Confira declarações dos pilotos após GP de Abu Dhabi da F1 2024
Em um GP de Abu Dhabi marcado por muitas despedidas, Lando Norris venceu e garantiu o título do Mundial de Construtores para a McLaren depois de 26 anos de jejum. Lewis Hamilton fez ótima corrida e agradeceu à Mercedes pela parceria dos últimos anos
Em um domingo (8) marcado por muitas despedidas, Lando Norris conseguiu defender a primeira posição desde os primeiros metros e venceu o GP de Abu Dhabi, garantindo o título da McLaren no Mundial de Construtores. Vice-campeã, a Ferrari viu Carlos Sainz e Charles Leclerc, respectivamente, completarem o top-3.
Com todos os holofotes voltados para si, já que estava fazendo a sua última corrida pela Mercedes na Fórmula 1, Lewis Hamilton foi o dono de uma reviravolta incrível e cruzou a linha de chegada na quarta posição. Companheiro do heptacampeão, George Russell fechou o top-5.
Punido por ter causado um incidente com Oscar Piastri logo na largada, Max Verstappen não foi capaz de ir além da sexta posição. Pierre Gasly, Nico Hülkenberg, Fernando Alonso e Piastri trataram de ocupar as últimas posições na lista dos dez primeiros.
Como Liam Lawson, Valtteri Bottas, Franco Colapinto e Sergio Pérez abandonaram, Kevin Magnussen foi quem terminou mais atrás, em 16º.
![](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/12/abu-dhabi-2024-f1-corrida-mclaren-lando-norris-afp-07-1200x800.jpg)
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: McLaren quebra jejum de títulos, mas tem de saber que 2024 poderia ter sido bem maior
Confira as declarações dos pilotos após o GP de Abu Dhabi da F1 2024:
Lando Norris, primeiro: Norris promete bebedeira em Abu Dhabi e mira título de Pilotos: “Aprendi muito”
Carlos Sainz, segundo: Sainz parabeniza McLaren e se contenta com 2º lugar em despedida da Ferrari: “Orgulho”
Charles Leclerc, terceiro: Leclerc admite dor por derrota da Ferrari: “Largamos muito atrás para fazer melhor”
Lewis Hamilton, quarto: Hamilton diz que buscou retribuir Mercedes em GP de Abu Dhabi: “Como fizeram por mim”
George Russell, quinto: Russell exalta “corrida incrível” de Hamilton em Abu Dhabi: “Mereceu chegar à frente”
![](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/12/abu-dhabi-2024-f1-corrida-ferrari-carlos-sainz-afp-05-1200x800.jpg)
Max Verstappen, sexto: Verstappen anota 8 pontos na carteira e caçoa: “Se chegar a 12, tiro licença-paternidade”
Pierre Gasly, sétimo: Gasly celebra “três objetivos completos” com 7º lugar no GP de Abu Dhabi
Nico Hülkenberg, oitavo: Hülkenberg se despede e agradece à Haas por “momento mais agradável da carreira” na F1
Fernando Alonso, nono: Alonso se vê beneficiado por erros de rivais e pede para “mudar direção com carro 180°”
Oscar Piastri, décimo: Piastri revela pedido de desculpas de Verstappen por acidente em Abu Dhabi
![](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/12/abu-dhabi-2024-f1-corrida-mclaren-oscar-piastri-01-1200x800.jpg)
Alexander Albon, 11º: “Nós trouxemos apenas uma grande atualização, pois nosso plano sempre foi focar no futuro e, por causa disso, muitas equipes naturalmente nos ultrapassaram. No final, não estou muito chateado porque estou comprometido com o longo prazo e sei que, como equipe, não estamos interessados em ser os melhores do meio do grid, estamos trabalhando agora para no futuro voltarmos a lutar por vitórias e campeonatos, e acredito nessa jornada. Obrigado ao Franco [Colapinto] por ser um ótimo companheiro de equipe. Ele conquistou seu lugar na F1 durante essas corridas restantes e tenho certeza de que o verei em algum lugar do grid em breve.”
Yuki Tsunoda, 12º: “Infelizmente, hoje minha corrida estava quase terminada após a largada. Não sei exatamente o que aconteceu, mas honestamente, senti como se a embreagem estivesse presa, assim como mais tarde quando entrei para o pit-stop, pois tive dificuldade para parar corretamente. Vamos rever isso mais tarde com os engenheiros para entender mais sobre o que ocorreu durante a largada. Dei o meu melhor depois disso e consegui recuperar algumas posições, mas infelizmente não foi o suficiente para entrar nos pontos. Olhando para trás neste ano, realmente demos tudo como uma equipe e estou feliz com o que fiz ao longo da temporada, mesmo que seja uma pena terminar a última corrida sem um bom resultado, o que teria sido um bom agradecimento a todos dentro da equipe.”
Guanyu Zhou, 13º: Zhou lamenta falta de ritmo e agradece Sauber em despedida: “Foi realmente um prazer”
Lance Stroll, 14º: “Tive um bom começo de corrida e ganhei quatro posições na primeira volta, mas o carro não teve o desempenho para lutar por muito mais hoje. Depois dos pit-stops, nós simplesmente não tivemos ritmo para escalar até os pontos, mas nós ganhamos algumas posições passando [Jack] Doohan e [Yuki] Tsunoda. Esta não foi a temporada que esperávamos, mas nós estaremos nos esforçando muito para voltar mais fortes na próxima temporada. Obrigado à equipe por todo o seu trabalho duro ao longo de um ano desafiador.”
![](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2024/12/abu-dhabi-2024-f1-corrida-mercedes-lewis-hamilton-afp-06-1200x800.jpg)
Jack Doohan, 15º: Doohan agradece Alpine e cita “transição tranquila” em estreia na F1: “Foi incrível”
Kevin Magnussen, 16º: Magnussen lamenta acidente com Bottas, mas se diz grato em despedida da F1: “Foi um privilégio”
Liam Lawson, não completou: “Uma maneira difícil de terminar a temporada, o que é uma pena porque começamos muito bem. Foi provavelmente uma das melhores corridas que já fiz, embora estivéssemos algumas voltas atrás, o ritmo estava realmente muito forte, éramos rápidos. Mas tivemos um problema nos boxes, o que nos tirou da corrida, o que é uma pena porque poderíamos ter tido uma chance de marcar alguns pontos hoje. Depois disso, tentei tratar como uma corrida normal, para poder mostrar o que sabia fazer. A todos que apoiam a equipe e a mim, um grande obrigado, adorei minhas seis corridas até agora no carro. Obviamente, espero ter um futuro na Fórmula 1, dei tudo de mim e estou ansioso para voltar no ano que vem.”
Valtteri Bottas, não completou: Bottas lamenta abandono em última corrida com Sauber na F1: “Uma pena que acabou assim”
Franco Colapinto, não completou: Colapinto lamenta abandono em Abu Dhabi: “Queria terminar com sorriso no rosto”
Sergio Pérez, não completou: Pérez insiste em contrato, mas admite dúvida sobre futuro com Red Bull: “Vamos conversar”
A Fórmula 1 retorna já semana que vem, com os testes de jovens pilotos e de pneus da Pirelli, também em Abu Dhabi.
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-desktop.png)
![Chamada Chefão GP](https://www.grandepremio.com.br/wp-content/themes/grandepremio/assets/img/chefao-anuncio-mobile.png)