Ferrari se vale de punições e ganha nova chance. Mas precisa driblar Verstappen

O primeiro dia de treinos livres na Itália viu uma Ferrari rápida, tentando capitalizar em cima de punições alheias e de si própria. De novo, a escuderia tem uma chance de neutralizar a sequência vitoriosa de Max Verstappen, mas, para isso, terá de ser perfeita como nunca nessa temporada

A Ferrari fez as manchetes italianas nesta sexta-feira (9) ao dominar os primeiros treinos livres para sua etapa de casa. Uma vez mais, a escuderia vermelha (e amarela neste fim de semana) tenta se dissociar da desastrosa temporada que vive e busca certo fôlego diante de sua torcida. Charles Leclerc liderou as ações na sessão que abriu os trabalhos, enquanto Carlos Sainz foi o mais rápido à tarde. Os ferraristas parecem ter um plano, até porque – e também diante do cenário que se desenha para a formação do grid – é imperativo que a equipe chefiada por Mattia Binotto deixe Monza com uma vitória no domingo.

Só que não será tão simples assim, apesar de uma interessante lista de punições no grid, que inclui também os nomes de Max Verstappen, Lewis Hamilton e de Sainz. Sim, a Ferrari vai promover uma série de mudanças no motor e na caixa de câmbio, o que vai fazer o espanhol sair do fundo do pelotão. A ideia é também aliviar o peso do carro e ganhar alguns quilômetros por hora a mais em um traçado de alta velocidade. Como se sabe, a velocidade de reta não é bem o forte da F1-75, mas os engenheiros de Maranello optaram um acerto mais extremo dessa vez. Como Leclerc já vem de uma troca de componentes na Bélgica, é ele quem deve liderar os italianos agora.

De fato, o carro vermelho apresentou uma performance forte e deixou uma boa impressão, como definiu Verstappen depois. Mas há com que se preocupar. Embora o desempenho de classificação pareça muito consistente – Sainz foi 0s143 melhor que Verstappen no TL2 quando liderou em 1min21s664 –, o ritmo de corrida ficou aquém. Na média, a Ferrari é mais lenta que a Red Bull. E isso pode fazer diferença.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

TUDO SOBRE A SEXTA-FEIRA DE TREINOS LIVRES DA F1 NA ITÁLIA | Briefing

No entanto, há um ponto positivo: os taurinos não foram capazes de impor a enorme performance de Spa-Francorchamps desta vez. Na Bélgica, onde Max também despencou no grid por conta de outra punição, a distância na disputa do pole foi de quase 0s7. Agora, a tabela parece bem mais equilibrada, o que faz com que os ferraristas tenham uma nova chance de tentar quebrar a série de vitórias do líder do campeonato.

“A sensação que o carro gerou foi boa. Ainda não chegamos na melhor janela de rendimento no que diz respeito ao equilíbrio, mas tentamos muitas coisas diferentes ao longo o dia e sabemos em qual direção queremos seguir”, explicou Leclerc, que ficou a 0s050 da melhor marca de Verstappen nesta sexta. “Nosso ritmo de corrida parece mais forte que o de classificação. Desta forma, se conseguimos juntar todas as peças, nosso potencial é bom para que tenhamos um fim de semana sólido”, emendou.

Entre os ferraristas, está Verstappen. O atual campeão até reconheceu o desempenho dos oponentes, mas assegurou que nada disso preocupa, mesmo tendo de cumprir uma sanção no grid pela troca de elementos da unidade de potência – Max vai perder cinco colocações. E o holandês realmente tem razão: a Red Bull segue tendo o carro mais eficiente do grid e pode até se dar ao luxo de permitir que seus dois pilotos sejam punidos ao mesmo tempo por alterações em peças do motor. Sergio Pérez também terá de escalar o pelotão. “Nós tivemos um dia razoável hoje”, avaliou o chefe Christian Horner.

“Testamos pneus e diferentes níveis de downforce, e Max certamente encontrou o equilíbrio que o deixou feliz e acho que Checo [Pérez] está cada vez mais perto disso agora”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM
+O dia em que Hamilton tomou uma bela bronca da rainha Elizabeth
+Elizabeth II nutriu amizade com Stewart que durou mais de 50 anos
+”Mulher incrível”: mundo do esporte a motor reage a morte da rainha Elizabeth II

Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

“Também temos as punições para pagar com os dois carros, o que vai nos colocar fora de sincronia, mas isso deve provocar uma corrida empolgante no domingo. Optamos por tomar a punição aqui em Monza seguindo o conselho do nosso parceiro de motores. Perder cinco posições aqui não é tão severo. Então menos cinco posições aqui e ganhar uma nova unidade de potência para as próximas corridas é bom”, completou.

Importante colocar aqui também que a Red Bull promoveu uma série de atualizações em seu RB18, sobretudo no que diz respeito ao assoalho. Assim como a Ferrari, os taurinos também trabalham para se desfazer de alguns de quilos a mais.

De qualquer maneira, a Red Bull entra no fim de semana favorita, considerando o que Verstappen fez em Spa há duas semanas, então, ainda que a diferença entre as duas ponteiras não seja a mesma agora, a Ferrari terá de ser perfeita se quiser ao menos vencer em casa.

E além das punições todas, há um terceiro elemento que pode servir de ajuda: a Mercedes não parece estar no páreo como sete dias atrás. O W13 não se adapta tão bem a circuitos de longos trechos de alta velocidade. O compromisso que os engenheiros precisam fazer em termos de acerto acaba por sacrificar demais a performance em reta.

“Em termos de ritmo, nossos concorrentes encontraram melhores respostas do que nós, então, vamos fazer uma análise detalhada para entender o que nos faltou. Sabemos que teremos um fim de semana muito parecido com Spa e, com a punição de Lewis, vamos ter de recuperar terreno para ele somar pontos”, reconheceu Andrew Shovlin, diretor da engenharia da esquadra prateada.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1. No sábado, o TL3 começa às 8h (de Brasília, GMT-3) e a classificação inicia às 11h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.