GUIA 2025: Aprilia aposta em renovação completa para incomodar Ducati na MotoGP
A Aprilia fez grandes mudanças para a temporada 2025 da MotoGP, com dupla de pilotos renovada e a chegada de um novo diretor-técnico. Tudo para evitar as oscilações de anos anteriores e acelerar o desenvolvimento da RS-GP na busca pelo título
A APRILIA MUDOU TUDO PARA FINALMENTE CHEGAR AO TOPO. E quando falamos de mudanças para a temporada 2025 da MotoGP, acredite, elas foram drásticas mesmo. Da dupla de pilotos da equipe de fábrica até o diretor-técnico, a montadora italiana passou por grandes transformações em busca do título ou pelo menos incomodar a rival Ducati.
A temporada 2024 foi estranha para a Aprilia. A fábrica de Noale começou bem, com Maverick Viñales levando a sprint em Portimão e depois vencendo o GP das Américas. Aleix Espagaró também fez uma graça e conquistou a sprint em Barcelona. O problema é que os pontos positivos acabam aí, com um ano recheado de problemas, uma moto instável assombrada por aquecimento excessivo da RS-GP, além de pilotos sem qualquer tipo de reação.
Por isso, as mudanças foram grandes para 2025. Aleix Espargaró deixou a MotoGP em tempo integral e virou piloto de testes da Honda. Maverick Viñales até poderia seguir, mas optou por outro caminho e vai correr este ano com a Tech3 KTM, abrindo assim de vez as portas para grandes mudanças em Noale.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A primeira e maior de todas foi a chegada de Jorge Martín. Atual campeão mundial e desprezado na Ducati, o espanhol chega com o peso de carregar o projeto da RS-GP, mesmo que tenha sofrido uma lesão e se ausentou nos testes de pré-temporada — e da abertura do campeonato, na Tailândia, após nova fratura detectada.
Marco Bezzecchi foi a segunda aposta para 2025, também deixando a família Ducati, mas seguindo no país natal para o projeto desta temporada. O italiano espera retomar o caminho de vitórias e sucessos depois de um turbulento 2024, marcado por mais quedas do que momentos positivos.
Na satélite Trackhouse, Raúl Fernández continua por mais um ano, apesar de já ter sofrido uma lesão durante a pré-temporada, mas agora será acompanhado pelo novato Ai Ogura, que venceu a Moto2 e foi promovido como grande promessa. Assim, a Aprilia forma as quatro motos de fábrica que vão tentar uma missão quase impossível de buscar o título este ano.
A Aprilia também mudou nos bastidores. A montadora contratou Fabiano Sterlacchini, ex-KTM e Ducati, para ser o novo diretor-técnico. A fábrica não perdeu tempo após a saída de Romano Albesiano, que partiu para a Honda. A chegada de um novo nome para gerenciar o equipamento é uma tentativa de sanar os problemas apresentados pela RS-GP nos últimos anos, que tiraram boas chances e colocaram o time atrás da KTM.
Em um longo campeonato como o que se apresenta para 2025 na MotoGP, tudo pode acontecer, especialmente altos e baixos. Mas se a Aprilia quer dar um salto de performance e virar um incômodo para a Ducati, achar consistência é a grande chave. Com uma dupla jovem e bem empenhada, é possível, basta encaixar as peças e não deixar nada desalinhar como no ano passado.
A MotoGP volta às pistas neste fim de semana, com o GP da Tailândia, em Buriram, abertura da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

GUIA 2025
⇝ MotoGP abre ano com Marc Márquez no foco e expectativa por japonesas
⇝ MotoGP opta por estabilidade e congela desenvolvimento à espera de 2027
⇝ MotoGP monta maior calendário da história, mas cria inchaço insustentável
⇝ MotoGP rejuvenesce grid com três novatos. E Ogura desponta como destaque
⇝ Ducati dribla dúvidas sobre motor para comprovar favoritismo e retomar #1
⇝ Marc Márquez e Bagnaia travam confronto sob holofotes da MotoGP
⇝ Morbidelli tenta fazer as pazes com vitória na MotoGP no aconchego da VR46
⇝ MotoGP vive impasse à espera de aprovação de negócio entre Dorna e Liberty

