Bagnaia bate Aleix Espargaró com cronômetro zerado e lidera TL2 agitado em Assen
Em uma sessão que começou com pista molhada, mas permitiu a entrada dos slicks, o titular da Ducati cravou 1min33s274 e assegurou a liderança. Fabio Quartararo ficou em segundo após punição a Aleix Espargaró
Francesco Bagnaia ainda não sabe a razão de ter caído na Alemanha, mas já tratou de virar a página e exibir um ritmo forte no segundo treino da MotoGP em Assen. Depois de iniciar a segunda atividade para o GP da Holanda com pista molhada, o italiano aproveitou a entrada em cena dos slicks para desfilar o bom ritmo da Ducati e assegurar o topo da folha de tempos desta sexta-feira (24).
Tal qual aconteceu pela manhã, a pista começou molhada no treino da tarde, mas, sem chuva, um trilho seco logo se formou. Os slicks, então, entraram em campo, promovendo uma intensa troca de posições na folha de tempo. Ao fim dos 45 minutos de atividade, foi Pecco quem levou a melhor, com a mais rápida de 19 voltas em 1min33s274.
Relacionadas
PROGRAMAÇÃO DA TV
📺 As corridas do fim de semana na TV e no streaming
CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
▶️ Quartararo vence 3ª e amplia vantagem na MotoGP 2022
Na pista, Aleix Espargaró fechou o treino em segundo, 0s178 mais lento do que Pecco, mas, horas após o fim da sessão, o Painel de Comssários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) aplicou uma punição ao piloto da Aprilia, que usou um defletor de água na roda traseira da RS-GP quando calçava um par de pneus slicks, o que é proibido pelo regulamento. A pena foi o cancelamento de todas as voltas feitas pelo #41 na fase final do treino, o que enviou o pai dos gêmeos Max e Mia para a última colocação.
Assim, Fabio Quartararo foi promovido à segunda colocação, diante de Álex Rins, que ainda sofre com os efeitos da fratura de punho sofrida no GP da Catalunha. Jack Miller aparece na sequência.
Joan Mir colocou a outra Suzuki na quinta colocação, na frente de Maverick Viñales. Brad Binder ficou em sétimo, seguido por Johann Zarco. Marco Bezzecchi, que sofreu duas quedas nesta sexta-feira, foi o nono, enquanto Enea Bastianini fecha a lista dos dez melhores.
O terceiro treino para o GP da Holanda de MotoGP , em Assen, acontece neste sábado, às 4h55 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP para o GP da Holanda:
Assim como aconteceu no primeiro treino mais cedo, a chuva deu o tom da atividade vespertina da MotoGP em Assen. Quando os pilotos voltaram para a pista, o céu seguia bastante nublado, ainda que tivesse parado de gotejar. A temperatura estava em 18°C, com o asfalto batendo a marca de 23°C. A umidade relativa do era de 4%, com a velocidade do ar em 8 km/h.
Fabio Quartararo abriu a sessão no topo da tabela de tempos, mas logo foi substituído por Miguel Oliveira. O português, porém, ficou apenas brevemente por lá, já que Aleix Espargaró tomou o comando com 1min42s701.
Jack Miller subiu para o segundo posto, só 0s028 mais lento que o piloto da Aprilia. Álex Márquez vinha em terceiro, diante de Joan Mir e Pol Espargaró.
Sem a chuva, a pista já começava a mostrar uma estreita linha seca, o que complicava ainda mais as coisas para os pilotos, já que a pista ficava muito mais desafiadora.
Com 1min42s312, Álex Rins assumiu a liderança. Logo depois, Álex Márquez virou 0s197 e passou para o comando, com Johann Zarco separando os dois pouco depois.
Pecco Bagnaia também conseguiu avançar e subiu para a segunda colocação, 0s159 atrás de Márquez. Zarco caiu para terceiro, diante de Rins e Aleix.
Pouco depois, Franco Morbidelli passou em 1min41s834 e tomou a liderança, abrindo 0s281 de margem para o caçula de Roser e Julià Márquez. Mais atrás, Mir passou Aleix e se colocou em sexto.
Oliveira também conseguiu subir. O piloto da KTM foi a 1min40s540 e tomou a ponta, 1s294 mais rápido do que Morbidelli. Pouco depois, Aleix foi ao segundo posto, 0s820 atrás o líder.
Com pouco menos de 23 minutos para o fim da sessão, Luca Marini calçou os slicks e foi para a pista. O piloto da VR46 tinha um macio na frente e um médio atrás.
Enquanto isso, Zarco virou 1min39s511 e subiu para a liderança, 1s029 melhor que Miguel. Pol e Aleix vinham em seguida, diante de Morbidelli, Mir, Jorge Martín, Márquez, Bagnaia e Rins, todos já com os pneus de asfalto seco.
Com 12 minutos para o fim, Quartararo subiu para a segunda colocação, 0s105 atrás de Marini, que tinha ido para os boxes da VR46. Di Giannantonio era o terceiro, diante de Savadori, Oliveira e Zarco.
