Confira declarações dos pilotos após corrida sprint do GP de São Paulo

A corrida sprint teve nuances bem distintas neste sábado em São Paulo, mas culminou com mais um triunfo de Max Verstappen, com Norris e Pérez completando o pódio

Max Verstappen teve apenas que bater Lando Norris na largada deste sábado (4) para vencer a corrida sprint em Interlagos, o sétimo triunfo do holandês neste formato. Sergio Pérez completou o top-3 em São Paulo depois de bela manobra em cima de George Russell.

Se na frente, houve pouca troca de posições, no pelotão do meio o que se viu foi um verdadeiro forfait. Disputas intensas entre os pilotos, com destaque para os duelos entre Carlos Sainz, Oscar Piastri e Daniel Ricciardo, além de Fernando Alonso com a Alpine de Pierre Gasly.

A corrida sprint ainda proporcionou um momento especial para Yuki Tsunoda, que se valeu de um claro desgaste de Lewis Hamilton para fazer a ultrapassagem e garantir o sexto posto, o suficiente para a foto valer um quadro para a sala de trofeus do japonês da AlphaTauri.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Pedro Henrique Marum e Rodrigo Berton.

Top-3 da corrida sprint do GP de São Paulo (Foto: AFP)

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

Confira o que disseram os vinte pilotos após a prova em Interlagos:

Max Verstappen, vencedor: Verstappen cita desgaste de pneus em SP e diz que “buscou manter ritmo de volta” na sprint

Lando Norris, segundo: Norris admite ter sido “conservador” em largada com Verstappen na sprint de SP

Sergio Pérez, terceiro: Pérez lamenta início “terrível” após 3º lugar na sprint em São Paulo: “Preço pago no final”

George Russell, quarto: Russell reclama de pneus após 4º lugar na sprint em São Paulo: “Decepção”

Norris leva mais sete pontos neste sábado em São Paulo (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Charles Leclerc, quinto: Leclerc reclama de superaquecimento em São Paulo e admite: “Sofro há dois anos”

Yuki Tsunoda, sexto: Tsunoda admite surpresa com ritmo da AlphaTauri na sprint em SP: “Esforço deu certo”

Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton explica dificuldades nas retas em São Paulo e lamenta desgaste de pneus

Carlos Sainz, oitavo: Sainz revela que Ferrari “salvou jogo de pneus” para GP de São Paulo e espera clima mais frio

Daniel Ricciardo, nono: Ricciardo critica asfalto “péssimo” e lamenta 9º na sprint em SP: “Tínhamos carro”

Lewis Hamilton salvou um sétimo lugar na sprint em Interlagos (Foto: Mercedes)

Oscar Piastri, décimo: Piastri valoriza ritmo da McLaren em Interlagos, mas “execução não foi a melhor”

Fernando Alonso, 11º: Alonso cutuca Alpine após toque com Gasly: “Sempre que há uma perto, precisa cuidado”

Lance Stroll. 12º: Stroll destaca “bom teste” da Aston Martin na sprint em Interlagos: “Passei vários”

Pierre Gasly, 13º: “Depois de começar em 13º e terminar em 13º, não tem muito o que relatar. Fiz uma boa largada, consegui ultrapassar dois carros e então estávamos na disputa pelos pontos mais baixos. ​​Tentei permanecer nesse grupo, mas depois ficou mais difícil no final da corrida, especialmente com a aderência traseira e os pneus superaquecidos. Eu me diverti muito lutando contra Fernando [Alonso] com algumas disputas justas. Podemos aprender algumas coisas antes da corrida de amanhã. Pode ser interessante e vamos tentar encontrar uma boa estratégia para nos colocarmos na disputa para somar alguns pontos”.

Esteban Ocon, 14º: “Em primeiro lugar, quero agradecer a toda a equipe na garagem pelo seu trabalho heróico para deixar o carro pronto a tempo da corrida sprint. Eles tiveram de substituir praticamente tudo, exceto o motor e o chassi, então foi um grande sucesso e agradeço a eles. Após o infeliz incidente na classificação, largamos em 16º hoje, então ganhamos algumas posições durante uma corrida difícil. Tivemos algumas boas ultrapassagens, mas talvez nos tenha faltado velocidade em comparação com a Aston Martin, que está rápida aqui. Agora mudamos nosso foco para amanhã, onde precisaremos lutar para voltar aos pontos para terminar o fim de semana em alta”.

