Rins vence GP arrebatador na Austrália. 3º, Bagnaia toma liderança da MotoGP

Philip Island, mesmo três anos longe do calendário, soube proporcionar uma reviravolta gigantesca para o campeonato da MotoGP 2022: vitória de Álex Rins, abandono de Fabio Quartararo e Francesco Bagnaia líder do Mundial

Depois de três anos longe do calendário, Philip Island soube proporcionar uma reviravolta gigantesca para o campeonato da MotoGP 2022. Num dia no mínimo trágico para Fabio Quartararo, que cometeu uma série de erros para, no fim, abandonar, Francesco Bagnaia tomou a liderança do Mundial de Pilotos, abrindo 14 pontos de vantagem para o francês. O italiano quase venceu, foi muito pressionado ao longo de toda a corrida, mas, no final, foi superado por Álex Rins!

O piloto da Suzuki, na última temporada da fábrica de Hamamatsu na classe rainha, teve performance incrível para impedir o italiano de vencer o GP da Austrália. Não ajuda tanto o atual campeão, mas minimiza o prejuízo.

Marc Márquez foi outro nome a brilhar, ameaçou com vontade o #63, mas ficou com o segundo lugar, do pódio — seu primeiro desde o retorno à MotoGP, após a quarta cirurgia no braço direito e o 100º na MotoGP. Bagnaia ficou em terceiro, mas pode sorrir com a vantagem para o piloto da Yamaha.

LEIA TAMBÉM
# Guevara se impõe em GP da Austrália eletrizante e vence Moto3 com antecedência
# Guevara acerta estratégia, faz campanha destacada e tem título incontestável na Moto3

Álex Rins venceu na Austrália (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Agora garantido como novato do ano, Marco Bezzecchi aparece na sequência, diante de Enea Bastianini. Luca Marini, Jorge Martín, Johann Zarco, Aleix Espargaró e Brad Binder completam o top-10.

Com o resultado deste GP da Austrália, agora só quatro pilotos mantêm as chances matemáticas de título. Bagnaia lidera o campeonato com 14 pontos de vantagem para Quartararo, que tem 13 de frente para Aleix Espargaró, o terceiro colocado. Enea Bastianini fecha o top-4, 42 pontos atrás de Pecco.

Atualização: por ter causado a queda de Jack Miller, Álex Márquez foi sancionado pelo Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e terá de cumprir uma volta longa no GP da Malásia da próxima semana.

A MotoGP volta na semana que vem com o GP da Malásia, em Sepang, penúltima etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

Saiba como foi o GP da Austrália de MotoGP:

Com o sol aparecendo entre nuvens em Phillip Island, a MotoGP encontrou a temperatura ambiente na casa dos 14°C, com o asfalto chegando a 35°C às vésperas da antepenúltima etapa da corrida. A umidade relativa do ar era de 60%, com o vento soprando no sentido norte a 18 km/h.

Na saída para dos boxes, a escolha de pneus foi bastante variada. As Aprilia calçaram o dianteiro duro, assim como as Gresini, as Honda, Álex Márquez, as KTM,Raúl Fernández, as duas Yamaha e Cal Crutchlow. As Ducati, as Pramac, as VR46, Tetsuta Nagashima, Remy Gardner, as Suzuki e Darryn Binder optaram pelo médio.

No caro da traseira, a maioria escolheu o duro, mas as Tech3, as Suzuki e Cal Crutchlow foram de médios. Marc Márquez foi o único a ir para a pista com um pneu traseiro macio.

Antes da largada, porém, várias mudanças de calçados: Miller, Pecco, Nagashima e Álex Márquez mudaram para o médio traseiro. Di Giannantonio, Quartararo, Viñales e Aleix Espargaró colocaram médio dianteiro. Martín apostou no dianteiro duro, enquanto Mir, Rins, Fernández e Gardner colocaram duros na traseira.

Na hora da largada, os 40.197 espectadores viram o pole Martín sustentar a liderança, com Marc Márquez saindo muito bem para tomar o segundo posto, diante de Aleix Espargaró e Fabio Quartararo.

