Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Austrália de F1 2024
Lando Norris liderou o TL1 na Austrália, enquanto Charles Leclerc apareceu na frente na sessão que geralmente dá sinais de como vai ser a classificação. E o caos apareceu, em forma de assoalhos danificados
Depois de um TL1 bastante compacto e liderado por Lando Norris, Charles Leclerc e a Ferrari mostraram força e dominaram o TL2 do GP da Austrália. Nesta sexta-feira (22), o monegasco colocou quase 0s4 em cima de Max Verstappen, segundo colocado e uma das vítimas do dia de deformação de assoalhos no Albert Park.
Em terceiro no TL2, que é a sessão que mais costuma refletir o que se espera da classificação, apareceu Carlos Sainz, ainda em recuperação da cirurgia de retirada do apêndice. As Aston Martin vieram na sequência, com Lance Stroll na frente de Fernando Alonso.
George Russell foi o sexto, enquanto o companheiro Lewis Hamilton amargou a 18ª colocação. As McLaren vieram próximas, com Oscar Piastri em sétimo e Norris em nono depois de ter liderado pela manhã. Sergio Pérez foi oitavo, Yuki Tsunoda, o décimo, e Alexander Albon nem entrou na pista depois da pancada no TL1.
O tailandês, no entanto, já está confirmado no sábado da Austrália, mas no carro que deveria ser de Logan Sargeant, já que o chassi de Albon não tem como ser reparado e a Williams viajou para a Oceania sem reposição. Pior para o norte-americano.
Confira declarações dos pilotos na sexta-feira do GP da Austrália:
Charles Leclerc, primeiro: Leclerc se anima e diz que Ferrari pode ter “melhor chance da temporada” na Austrália
Max Verstappen, segundo: Verstappen admite dia “bagunçado” e diz que Ferrari é “rápida” no GP da Austrália
Carlos Sainz, terceiro: Sainz lembra “semanas difíceis” e celebra retorno “razoavalmente confortável” à F1
Lance Stroll, quarto: “O carro estava muito bom hoje. Fiquei feliz com o equilíbrio e tivemos um dia tranquilo coletando muitos dados. Estamos muito fortes em ritmo de classificação nesta temporada, por isso é positivo ver que mantivemos isso aqui. Mas vamos manter os pés no chão porque é apenas treino livre e não sabemos o que os outros têm feito. Mesmo assim, foi um início de fim de semana positivo e estou ansioso para voltar ao carro para a classificação amanhã.”
Fernando Alonso, quinto: Alonso celebra desempenho da Aston Martin em “complicado” circuito do Albert Park
George Russell, sexto: Russell vai na contramão de Hamilton e se diz “confortável” com Mercedes na Austrália
Oscar Piastri, sétimo: Piastri vê “sinais positivos” após treinos na Austrália e diz estar “otimista”
Sergio Pérez, oitavo: Pérez diz que “vai ser um grande desafio bater Ferrari” na Austrália: “Estão muito fortes”
Lando Norris, nono: Norris minimiza ponta do TL1 e vê “até Aston Martin” na frente da McLaren na Austrália
Yuki Tsunoda, décimo: “Como primeiro dia, estamos em boa forma em comparação com as duas últimas corridas. A equipe fez um trabalho fantástico em termos de preparação, por isso estou ansioso por amanhã. Obviamente, o grid está muito próximo na classificação, como sabemos, então vamos ajustar os pequenos detalhes, e sei que essas coisas acontecerão e poderemos acertar tudo amanhã. Agora precisamos nos preparar ao máximo esta noite, vou esforçar-me o máximo que puder e, com sorte, chegaremos ao Q3.”
Guanyu Zhou, 11º: “É sempre bom estar de volta a Melbourne. Os fãs proporcionam uma incrível sensação de paixão que torna o retorno à pista algo emocionante. Hoje foi para entender nossas atualizações e a evolução da pista, e encontrei um bom ritmo com o carro. Depois de ambas as sessões, este parece ser um carro com o qual posso avançar, e que mostra os esforços que as equipes, tanto aqui como em Hinwil, têm feito. Tivemos algumas mudanças de configuração entre o TL1 e o TL2, e cada vez que desenvolvemos o carro, ele parece estar indo na direção certa. Nossa atualização da asa dianteira foi projetada para ajudar no equilíbrio geral do carro – e ainda há mais para extrair e aprender sobre ele no fim de semana. À medida que continuamos a aperfeiçoar o nosso pacote, estou ansioso pelo resto do fim de semana e acredito que poderemos estar a lutar mais perto dos pontos.”