Pierre Gasly fechou em 13º na corrida sprint e travou duelo com Alonso (Foto: Alpine)

Alex Albon, 15º: “Foi uma corrida decente hoje, apesar de estarmos na parte de trás. O ritmo foi razoável, mas o desgaste dos pneus foi enorme para a maioria dos pilotos, então, para ser honesto, estava horrível de guiar. É estranho, porque quando você sofre tanto com os compostos, o correto seria mudar para os pneus mais duros, mas eles são muito ruins aqui, com os macios sendo os únicos com aderência razoável. Acredito que a estratégia será bastante interessante amanhã, dependendo muito do desgaste, então veremos, mas espero que fiquemos bem.”

Kevin Magnussen, 16º: “Acredito que, da forma como foi esta corrida, estando com o mesmo pneu que todos os outros, não conseguiríamos chegar entre os oito primeiros, e queremos pontos. Assumimos um grande risco, não esperava que todos os outros também estivessem com os pneus macios, já que havia apenas um Williams também com médios. Tentamos a sorte e fizemos algo diferente para marcar pontos. Sempre estamos aprendendo, mas não há nada que possamos mudar no carro agora, mas pelo menos tivemos uma ideia de como o pneu médio se comporta e uma boa visão de todos os outros com os pneus macios.”

Guanyu Zhou, 17º: “Tivemos uma melhora em nosso ritmo comparado com ontem e esta manhã, ficando um pouco mais próximos de nossos concorrentes diretos – mesmo que ainda não estejamos rápidos o suficiente para dar o salto que precisávamos. Infelizmente, fiquei preso em um trem de DRS durante a maior parte da corrida sprint e só fui capaz de lutar e ganhar algumas posições nas voltas finais. Olhando para amanhã, ainda há muito para disputar. O fim de semana infelizmente tem sido complicado para nós até agora, e largar do final do grid não é o ideal. No entanto, vamos analisar os dados coletados na pista para encontrar uma melhoria de desempenho e maximizar o que pudermos. Vimos na corrida sprint que a pista oferece muitas disputas e estamos determinados a entrar na briga durante a corrida.”

Nico Hülkenberg, 18º: “Não acredito que teria feito diferença com qual pneu começamos, no final do dia, nosso desempenho é muito ruim. Estamos com falta de downforce em comparação com os outros e sempre vamos pagar o preço por isso. Não parece muito bom para amanhã, não podemos mudar nada da noite para o dia, já que estamos sob o regime de parque fechado, então a perspectiva não é das melhores.”

Alexander Albon pouco pode fazer na sprint deste sábado (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Valtteri Bottas, 19º: “Foi um dia difícil em que não tivemos o ritmo que esperávamos, especialmente no final da corrida sprint, e foi muito desafiador não ter aderência nas curvas. Parece que as nossas dificuldades foram muito específicas das condições de hoje, e espero que a temperatura mais baixa esperada para amanhã nos ajude a melhorar. Minha corrida ficou comprometida na largada – tentei ganhar algumas posições, mas fui pressionado na curva 2 e isso me custou muito. Tivemos de fazer uma aposta alta nas primeiras curvas, mas não compensou. Depois disso, foi uma corrida frustrante. Mesmo assim, não vamos abaixar a cabeça e vamos tentar de novo amanhã. Tudo pode acontecer no Brasil”.

Logan Sargeant, 20º: “É uma corrida sprint, então você pega o que consegue. Com certeza, aprendemos algumas coisas para amanhã, mas não podemos arriscar, então é frustrante ficar preso em um trem de DRS. Se estivesse no ar limpo, meu ritmo seria muito bom. Alex conseguiu avançar, o que é positivo, e acredito que se encontrasse os carros à frente individualmente, em vez deles estarem abrindo o DRS, teria sido capaz de fazer o mesmo. Precisamos encontrar essas brechas amanhã para avançar. Não foi um fim de semana fácil para nós, mas amanhã parece que estará um pouco mais frio, o que deve nos favorecer, e acredito que temos melhor ritmo em relação a muitos carros à frente, então teremos 71 voltas para aproveitar isso.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.