Largada da MotoGP em Phillip Island (Vídeo: MotoGP)

Depois de uma saída ruim, Francesco Bagnaia passou Quartararo com uma manobra agressiva por dentro na Southern Loop e logo foi para cima de Aleix para assumir o terceiro posto. O italiano começou o GP bastante agressivo.

Na ponta, Martín e Márquez tinham se afastado um pouco, já abrindo 0s8 em relação a Pecco. Aleix, por outro lado, ia pressionando, mas errou na Doohan e cedeu alguns décimos ao piloto da Ducati.

Ainda na volta 2, Miller passou Luca Marini e tomou a sexta colocação, coladinho em Quartararo, que não segurou o dono da casa por muito tempo. Enquanto Jack ia na direção de Aleix, Fabio ficou para ser pressionado por Marini.

Jorge Martín e Marc Márquez descolaram um pouquinho do pelotão no início da corrida (Video: MotoGP)

No giro seguinte, Miller passou Aleix e tinha Bagnaia 0s3 à frente. Marini conseguiu passar Quartararo, enquanto Aleix até deu o troco em Jack, mas teve resposta.

Na volta 4, Quartararo errou na Miller, a curva 4, e escapou da pista. O francês conseguiu se manter na prova, mas despencou para 22º, 5s5 atrás do líder. Fabio logo passou Morbidelli, mas estava muito longe de conseguir não só pontuar, mas de fazer uma soma expressiva.

Na sequência, Miller passou Bagnaia pelo terceiro posto, já 0s459 atrás de Márquez. O italiano, porém, devolveu e manteve a posição. Mais à frente, Márquez seguia empenhado em acompanhar o ritmo de Martín, que sustentava uma diferença de 0s3.

Jack Miller atacou o companheiro de Ducati (Vídeo: MotoGP)

Destaque ao longo do fim de semana, Álex Rins entrou na brincadeira dos ponteiros e passou Aleix e Miller para tomar a quarta colocação. O piloto da Suzuki, então, passou a cortar a diferença para tentar chegar em Pecco.

Alex não demorou a chegar em Bagnaia e subiu para o terceiro lugar, reduzindo rapidamente a margem em relação a Márquez. O piloto da Honda, aliás, também vinha chegando em Martín.

Na volta 9, um susto e uma decepção para a Ducati: Álex Márquez abalroou a traseira de Miller na curva que leva o nome do piloto, causando o abandono. O incidente, claro, será investigado pelo Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Álex Márquez derrubou Miller na curva Miller (Foto: reprodução)

Pouco depois, já na volta 11, Rins conseguiu passar Márquez pelo segundo lugar, já 0s121 atrás de Martín. Bagnaia era o quarto, diante de Bezzecchi, Aleix Espargaró e Brad Binder.

O dia ruim de Quartararo, por outro lado, ficou ainda pior, já que ele caiu na Southern Loop, a curva 2, e abandonou a corrida.

Na ponta, Rins deu uma primeira olhadinha por dentro de Martín, mas o piloto da Pramac segurou. Atrás, Pecco tentou passar Márquez, mas o hexacampeão segurou.

Fabio Quartararo abandonou após queda (Foto: Reprodução)

Exatamente na metade da corrida, Rins conseguiu passar e tomar a liderança, com uma manobra por dentro, mas abriu a porteira e facilitou o troco. Álex, então, insistiu na Stoner e passou de novo, com Bagnaia aparecendo para tomar a segunda colocação. Márquez vinha em terceiro, com Jorge caindo para quarto.

Antes mesmo de abrir a volta 15, Bagnaia tomou a ponta aproveitando o motorzão da Ducati. Rins seguiu na pressão, mas escapuliu da linha e viu Márquez passar. Bezzecchi também chegou no grupo e tomou o quarto lugar de Martín.

Restando dez voltas para a corrida, o top-5 seguia bem juntinho. E Martín tentava se recuperar. O espanhol atacou Márquez por dentro na 8 e tomou o terceiro posto, 0s101 atrás de Rins.

Com 8 voltas para o fim, Rins foi para cima de Bagnaia e retomou a liderança da corrida. Mais atrás, Bezzecchi passou Marc Márquez e ficou com o terceiro lugar, com Martín descendo para terceiro.

Pecco, porém, aproveitou a reta para recuperar o comando, com Marco passando Rins para atuar como escudeiro. Ou não, porque as Ducati não são muito disso — mas eles são amigos e colegas da Academia de Pilotos VR46. Marc Márquez também superou o espanhol da Suzuki, subindo para terceiro.

Marc tentou pressionar Bez, mas o novato conseguiu sustentar a posição. Pouco depois, Rins foi para cima do hexacampeão, retomando o terceiro posto. Marc ficou meio desnorteado e caiu para quinto, atrás de Martín.

Franco Morbidelli completou o dia terrível da Yamaha com abandono já na reta final da corrida.

Mesmo sacodindo aqui e ali, Marc Márquez conseguiu passar Martín e voltou ao quarto posto, ainda tentando pressionar Rins pelo pódio.

Com três voltas para o fim, Johann Zarco tomou a nona colocação de Aleix Espargaró, que devolveu a manobra para tentar manter a posição.

Enquanto isso, Rins e Márquez montaram um dueto e tiraram Bezzecchi do pódio em manobras seguidas. Bagnaia seguia na ponta, mas só com 0s244 de margem.

Álex Rins é o sétimo vencedor diferente da temporada 2022 da MotoGP (Vídeo: MotoGP)

Álex logo colou no ponteiro, mas foi superado por Márquez com duas voltas para o fim. O piloto da Suzuki não abiu mão do ataque e retomou o segundo posto para, pouco depois, já na última volta, tomar a liderança de Pecco.

Na Southern Loop, Rins tomou o comando de Bagnaia, com Márquez dando o bote no italiano pouco depois. Bez e Marini vinham em seguida, mas Bastianini passou Luca pouco depois.

MotoGP 2022, GP da Austrália, Phillip Island, Corrida:

1Á RINSSuzuki40min50s65427 voltas
2M MÁRQUEZHonda+0.186 
3F BAGNAIADucati+0.224 
4M BEZZECCHIVR46 Ducati+0.534 
5E BASTIANINIGresini Ducati+0.557 
6L MARINIVR46 Ducati+0.688 
7J MARTÍNPramac Ducati+0.884 
8J ZARCOPramac Ducati+3.141 
9A ESPARGARÓAprilia+4.548 
10B BINDERKTM+5.940 
11P ESPARGARÓHonda+11.048 
12M OLIVEIRAKTM+13.606 
13C CRUTCHLOWRNF Yamaha+13.890 
14D BINDERRNF Yamaha+14.526 
15R GARDNER Tech3 KTM+19.470 
16R FERNÁNDEZTech3 KTM+20.645 
17M VIÑALESAprilia+22.167 
18J MIRSuzuki+23.489 
19T NAGASHIMAHonda+39.618 
20F DI GIANNANTONIOGresini Ducati+39.633 
21F MORBIDELLIYamahaAbandonou 
22F QUARTARAROYamahaAbandonou 
23J MILLERDucatiAbandonou 
24A MÁRQUEZLCR HondaAbandonou 

LEIA TAMBÉM
# Agressor de Booth-Amos é demitido e deixa paddock da Moto3 após GP da Malásia
# Dorna expande Road to MotoGP e anuncia Talent Cup e MiniGP na América Latina
# Ducati pode — e deve — usar ordens de equipe na MotoGP. Mas sem queimar plano B
# Quartararo precisa incorporar versão 2021 para bater de frente com ‘pacote Ducati’
# Mérito ou queda no colo: Bagnaia foi premiado com chance de título na MotoGP 2022?
# Aleix Espargaró é espectador de Quartararo x Bagnaia e precisa torcer por imprevisível
# Navarro cai e é atingido por Corsi, mas prova da Moto2 segue com socorro sem maca

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.