Daniel Ricciardo, 12º: “Em primeiro lugar, foi bom estar de volta à pista – e essa é muito boa. Para mim, Oscar [Piastri] e Valtteri [Bottas] é, obviamente, emocionante. O público está louco como se estivesse em um show de rock, tem muita gente aqui para um dia de treino. Acho que Albert Park sempre fez um bom trabalho em se manter cheio ao longo de todo o dia. Você vem em uma sexta-feira e assiste não só a F1, mas a V8 [Supercars], Porsche, F2, F3 – é muita coisa. É bom que o automobilismo australiano seja forte e esteja alcançando áreas como Valtteri, na Finlândia. Eu competi aqui em 2022, quando eles acabaram de fazer as mudanças na pista. É muito mais rápido do que costumava ser, e isso é bom. Acho que, como equipe, começamos a manhã com o pé na frente e acho que esta tarde os outros encontraram um pouco mais. Acho que, definitivamente, ainda estamos perto do Q3 amanhã. Há muitas curvas onde, porque ainda é um circuito de rua, obviamente, você vai ao limite. Acho que as condições [de pista] e a aderência eram muito boas e foi divertido entrar no carro. Há um pouco de trabalho para fazermos esta noite, mas nada muito louco. Como sempre, acho que há alguns ajustes no carro e isso deve nos dar uma boa chance para amanhã. Em termos de ritmo de corrida, com a pequena simulação que fizemos, parece bom. Vamos nos classificar entre os dez primeiros e tudo ficará mais fácil a partir daí.”
Logan Sargeant, 13º: Sargeant desmorona após ceder carro para Albon: “Momento mais difícil da carreira“
Valtteri Bottas, 14º: “Hoje foi um dia muito produtivo para a compreensão do carro, especialmente tendo em conta as novas atualizações que trouxemos para a Austrália. Focamos em cumprir o nosso programa e no trabalho de configuração, onde demos um pequeno passo em frente: mas há, definitivamente, mais para desbloquearmos esta noite. Nosso objetivo é chegar ao Q2, no mínimo, mas se acertarmos tudo no sábado, o Q3 poderá ser possível para nós. Fora da pista, tem sido absolutamente brilhante estar em Melbourne e testemunhar toda a paixão dos fãs. A energia é sempre ótima e espero que possamos dar um pouco de emoção ao público neste fim de semana. Estou ansioso por isso.”
Pierre Gasly, 15º: “Foi um dia cheio para a gente aqui em Melbourne. Tivemos pequenos problemas no carro no TL1, o que limitou nosso tempo de pista. Melhorarmos isso para o TL2 e sentimos bem mais o carro. O equilíbrio está bom, mas precisamos trabalhar nos pneus macios, somos mais fortes com os médios. Precisamos entender melhor os pneus para entrarmos na janela certa deles na classificação. Sabemos a situação em que estamos e quão desafiador vai ser agora, precisamos evoluir e seguir trabalhando com o que temos em mãos. O desgaste dos pneus parece bem alto, a corrida pode ser mais caótica”.
Nico Hülkenberg, 16º: “Estava ventando muito hoje e acho que é por isso que vimos tantos pilotos saindo cedo [para a pista]; isso torna tudo muito complicado. É um circuito de alta velocidade e não há margem para erros, então você pode facilmente virar vítima. Nossa sexta-feira foi boa e sem problemas, então fizemos o programa habitual de esclarecer algumas coisas para amanhã. Sinto que nosso ritmo de uma volta não estava muito bom hoje, então temos um pouco de lição de casa a fazer para encontrar algum desempenho em volta lançada. Acho que, em ritmo de corrida, me senti melhor do que quando estava com pouco combustível, então é bom variar, já que nem sempre foi o caso no ano passado, mas estamos tentando otimizar ambos o máximo que podemos.”
Esteban Ocon, 17º: “Dia foi produtivo e agradável por voltarmos a guiar em uma sexta-feira com arquibancadas lotadas, como sempre acontece aqui. O pelotão parece apertado, como costuma acontecer no Albert Park, então, vai ser importante tirarmos tudo que temos do pacote do carro, isso pode ser a diferença de uma ou duas filas no grid. Ainda temos de trabalhar duro em algumas coisas, mas foi bom testar os pneus hoje. Em geral, é uma pista de desgaste baixo, isso pode mudar com os pneus mais macios e dar mais oportunidades no domingo”.
Lewis Hamilton, 18º: Hamilton lamenta TL2 “dos piores” e “menos confiança do que nunca” no W15
Kevin Magnussen, 19º: “Tivemos duas boas sessões de treinos livres hoje, então estou ansioso para ver o que podemos fazer amanhã. O grid está muito próximo, então poderíamos estar em qualquer lugar, certamente na disputa pela décima posição ou 11ª. Fui para a pista com pneus macios, mas não marquei tempo – errei minhas voltas –, mas o composto médio parece promissor, então vamos olhar para os setores. Há algum ritmo a ser encontrado.”
Alexander Albon, sem tempo: Albon lamenta batida no TL1 do GP da Austrália: “Fico mal por todos na fábrica”
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Logo mais, ainda na sexta-feira, o TL3 está marcado para as 22h30 (de Brasília, GMT-3). Depois, a classificação começa às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada para a 1h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!