Confira declarações dos pilotos após GP do Canadá da Fórmula 1 2024

Nem mesmo as condições climáticas adversas conseguiram tirar a vitória das mãos de Max Verstappen, que ampliou a vantagem na liderança do Mundial de Pilotos. Charles Leclerc e Carlos Sainz, por sua vez, viveram um pesadelo no Canadá e terminaram o fim de semana zerados

Em uma corrida totalmente imprevisível do início ao fim, Max Verstappen soube lidar bem com as condições adversas do clima no Canadá e conquistou a sexta vitória da temporada 2024 da Fórmula 1, ampliando a sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos para 56 pontos. Após ficar com a pole-position, George Russell até tentou, mas, no fim, teve de se contentar com o terceiro lugar.

Entre os pilotos da Red Bull e Mercedes, porém, Lando Norris teve dificuldades e chegou a cometer alguns erros, mas conseguiu cruzar a linha de chegada na segunda posição. O clima tenso entre Lewis Hamilton e a equipe comandada por Toto Wolff ficou claro mais uma vez quando o heptacampeão simplesmente deixou o chefe no vácuo após terminar em quarto.

Oscar Piastri, Fernando Alonso, Lance Stroll, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly e Esteban Ocon fecharam a lista dos dez primeiros. As posições finais dos pilotos da Alpine poderiam ter sido diferentes, já que a esquadra francesa optou por dar uma ordem um tanto polêmica para que o #31 invertesse os postos com o colega de garagem quando restavam menos de duas voltas para o fim, o que não deixou o piloto de 27 anos nada feliz.

Se o fim de semana de Sergio Pérez pode ser considerado ruim, já que o mexicano bateu sozinho e teve de abandonar, o da Ferrari foi muito pior. O time de Maranello não viu nem Charles Leclerc e nem Carlos Sainz terminarem a prova no circuito Gilles Villeneuve e saiu zerado do Canadá — um prejuízo enorme na caça pela Red Bull no Mundial de Construtores.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.

Max Verstappen ampliou vantagem na liderança do Mundial de Pilotos (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira as declarações dos pilotos após o GP do Canadá:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen celebra 1º lugar em “corrida muito louca” no GP do Canadá: “Adorei!”

Lando Norris, segundo: Norris lamenta revés com safety-car no Canadá: “Ajudou em Miami, atrapalhou aqui”

George Russell, terceiro: Russell assume erro “que custou 2º lugar” no Canadá: “Perdi uma oportunidade hoje”

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton lamenta desempenho no Canadá: “Uma das minhas piores corridas”

Oscar Piastri, quinto: Piastri se frustra após 5º no Canadá e pede mudanças: “Comunicação pode ser melhor”

Fernando Alonso, sexto: Alonso vê “corrida solitária” no Canadá, mas reconhece: “Não dava para fazer muito”

Lewis Hamilton recebeu mensagem ‘positiva’ de Toto Wolff, mas não respondeu (Vídeo: Reprodução/F1)

Lance Stroll, sétimo: Stroll se diz “superfeliz” após corrida “das mais complicadas” no Canadá

Daniel Ricciardo, oitavo: Ricciardo vê “bom fim de semana” e celebra pontos em “corrida maluca” no Canadá: “Alívio”

Pierre Gasly, nono: Gasly vê boas decisões da Alpine para pontuar com dois carros no Canadá: “Satisfeitos”

Esteban Ocon, décimo: Ocon dispara contra Alpine após ordem para favorecer Gasly no Canadá: “Sem sentido”

Nico Hülkenberg, 11º: “Com a rodada do [Yuki] Tsunoda, tentei reagir, pará-lo e, de alguma forma, evitá-lo, mas deve ter sido por alguns milímetros — estava preparado para o impacto. As primeiras dez voltas foram muito boas, mas depois a pista secou, então todo o trabalho foi desfeito novamente. Sabíamos dessa possibilidade. Acho que foi uma corrida limpa, sem erros, mas tivemos um pouco de azar em uma das entradas do safety-car. Perdemos a chance. No final, foi bom esperar um pouco para usar os pneus slicks, porque estava difícil se manter na pista no primeiro setor. Ganhei algumas posições ali, mas depois estava correndo em um comboio com outros carros. Estava com downforce alto, então nas retas eu era um alvo fácil e, sem o DRS, estava muito lento”.

