MotoGP acorda especificações de combustível menos poluente para temporada 2024
A partir do próximo ano, todas as classes do Mundial de Motovelocidade terão de adotar um combustível mais limpo, com 40% proveniente de fontes não fósseis. Comissão de GP traçou parâmetros que serão incluídos no regulamento
A MotoGP confirmou o esperado nesta terça-feira (19): a partir do próximo ano, as três classes terão de usar combustíveis menos poluentes. A Comissão de GP se reuniu para acordar entre FIM (Federação Internacional de Motociclismo); IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida); Dorna, a promotora do campeonato; MSMA (Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas); e os laboratórios responsáveis pelos testes os parâmetros e especificações dos novos combustíveis.
Ainda em novembro de 2021, o Mundial anunciou a mudança para combustíveis 100% sustentáveis em 2027, mas com uma mudança gradual, adotando uma especificação com 40% de origem não-fóssil. Agora, o campeonato estabeleceu especificações e parâmetros do novo combustível.
Relacionadas
Em uma reunião eletrônica, a Comissão de GP, composta por Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna; Paul Duparc, da FIM; Hervé Poncharal, presidente da IRTA; e Biense Bierma, da MSMA; na presença de Mike Webb, também da IRTA; Carlos Ezpeleta, da Dorna; Corrado Cecchinelli, diretor de tecnologia; Jorge Viegas, presidente da FIM; e Dominique Hebrand, diretor-técnico da Comissão Técnica Internacional da FIM, aprovou as mudanças nos artigos 2.4.5.1, 2.5.5.1 e 2.6.5.1 do Regulamento Técnico de Combustível e Óleo.
“2024 exige o uso de combustíveis com um mínimo de 40% de origem não-fóssil, subindo para 100% de origem não fóssil em 2027”, confirmou o texto enviado à imprensa. “As especificações detalhadas do combustível e os parâmetros de teste agora foram acordados por FIM, IRTA, Dorna, os laboratórios oficiais de teste e a MSMA, incluindo contribuições dos fornecedores de combustível”, seguiu.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“Especificações detalhadas e parâmetros de teste serão incluídos no regulamento”, avisou.
A MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de fevereiro de 2024, com os testes de pré-temporada na Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
RETROSPECTIVA 2023
📌 MotoGP estreia formato e vê Ducati ratificar reinado
📌 Ducati desfila força, bate recorde e atesta domínio na MotoGP
📌 Bagnaia e Martín brilham e iniciam rivalidade promissora na MotoGP
📌 KTM inova na aerodinâmica e vira incômodo para rivais
📌 Aleix Espargaró se salva em temporada mediana da Aprilia na MotoGP
📌 Moreira tem ano acidentado, mas brilha em 1ª vitória na Moto3
📌 Moto3 entrega ano quente com disputa feroz entre Masià e Sasaki
📌 Marc Márquez sofre com Honda e abisma MotoGP com troca histórica
📌 Honda atinge fundo do poço. E nem Marc Márquez evita desastre
📌 Yamaha evita lanterna em ano opaco e ganha esperança com concessões
📌 Acosta passeia na Moto2 e sobe para MotoGP cercado de expectativas