Confira declarações dos pilotos após classificação do GP dos EUA de Fórmula 1 2023

Charles Leclerc garantiu a pole do GP dos EUA em uma classificação tranquila em Austin. Confira tudo que os pilotos falaram após a abertura do fim de semana da 18ª etapa de 2023

Recebendo a segunda etapa da Fórmula 1 no país em 2023, o Circuito das Américas abriu o fim de semana do GP dos Estados Unidos nesta sexta-feira (20), com o único treino livre da 18ª etapa da temporada e a classificação para a prova de domingo. No fim, Charles Leclerc foi soberano e garantiu a ponta para a Ferrari após ver Max Verstappen ter sua volta deletada por ultrapassar os limites de pista.

Lando Norris larga em segundo com a McLaren, Lewis Hamilton sai em terceiro pela Mercedes e Carlos Sainz, companheiro de Leclerc, é o quarto. George Russell inicia a corrida na quinta posição, seguido por Verstappen e Pierre Gasly, da Alpine.

Por fim, Esteban Ocon, Sergio Pérez e Oscar Piastri completam o grupo dos dez primeiros colocados no grid de Austin.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. No sábado, a classificação sprint acontece às 14h30 (de Brasília, GMT-3), com a largada da prova curta às 19h.

Já no domingo, a corrida oficial larga às 16h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação, corrida curta e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

Lando Norris, Charles Leclerc e Lewis Hamilton largam nas três primeiras posições nos EUA (Foto: AFP)

Confira as declarações após a classificação do GP dos EUA:

Charles Leclerc, primeiro: Leclerc festeja “ótimo trabalho em equipe” da Ferrari nos Estados Unidos desde treino livre

Lando Norris, segundo: Norris celebra 2º lugar no grid dos EUA, mas aponta: “Tínhamos o suficiente para pole”

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton se derrete por casa do GP dos EUA após 3º lugar no grid: “Nível de Silverstone”

Carlos Sainz, quarto: Sainz valoriza 4º lugar no grid do GP dos EUA e promete “brigar por pole da sprint”

George Russell, quinto: Russell comemora 5º lugar no grid dos EUA: “Parecia que nem chegaria ao Q3”

Max Verstappen, sexto: Verstappen diz que “julgou mal” curva no Q3, mas espera “domingo mais divertido” nos EUA

Pierre Gasly, sétimo: Gasly vibra com força da Alpine “desde o começo do dia” da classificação do GP dos EUA

Esteban Ocon, oitavo: Ocon aprova classificação da Alpine nos EUA, mas admite: “Tínhamos um pouco mais a tirar”

Sergio Pérez. nono: Pérez lamenta 9º lugar no grid dos EUA e diz que mudanças da Red Bull “não funcionaram”

Oscar Piastri, décimo: “Não foi minha melhor classificação. O ritmo no carro era bem forte, apenas não consegui. Vamos tentar novamente amanhã. O ritmo que temos é bem sólido. Então, se tirarmos os erros, devemos conseguir um resultado melhor na classificação da sprint amanhã”.

Sem destaque, Oscar Piastri vai largar em décimo em Austin (Foto: McLaren)

Yuki Tsunoda, 11º: “Estou feliz com minha performance, mas acho que uma mínima diferença na minha pilotagem me colocaria no Q3. Então, me sinto frustrado. No entanto, alguns times na minha frente colocaram os dois carros no top-10, então, sinto que extraímos a performance do nosso carro hoje. P11 não é uma posição ruim de se largar no domingo porque estamos próximos dos pontos, então, estou ansioso. Nosso ritmo durante a manhã no TL1 não parecia ruim, então, o potencial está ali para amanhã e domingo. É bom ter Daniel de volta. Não é fácil ter um treino livre e imediatamente ir para a classificação, porque não há muito tempo para se acostumar com a velocidade, mas ele fez um bom trabalho e já nos deu um bom feedback, por isso conseguimos chegar em 11º”

