perdeu tempo no fim e fechou ainda em quarto. Marc Márquez, por sua vez, com pneus macios na parte traseira da moto, acertava a mão e pulava para o quinto lugar.

Nos minutos finais, o irmão do hexacampeão, Álex Márquez, cravou 2min08s644 e pulou para a liderança, mas logo foi superado por Crutchlow e Zarco. No entanto, veio forte na sequência, destruindo o tempo em 1s5 e voltando para a ponta.

Para variar, vários pilotos conseguiram melhorar bastante seus respectivos tempos já com a bandeira quadriculada acionada, e quem levou a melhor foi Crutchlow, com a marca de 2min05s710.

MotoGP 2022, GP da Malásia, Sepang, treino livre 2:

1C CRUTCHLOWRNF Yamaha2:05,710  15
2F BAGNAIADucati2:06,610+0,900 17
3A MÁRQUEZLCR Honda2:06,896+1,186 11
4J MILLERDucati2:07,553+1,843 14
5J ZARCOPramac Ducati2:08,589+2,879 18
6M VIÑALESAprilia2:09,353+3,643 15
7F MORBIDELLIYamaha2:09,390+3,680 17
8J MIRSuzuki2:09,749+4,039 15
9F QUARTARAROYamaha2:09,753+4,043 18
10L MARINIVR46 Ducati2:09,825+4,115 15
11M OLIVEIRAKTM2:09,898+4,188 15
12Á RINSSuzuki2:09,960+4,250 15
13M BEZZECCHIVR46 Ducati2:09,992+4,282 18
14R FERNÁNDEZTech3 KTM2:10,392+4,682 16
15M MÁRQUEZHonda2:10,411+4,701 14
16B BINDERKTM2:10,485+4,775 15
17J MARTÍNPramac Ducati2:10,572+4,862 16
18R GARDNER Tech3 KTM2:10,592+4,882 16
19F DI GIANNANTONIOGresini Ducati2:10,604+4,894 13
20T NAGASHIMALCR Honda2:10,639+4,929 14
21A ESPARGARÓAprilia2:11,433+5,723 11
22E BASTIANINIGresini Ducati2:11,568+5,858 13
23P ESPARGARÓHonda2:12,414+6,704 10
24D BINDERRNF Yamaha2:12,878+7,168 15
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