MotoGP cancela GP da Malásia por restrições impostas pela pandemia. Misano substitui

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou nesta quinta-feira (19) o cancelamento do GP da Malásia na esteira de restrições de entrada no país por causa da pandemia de Covid-19. A etapa de Sepang será substituída por uma segunda corrida em Misano em 24 de outubro

Master Camp conta com a participação não só dos pupilos, mas Valentino Rossi também costuma fazer uma aparição (Vídeo: Yamaha)

A tradicional rodada asiática da reta final da temporada do Mundial de Motovelocidade não acontecerá em 2021. Depois do cancelamento dos GPs de Austrália, Japão e Tailândia, chegou a vez de o GP da Malásia ser retirado do calendário da MotoGP. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou nesta quinta-feira (19) o cancelamento do GP previsto para acontecer em 24 de outubro.

Assim como as demais mudanças na programação, a saída de Sepang é resultado da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a entidade máxima do esporte, a etapa malaia teve de ser cancelada por conta das restrições de entrada no país.

A Malásia vive uma alta nos casos de Covid-19. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), nas últimas 24 horas foram registradas 19.631 infecções, elevando o total para 1.444.270. Além disso, 293 pessoas morreram no último dia, com o total chegando a 13.077. Por conta do nível elevado de infecções, o país está exigindo, além de testes negativos, que visitantes façam quarentena em um local determinado pelo governo.

Etapa malaia do Mundial não acontece desde 2019 (Foto: Repsol)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Além de confirmar a saída da prova malaia, a FIM anunciou, também, que Misano vai acolher a corrida substituta, com uma segunda parada no traçado de San Marino na data original de Sepang.

FIM, IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida) e a Dorna Sports lamentam anunciar o cancelamento do GP da Malásia, que estava marcado para acontecer no Circuito Internacional de Sepang entre 22 e 24 de outubro”, disse a entidade. “A pandemia de Covid-19 em curso e as resultantes restrições de entrada na Malásia obrigam o cancelamento do evento”, seguiu.

“O Mundial de MotoGP está ansioso para retornar à Sepang em 2022 para correr diante dos nossos dedicados fãs malaios”, afirmou. “A FIM, a IRTA e a Dorna Sports ficam felizes confirmar que a MotoGP vai retornar ao Circuito de Misano Marco Simoncelli de 22 a 24 de outubro, o fim de semana previamente agendado para o GP da Malásia, para um segundo GP na clássica pista italiana. O nome deste evento será anunciado no momento oportuno. A data do GP de San Marino e da Riviera de Rimimi segue inalterada”, completou.

Apesar da nova mudança, o calendário de 2021 ainda não está fechado, já que ainda existe uma pendência em relação ao GP da Argentina, que teve de ser adiado no início do ano. A pandemia também vai determinar a realização da etapa em Termas de Río Hondo.

Pelos dados da OMS, a Argentina soma 5.088.271 casos de Covid-19, 3.636 deles nas últimas 24h, o que representa uma queda no ritmo de contágio. Já são 109.000 mortes, 64 no último dia.

Além disso, a realização do GP das Américas também está em dúvida por causa da alta dos casos de Covid-19 no Texas. De acordo com dados coletados até quarta-feira (18) pelo Departamento de Saúde Pública do Texas, Austin conta apenas com quatro leitos de UTI disponíveis no momento. 11.550 pessoas já estão completamente imunizadas pelas vacinas, o que representa 45,6% da população de Austin.

MotoGP, Calendário 2021:

DATAETAPACIRCUITO
28/3GP DO CATAR¹LOSAIL
11/4GP DE DOHA¹LOSAIL
18/4GP DE PORTUGALPORTIMÃO
2/5GP DA ESPANHAJEREZ DE LA FRONTERA
16/5GP DA FRANÇALE MANS
30/5GP DA ITÁLIAMUGELLO
6/6GP DA CATALUNHAMONTMELÓ
20/6GP DA ALEMANHASACHSENRING
27/6GP DA HOLANDAASSEN
8/8GP DA ESTÍRIARED BULL RING
15/8GP DA ÁUSTRIARED BULL RING
29/8GP DA GRÃ-BRETANHASILVERSTONE
12/9GP DE ARAGÃOMOTORLAND
19/9GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINIMISANO
3/10GP DAS AMÉRICASAUSTIN
24/10A CONFIRMARMISANO
7/11GP DO ALGARVEPORTIMÃO
14/11GP DA COMUNIDADE VALENCIANARICARDO TORMO
¹corrida noturna

MotoGP volta a acelerar no próximo dia 29 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

LEIA TAMBÉM
Aos 42, Rossi decide por aposentadoria e encerra história na MotoGP em 2021
Maior da história ou não, Rossi teve impacto transformador e popularizou MotoGP
Ídolo, referência e lenda: mundo do esporte a motor reage à aposentadoria de Rossi
Obrigada, Vale
Fim triste mostra que relação entre Viñales e Yamaha deveria ter acabado antes
Binder arrisca na chuva e encerra jejum de um ano com vitória corajosa na Áustria
# De pódio à suspensão: Yamaha vai do céu ao inferno na rodada do Red Bull Ring

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.