Miller, então, foi a 1min36s979 para assumir o comando, mas foi imediatamente superado por Oliveira, que foi 0s698 melhor. Di Giannantonio avançou para segundo em seguida.
Quartararo conseguiu melhorar mais um pouco, 0s026 melhor que o português da KTM. Mas não parou por aí. Bagnaia conseguiu 1min36s177 e tomou a ponta em Assen, sendo engolido de imediato por Lorenzo Savadori e Marco Bezzecchi, que ficou com a primeira posição ao anotar 1min35s880.
Com 1min35s496, Bagnaia tomou o comando, 0s384 melhor do que Bezzecchi. Miller veio na sequência para fazer um 1-2-3 da casa de Bolonha, mas Oliveira virou o jogo ao tomar a liderança por 0s477.
Quartararo subiu para segundo pouco depois, com Bagnaia e Morbidelli passando à frente logo em seguida. Miller tomou o terceiro posto, mas foi imediatamente superado por Pol Espargaró. Nakagami também apertou o passo e pulou para segundo, antes de ser superado por Viñales.
Perto da marca de cinco minutos para o fim do TL2 em Assen, Bagnaia superou Oliveira por 0s178 para ficar com a liderança, com Enea Bastianini surgindo para ocupar a quinta colocação.
Quartararo, então, virou 1min34s420 e assumiu a ponta, mas logo ficou atrás de Bezzecchi, que foi 0s108 melhor. O tempo do francês, contudo, acabou cancelado. Fabio, então, fez 1min33s908 e voltou à liderança, 0s404 melhor que Bezzecchi. Marco, aliás, caiu pouco depois, na De Strubben, a curva 5 de Assen. O piloto italiano, porém, não se machucou.
Álex Rins saltou para segundo, com Zarco também avançando para ser o terceiro colocado. Pouco depois, Aleix Espargaró foi a 1min33s652 e assumiu a liderança, 0s256 melhor que Quartararo. Bagnaia também foi mais rápido em Assen e se colocou em segundo.
Com a bandeira quadriculada tremulando em Assen, Aleix melhorou para 1min33s452 e ampliou para 0s348 a margem para Pecco, que vinha em volta. Quartararo saltou para segundo, mas caiu uma posição quando Bagnaia foi a 1minn33s274 e ficou com o topo da planilha de tempos.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.
MotoGP 2022, GP da Holanda, Assen, Treino livre 2:
1 | F BAGNAIA | Ducati | 1:33.274 | ||
2 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:33.579 | +0.305 | |
3 | Á RINS | Suzuki | 1:33.611 | +0.337 | |
4 | J MILLER | Ducati | 1:33.833 | +0.559 | |
5 | J MIR | Suzuki | 1:33.899 | +0.625 | |
6 | M VIÑALES | Aprilia | 1:33.938 | +0.664 | |
7 | B BINDER | KTM | 1:34.127 | +0.853 | |
8 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:34.286 | +1.012 | |
9 | M BEZZECCHI | VR46 | 1:34.312 | +1.038 | |
10 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 1:34.316 | +1.042 | |
11 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:34.504 | +1.230 | |
12 | L MARINI | VR46 | 1:34.536 | +1.262 | |
13 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:34.599 | +1.325 | |
14 | A DOVIZIOSO | RNF YAMAHA | 1:34.650 | +1.376 | |
15 | M OLIVEIRA | KTM | 1:34.676 | +1.402 | |
16 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:34.823 | +1.549 | |
17 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:34.828 | +1.554 | |
18 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:34.834 | +1.560 | |
19 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:34.902 | +1.628 | |
20 | L SAVADORI | Aprilia | 1:35.081 | +1.807 | |
21 | R GARDNER | Tech3 KTM | 1:35.222 | +1.948 | |
22 | D BINDER | RNF YAMAHA | 1:35.571 | +2.297 | |
23 | S BRADL | Honda | 1:35.951 | +2.677 | |
24 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | 1:36.226 | +2.952 | |
25 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:41.360 | +8.086 | P |
LEIA TAMBÉM
# Zarco descarta ter mais apoio da Ducati por 3º lugar na MotoGP: “Suporte já é total”
# RNF busca “resultados imediatos” em 2023 e mira experiência ao invés de novatos
# Ducati fala em aprender com erros e faz nota: “Temos ótima moto e pilotos excelentes”
# Dovizioso descarta superbike e põe motocross como destino pós-MotoGP
# MotoGP se antecipa e altera programação do GP do Japão para fugir de problemas logísitcos
# Mir vê mercado de pilotos caótico e avisa: “Quem dormir no ponto pode ficar sem moto”
# Oliveira nega acordo para 2023 e vê KTM como opção: “Ainda me querem”
# LCR vê dissabor de Márquez, aguarda decisão da Honda por Nakagami e negocia com Rins