Sergio Pérez rodou sozinho e teve de abandonar a prova em Montreal (Video: Reprodução/F1)

Kevin Magnussen, 12º: “Acho que não aproveitamos da melhor forma a corrida de hoje com todas as oportunidades que ela ofereceu. Parece que não conseguimos capitalizar isso, o que é decepcionante. Vamos analisar e tentar entender, pois no momento está tudo um pouco confuso, mas houve muitas oportunidades, com certeza, e não conseguimos nenhum ponto. Fizemos um pit-stop muito lento e outro meio lento. Também acho que fizemos o pit-stop para os pneus de chuva muito cedo. Parecia que algo seria possível no começo da corrida, mas não aconteceu.”

Valtteri Bottas, 13º: “Hoje não foi o dia mais fácil no trabalho. Fizemos uma alteração na configuração para tornar o carro mais adequado a essas condições climáticas e acho que foi a coisa certa a fazer. Como sempre, foi bom tentar, pois isso nos permitiu liberar um pouco mais de downforce. Se manter na pista com os pneus intermediários foi a atitude correta. Tentamos ser agressivos, depois, com os pneus slicks, mas possivelmente fizemos a troca cedo demais. No final das contas, não conseguimos ficar entre os dez primeiros hoje, e não acho que poderíamos ter conseguido muito mais do que isso com nosso ritmo.”

“Olhando para o futuro, precisamos continuar trabalhando em atualizações para tornar nosso carro mais rápido. Temos atualizações maiores planejadas e tenho certeza de que essa é a chave para o progresso. Barcelona também será uma corrida acirrada e sabemos que temos muito trabalho pela frente. Voltar ao Q2 será o primeiro passo e, a partir daí, vamos trabalhar para melhorar.”

Yuki Tsunoda, 14º: “Hoje o erro foi meu. Uma manobra estúpida, e peço desculpas à equipe. Eles definitivamente tomaram a decisão certa sobre a estratégia e fizeram um bom trabalho. Não foi fácil com os pneus intermediários gastos, mas estava me sentindo bem. Além disso, a decisão de mudar para os pneus de pista seca foi boa. Pelo menos dei a volta por cima dos treinos livres para a classificação, o que é bom, mas hoje foi decepcionante e não foi a maneira como eu deveria ter terminado a corrida. O objetivo era apenas levar o carro para casa.”

Sainz rodou na pista e levou Albon de passagem no Canadá (Vídeo: Reprodução/F1)

Guanyu Zhou, 15º: “Hoje foi mais uma corrida difícil para nós, além de ter sido um fim de semana desafiador no geral. Embora tenha havido muita coisa acontecendo durante a corrida, foi uma corrida solitária para mim, especialmente na segunda metade. Da mesma forma que em Mônaco, não me senti muito confiante com o carro, especialmente em termos de frenagem e curvas. Depois de um fim de semana como esse, precisamos sentar e investigar nossos problemas para resolvê-los antes de Barcelona.”

Carlos Sainz, não completou: Sainz fala em “corrida para esquecer” no Canadá: “Sofremos o fim de semana inteiro”

Alexander Albon, não completou: Albon vê “final decepcionante por erro dos outros” no Canadá, mas diz: “Corrida é assim”

Sergio Pérez, não completou: Pérez assume erro por abandono no GP do Canadá: “Freei e carro não parou”

Charles Leclerc, não completou: Leclerc alerta para trocas de motor após Ferrari lenta no Canadá: “Impossível pilotar”

Logan Sargeant, não completou: “As condições da pista eram difíceis, especialmente no início da corrida, com muita água parada. Havia muita aquaplanagem acontecendo, então estava tentando controlar isso. Cometi muitos erros hoje, e dois deles foram muito graves. Perdi a traseira muito rapidamente e não consegui salvá-la. Estou decepcionado comigo mesmo depois de sentir que estava pilotando muito bem neste fim de semana. Tivemos um bom ritmo quando conseguimos fazer voltas limpas. Vamos seguir em frente e olhar para o futuro.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.