Confira declarações dos pilotos após GP de Las Vegas de Fórmula 1 2023

Após triunfar no GP de Las Vegas, Max Verstappen alcançou a marca de Sebastian Vettel e se colocou como terceiro piloto com mais vitórias na Fórmula 1. Etapa em nevada ainda ficou marcada pela disputa do segundo lugar entre Charles Leclerc e Sergio Pérez

A vitória no GP de Las Vegas, realizado neste domingo (19), coloca Max Verstappen em um novo patamar na Fórmula 1. Isso porque o tricampeão alcançou a marca de triunfos de Sebastian Vettel e se colocou como terceiro piloto mais vencedor da história do esporte.

O pódio foi completado por Charles Leclerc e Sergio Pérez, respectivamente, que travaram uma intensa disputa pelo segundo lugar que só foi decidida nas últimas curvas.

O top-10 foi completado por Esteban Ocon, Lance Stroll, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, George Russell, Fernando Alonso e Oscar Piastri.

O GP de Las Vegas foi um dos mais movimentados da F1 2023 e seu resultado foi bastante influenciado pelas intervenções do safety-car.

Charles Leclerc superou Sergio Pérez para ficar com o segundo lugar em Las Vegas (Foto: Ferrari)

Confira o que disseram os vinte pilotos após o GP de Las Vegas:

Max Verstappen, vencedor: Verstappen celebra vitória em “corrida difícil, mas muito divertida” em Las Vegas

Charles Leclerc, segundo: Leclerc lamenta 2º lugar em Las Vegas, mas reconhece: “Melhor que podia fazer”

Sergio Pérez, terceiro: Pérez admite que “não estava esperando” ultrapassagem de Leclerc em Las Vegas

Esteban Ocon, quarto: Ocon afirma que “astros se alinharam” para 4ª posição em Las Vegas: “Foi muito bom”

Lance Stroll, quinto: Stroll exalta largada e diz que teve “corrida divertida” no GP de Las Vegas

Carlos Sainz, sexto: Sainz vibra com recuperação em Las Vegas após “primeira volta de ar sujo e pneus frios”

Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton elogia pista de Las Vegas após GP “difícil”: “Não esperava que fosse tão boa”

George Russell, oitavo: Russell admite culpa por acidente com Verstappen em Las Vegas: “Na minha conta”

Fernando Alonso, nono: Alonso se diz feliz por pontuar em Las Vegas após “ficar de frente para o lado errado”

Oscar Piastri, décimo: Piastri diz que “esperava mais” em Las Vegas, apesar de “ritmo surpreendente” da McLaren

Pierre Gasly, 11º: “A principal razão foi que tive desgaste no pneu duro depois de cinco ou seis voltas. Os pneus nunca se recuperaram disso, razão pela qual as últimas 25 voltas foram muito dolorosas. É claro que isso é frustrante, porque o começo foi ótimo. Eu sabia que tínhamos uma grande chance. Mas então com os pneus duros foi apenas um pesadelo.”

Alexander Albon, 12º: “Sofri muito com o desgaste. Foi difícil para nós e o safety-car não ajudou, já que a maioria dos pilotos conseguiu uma parada nos boxes sem perder muito tempo. Eu poderia administrar minha própria corrida, mas tive de forçar um pouco mais e isso cria um ciclo que é difícil de lidar. Há alguns aspectos positivos deste fim de semana, por isso não é de todo ruim, mas obviamente é um pouco frustrante sair sem pontos. Continuaremos esta luta pelo sétimo lugar até o fim.”

Mesmo com a boa classificação, Alexander Albon saiu zerado de Las Vegas (Foto: AFP)

Kevin Magnussen, 13º: “Sinto que tivemos degradação e ritmo para marcar pontos, mas não o fizemos, por isso preciso rever e entender como poderíamos ter feito melhor. Parece que tivemos uma boa degradação e ritmo na corrida, mesmo no final de cada stint. Houve muita evolução na pista ao longo da corrida, o que foi bom e parte do desafio. Eu gostei.”

Daniel Ricciardo, 14º: “Eu estava entrando na corrida otimista. Sabíamos que teríamos dificuldades com o início e reinício da corrida hoje porque perdemos algo aqui neste fim de semana em relação aos pneus e não é fácil fazê-los funcionar nesta superfície escorregadia quando está frio e eles são novos. Pensamos que poderíamos fazê-los trabalhar depois de algumas voltas e voltar ao pelotão, mas nunca chegamos lá. Não é uma desculpa, é apenas algo que faltou e com que lutamos neste fim de semana e iremos avaliar na nossa análise pós-corrida. Alguns carros estavam enfraquecendo no final da corrida, então tínhamos um pouco mais de ritmo que eles, mas ainda não estávamos entre os dez primeiros. Vamos correr novamente na próxima semana em um circuito de downforce médio, então estou otimista.”

Guanyu Zhou, 15º: “A corrida foi bastante divertida para mim esta noite, com algumas boas batalhas e boas jogadas, embora no final não tenhamos conseguido nenhum ponto. Tive de tomar medidas evasivas no início, então não pude realmente tirar vantagem do caos que estava à minha frente, e optamos por parar quando o safety-car entrou. Isso significou ter de fazer 30 voltas com pneus médios. A estratégia funcionou bem e me permitiu ganhar algumas posições e entrar em uma batalha com Lewis [Hamilton] e Fernando [Alonso ] mas, sem mais chances de entrar no box, fiquei exposto nas últimas dez voltas. Quando os pneus acabaram, meus tempos de volta começaram a piorar e terminei em 15º.”

Logan Sargeant, 16º: “Honestamente, não acho que fizemos muita coisa errada hoje. Como equipe, ficamos em 5º e 6º após a primeira volta, que era o objetivo. Senti que fomos relativamente bem naquele primeiro stint, mas como era esperado, os carros mais rápidos começaram a aparecer no final. Seguimos a nossa estratégia e lutamos pelo pneu duro com o plano de ir até ao fim. Não creio que estivéssemos em uma posição ruim até o segundo safety-car aparecer e isso acabou com qualquer chance. Nós realmente não tínhamos nenhuma opção de entrar e colocar outros pneus. Outros o fizeram, o que os colocou em vantagem, mas tentamos aguentar até ao fim. No fim de semana, maximizamos nosso plano e executamos bem, mas hoje foi apenas um pouco de azar.”

Valtteri Bottas teve a corrida atrapalhada por Alonso logo na curva 1 (Foto: AFP)

Valtteri Bottas, 17º: “Larguei numa posição muito forte, mas, infelizmente, a minha corrida ficou praticamente arruinada na primeira curva. Após o contato com Fernando [Alonso], fui atingido na traseira, danificando meu difusor e comprometendo qualquer chance de progredir e recuperar as posições que eu tinha perdido. Depois disso foi uma corrida longa, com falta de ritmo e também de aderência. Obviamente, foi realmente decepcionante, especialmente porque estávamos confiantes de que poderíamos ter tido um bom resultado hoje e nunca tivemos a oportunidade de mostrar o nosso verdadeiro desempenho.”

Yuki Tsunoda, 18º: “Dividimos a configuração entre os nossos dois carros e arriscamos um pouco com o meu carro, mas no final não funcionou. Tive uma largada limpa hoje e fiquei feliz por ter me mantido longe de problemas, o que nos permitiu ganhar algumas posições, mas infelizmente não tivemos ritmo para terminar entre os 10 primeiros. Estamos felizes por termos nos desafiado porque sabíamos que teríamos dificuldades com nosso ritmo, então tivemos de tentar algo, e gostei do desafio. Hoje não valeu a pena, mas no final não importou, pois precisei abandonar. Olhando para Abu Dhabi, ainda teremos como objetivo somar pontos. Tudo pode acontecer, então vamos tentar o nosso melhor.”

Nico Hülkenberg,19º: “Algo aconteceu e perdi potência, então vamos investigar. Achei que o ritmo de corrida não estava tão ruim, na verdade, tive uma boa largada, mas com o acidente na curva 1 tive de dar a volta por fora e perdi muitas posições, então já estava atrás. Depois disso, me senti bastante confortável no carro e senti que tínhamos mais ritmo, mas sempre havia tráfego e, para evitar o alto desgaste, você não podia forçar tanto quanto queria, então isso nos limitou. No geral, eu diria que foi uma das melhores corridas.”

Lando Norris, 20º: Norris lamenta “final triste” com acidente em Las Vegas: “Ritmo era promissor”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.