Guanyu Zhou: 12º: “Acredito, olhando para os resultados de hoje, que estamos definitivamente na briga por pontos no domingo. Melhoramos enquanto equipe, apesar de alguma dificuldade no treino livre. Entre os treinos, melhoramos o equilíbrio, algo que nos permitiu a ganhar ritmo e classificação bem até brigar pelo Q3. No fim, ficamos fora por menos de 0s3. Resultado positivo, mas temos sentimentos mistos e precisamos avançar. Podemos ficar satisfeitos com o trabalho de hoje, e fico confiante que teremos um sábado mais limpo. As equipes mais velozes contam com vantagem em ritmo, mas, definitivamente, podemos desafiar nossos rivais principais e escalar até o top-10.”

Valtteri Bottas, 13º: “O resultado de hoje não foi ruim, e acho que é promissor ficar perto assim do top-10. Com uma largada decente, podemos construir algo e lutar por pontos na corrida do domingo. Está quente aqui, mas menos úmido, o que deixa mais confortável de guiar em comparação com as corridas mais recentes, tipo Singapura e Catar. Encontrar o equilíbrio certo com apenas uma hora de treino não é fácil e, obviamente, muita coisa pode melhorar. Mas é assim com todos. Minha maior dificuldade hoje foi o superaquecimento dos pneus no último setor da pista, o que dificultou a acertar voltas limpas. Mas não estamos longe do top-10, o que foi o principal de hoje. Amanhã será um dia isolado, com sua própria classificação e corrida. O nosso foco é a corrida do domingo, mas queremos qualquer chance de pontuar.”

Kevin Magnussen, 14º: “Tivemos alguns sinais positivos com um carro atualizado, mas não acho que maximizamos tudo. Creio que há mais a tirar e estou animado de ver como será o rendimento na corrida sprint. A corrida do domingo é a grande questão, especialmente para ver se conseguimos cuidar de nossos pneus um pouco melhor. Não esperávamos ser mais competitivos que isso em volta lançada. Estamos mais em busca de melhorar questões de consistência, sobretudo em ritmo de corrida.”

Daniel Ricciardo, 15º: Ricciardo valoriza 15º lugar no grid dos EUA: “Resultado não tem nada a ver com a mão”

Em retorno à Fórmula 1, Daniel Ricciardo será o 15º no grid dos EUA (Foto: Red Bull Content Pool)

Nico Hülkenberg, 16º: “Foi uma segunda volta com azar, uma vez que era ela que contava de verdade por causa da melhora da pista e nós fomos atrapalhados. As duas Red Bull interferiram com a volta por estarem em locais estranhos, algo que me fez perder um pouco de tempo e foi a diferença. Foi o primeiro dia de uso das novas atualizações e tivemos somente uma hora de treino e classificação, então ainda temos de entender mais. Eu não estava feliz com o carro de manhã, mas ficou bem melhor depois de mudanças de setup. Poderíamos ter feito bastante hoje, então é frustrante.”

Fernando Alonso, 17º: Alonso diz que fez “máximo” apesar de cair no Q1 e fala em usar GP dos EUA “como teste”

Alexander Albon, 18º: “O carro estava bem diferente do TL1. Me senti meio desconectado, o que pode acontecer quando o vento aumenta. Isso significa que conseguir uma volta limpa foi muito difícil, e minha volta não foi boa. O carro era melhor do que o Q1 hoje, então é meio frustrante”.

Lance Stroll, 19º: “Indo para a classificação com apenas cinco voltas no FL1 sempre será um desafio, mas sinto que atualmente me acostumo com o AMR23 bem rápido. O problema hoje foi apenas não ter ritmo. Esperávamos um pouco mais, então é um resultado decepcionante, mas é uma boa pista de correr e ultrapassagem é possível, então, existirão oportunidades no domingo”.

Logan Sargeant, 20º: “Uma pena que não fui bem hoje, mas é bom pilotar em casa. Foi uma sessão complicada. O carro parecia de cabeça para baixo comparado com a manhã, foi muito estranho. Vamos analisar e ver o que podemos fazer amanhã”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.