Aston Martin anuncia inauguração e início das operações do novo túnel de vento para F1
Na noite que marca abertura da Fórmula 1 2025, Aston Martin anunciou que tão esperado túnel de vento está funcionando na fábrica em Silverstone
Desde que o consórcio liderado por Lawrence Stroll adquiriu a equipe antes conhecida como Force India, a promessa de investimento em transformação em todas as áreas foi feita. Sobretudo em 2021, quando a equipe inicialmente foi rebatizada como Aston Martin, após período como Racing Point, houve o início da reconstrução completa da fábrica em Silverstone, na Inglaterra. O último passo desses investimentos em infraestrutura era o novo túnel de vento, mas a equipe anunciou que não falta mais.
O anúncio veio na noite desta quinta-feira (13), mas sexta-feira de acordo com os relógios da F1 na Austrália. A equipe informou que o túnel de vento, tido como mais moderno da F1, está instalado e em funcionamento.
A ideia como ele é trabalhar especialmente mirando o projeto para a temporada 2026, já sob novo conjunto de regras e com a Honda como parceira de fornecimento de motor. Mas a equipe afirmou que a novidade será usada para desenvolvimentos no carro de 2025 ao longo do ano.
LEIA MAIS
+ GUIA 2025: “A chance de entrar na F1 só passa uma vez”: Bortoleto dá pontapé inicial em sonho
+ GUIA 2025: McLaren retoma grandeza, mas agora briga por Mundial de Pilotos é obrigação
+ GUIA 2025: Norris tem McLaren soberana nas mãos para provar que aprendeu com derrota
+ GUIA 2025: Piastri encara dúvidas e vive ano crucial para deixar de ser coadjuvante

“Agradeço a todos que contribuíram com a criação de nossa instalação do túnel de vento na fábrica da Aston Martin (AMRTC). A tarefa de trazer parceiros externos e tecnologia nova e feita em casa para trabalhar lado a lado em datas tão apertadas é realmente impressionante”, afirmou o CEO e chefe de equipe Andy Cowell.
“A instalação permite nova tecnologia que dá aos nossos engenheiros da parte aerodinâmica possibilidade de observar mais detalhadamente o complexo luxo da parte física num carro de F1”, continuou.
“Ter tudo sob nosso teto é benefício extremo na meta de trabalhar como uma equipe totalmente autossuficiente a partir de 2026”, concluiu.
De acordo com a Aston Martin, o novo túnel de vento foi instalado num prédio construído especificamente para isso e que tem 60,580 m² e conta com coisas como “rápida preparação de modelos de carros de F1 60% menores em escala e que permitem desenvolvimento mais veloz e eficiente”.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. O TL1 está marcado para a noite ainda da quinta-feira (13), a partir das 22h30. O TL2 começa já depois da 0h e, portanto, na madrugada da sexta-feira (14), às 2h. Depois, a situação se repete com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
LEIA MAIS
+ GUIA 2025: Alpine tenta organizar bagunça e aposta em Gasly para liderar projeto na F1
+ GUIA 2025: Alpine flerta com Colapinto e já frita Doohan antes mesmo da abertura
+ GUIA 2025: Williams aposta em Sainz e Albon para ganhar terreno na ‘F1 B’
+ GUIA 2025: Sainz tem de esquecer Ferrari e mergulhar em nova realidade na Williams
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

