Aston Martin desenvolve “simulador único” para Vettel treinar em casa

Simulador de nível profissional foi instalado ao cockpit do carro do ano passado e tem como objetivo evitar deslocamento de Sebastian Vettel até Silverstone

GUIA DA FÓRMULA 1 2022: F1 VOLTA AO PASSADO PARA ACERTAR FUTURO E EQUILIBRAR GRID

Para potencializar o aprendizado e o desenvolvimento do carro utilizando como ferramenta o simulador, a Aston Martin, em parceria com a Pro Sim, construiu uma estrutura eletrônica de última geração e que está conectada ao cockpit do bólido do ano passado. O simulador foi encaminhado para Sebastian Vettel utilizar em casa e evitar maiores deslocamentos à fábrica da equipe durante a atual temporada da Fórmula 1.

Sem a possibilidade de realizar testes durante o campeonato, as equipes têm investido cada vez mais em simuladores de última geração, que contribuem no aprendizado de traçados específicos, desenvolvimento dos carros e melhor preparação dos pilotos. Com a chegada do novo regulamento técnico na F1, a ferramenta se tornou ainda mais importante em busca da adaptação ideal e melhora de performance do carro.

Entretanto, com a temporada em andamento, a logística intensa causada pelo acúmulo de viagens e corridas geram uma maior dificuldade aos pilotos de se deslocarem até a fábrica para participar das sessões de preparação nos simuladores.

Sebastian Vettel em ação nos testes de pré-temporada da F1 no Bahrein (Foto: Aston Martin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Diante disso, a Aston Martin desenvolveu em abril de 2021 um simulador de nível profissional, instalado ao cockpit do AMR21, com sistema operacional que utiliza ferramentas do Desenho Auxiliado por Computador (CAD). Esse aparato tecnológico é equipado com assento de corrida, apoio de cabeça e cintos de segurança, e possui três telas amplas que oferecem visão quase panorâmica.

Aston Martin F1 e Pro Sim se juntaram para criar um simulador verdadeiramente único”, comunicou a escuderia. “O principal designer e fabricante de simuladores, Pro Sim, também apoiou a equipe no fornecimento do sistema de feedback do volante e na calibração de um sistema de frenagem que simula a configuração de um carro de F1”.

Supervisionado pelo designer sênior de equipamentos da Aston Martin, Matt Tomalin, a equipe britânica encaminhou, em setembro, o moderno simulador à casa de Sebastian Vettel na Suíça, para que o piloto pudesse treinar sem a necessidade de ir até a fábrica em Silverstone, na Inglaterra.

“Enquanto os pilotos do grid têm acesso ao seu próprio, Sebastian dá o raro passo de replicar a experiência de um cockpit”, destacou a equipe. Equipado com o moderno simulador, o tetracampeão mundial coleta dados importantes no desenvolvimento diretamente do conforto da sua casa. “É compromisso em extrair todo o desempenho possível”, acrescentou a nota.

Com o 12º melhor tempo nos testes do Bahrein, Vettel estará no cockpit real do AMR22 para a disputa da primeira etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O GP do Bahrein acontece no próximo domingo (20) e o GRANDE PRÊMIO acompanha todos os detalhes AO VIVO e em TEMPO REAL.

GUIA FÓRMULA 1 2022
Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica
Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1
Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1
Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1
Fórmula 1 volta ao passado para acertar futuro e equilibrar forças do grid
Ferrari atropela McLaren e entra na temporada com top-3 como meta mínima
Alpine e Aston Martin investem alto por escalada improvável no pelotão
De Sainz a Norris: a turma de jovens que pode fazer estrago na F1
Mercedes e Red Bull contam com protagonistas e fiéis escudeiros para duelo 2.0
Williams, Alfa Romeo e Haas miram subida no grid em ano de renovação
Magnussen e Albon retornam, e Zhou é único estreante da Fórmula 1
Fórmula 1 mira calendário recorde em ano de guerra, pandemia e Copa do Mundo
Schumacher e Tsunoda entram em segundo ano pressionados por menos erros

FÓRMULA 1: O QUE ESPERAR DA TEMPORADA 2022? | Paddock GP #278
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar