MotoGP cancela GP da Malásia por restrições impostas pela pandemia. Misano substitui

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou nesta quinta-feira (19) o cancelamento do GP da Malásia na esteira de restrições de entrada no país por causa da pandemia de Covid-19. A etapa de Sepang será substituída por uma segunda corrida em Misano em 24 de outubro

Master Camp conta com a participação não só dos pupilos, mas Valentino Rossi também costuma fazer uma aparição (Vídeo: Yamaha)

A tradicional rodada asiática da reta final da temporada do Mundial de Motovelocidade não acontecerá em 2021. Depois do cancelamento dos GPs de Austrália, Japão e Tailândia, chegou a vez de o GP da Malásia ser retirado do calendário da MotoGP. A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou nesta quinta-feira (19) o cancelamento do GP previsto para acontecer em 24 de outubro.

Assim como as demais mudanças na programação, a saída de Sepang é resultado da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a entidade máxima do esporte, a etapa malaia teve de ser cancelada por conta das restrições de entrada no país.

A Malásia vive uma alta nos casos de Covid-19. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), nas últimas 24 horas foram registradas 19.631 infecções, elevando o total para 1.444.270. Além disso, 293 pessoas morreram no último dia, com o total chegando a 13.077. Por conta do nível elevado de infecções, o país está exigindo, além de testes negativos, que visitantes façam quarentena em um local determinado pelo governo.

Etapa malaia do Mundial não acontece desde 2019 (Foto: Repsol)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Além de confirmar a saída da prova malaia, a FIM anunciou, também, que Misano vai acolher a corrida substituta, com uma segunda parada no traçado de San Marino na data original de Sepang.

“FIM, IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida) e a Dorna Sports lamentam anunciar o cancelamento do GP da Malásia, que estava marcado para acontecer no Circuito Internacional de Sepang entre 22 e 24 de outubro”, disse a entidade. “A pandemia de Covid-19 em curso e as resultantes restrições de entrada na Malásia obrigam o cancelamento do evento”, seguiu.

“O Mundial de MotoGP está ansioso para retornar à Sepang em 2022 para correr diante dos nossos dedicados fãs malaios”, afirmou. “A FIM, a IRTA e a Dorna Sports ficam felizes confirmar que a MotoGP vai retornar ao Circuito de Misano Marco Simoncelli de 22 a 24 de outubro, o fim de semana previamente agendado para o GP da Malásia, para um segundo GP na clássica pista italiana. O nome deste evento será anunciado no momento oportuno. A data do GP de San Marino e da Riviera de Rimimi segue inalterada”, completou.

Apesar da nova mudança, o calendário de 2021 ainda não está fechado, já que ainda existe uma pendência em relação ao GP da Argentina, que teve de ser adiado no início do ano. A pandemia também vai determinar a realização da etapa em Termas de Río Hondo.

Pelos dados da OMS, a Argentina soma 5.088.271 casos de Covid-19, 3.636 deles nas últimas 24h, o que representa uma queda no ritmo de contágio. Já são 109.000 mortes, 64 no último dia.

Além disso, a realização do GP das Américas também está em dúvida por causa da alta dos casos de Covid-19 no Texas. De acordo com dados coletados até quarta-feira (18) pelo Departamento de Saúde Pública do Texas, Austin conta apenas com quatro leitos de UTI disponíveis no momento. 11.550 pessoas já estão completamente imunizadas pelas vacinas, o que representa 45,6% da população de Austin.

MotoGP, Calendário 2021:

DATAETAPACIRCUITO
28/3GP DO CATAR¹LOSAIL
11/4GP DE DOHA¹LOSAIL
18/4GP DE PORTUGALPORTIMÃO
2/5GP DA ESPANHAJEREZ DE LA FRONTERA
16/5GP DA FRANÇALE MANS
30/5GP DA ITÁLIAMUGELLO
6/6GP DA CATALUNHAMONTMELÓ
20/6GP DA ALEMANHASACHSENRING
27/6GP DA HOLANDAASSEN
8/8GP DA ESTÍRIARED BULL RING
15/8GP DA ÁUSTRIARED BULL RING
29/8GP DA GRÃ-BRETANHASILVERSTONE
12/9GP DE ARAGÃOMOTORLAND
19/9GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINIMISANO
3/10GP DAS AMÉRICASAUSTIN
24/10A CONFIRMARMISANO
7/11GP DO ALGARVEPORTIMÃO
14/11GP DA COMUNIDADE VALENCIANARICARDO TORMO
¹corrida noturna

MotoGP volta a acelerar no próximo dia 29 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

LEIA TAMBÉM
Aos 42, Rossi decide por aposentadoria e encerra história na MotoGP em 2021
Maior da história ou não, Rossi teve impacto transformador e popularizou MotoGP
Ídolo, referência e lenda: mundo do esporte a motor reage à aposentadoria de Rossi
Obrigada, Vale
Fim triste mostra que relação entre Viñales e Yamaha deveria ter acabado antes
Binder arrisca na chuva e encerra jejum de um ano com vitória corajosa na Áustria
# De pódio à suspensão: Yamaha vai do céu ao inferno na rodada do Red Bull Ring

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar