López domina GP de San Marino e vence 1ª na Moto2. Fernández é 3º e retoma liderança

Alonso López atacou Celestino Vietti no momento certo e precisou apenas gerenciar sua vantagem na corrida do GP de San Marino para vencer pela primeira vez na temporada e na carreira

MARTÍN FOI RIVAL FORTE, MAS BASTIANINI É ESCOLHA CERTA PARA DUCATI NA MOTOGP

Alonso López só precisou atacar Celestino Vietti na largada para conquistar, no GP de San Marino e da Riviera de Rimini, a primeira vitória da carreira na Moto2. O piloto da Speed Up, após ultrapassar o #13, teve apenas de se preocupar em não errar para triunfar de forma tranquila, sem ameaças, neste domingo (4), em Misano.

Arón Canet galgou algumas posições para terminar no segundo lugar do pódio, a 1s253 de López. Augusto Fernández fecha o top-3 depois de boa disputa com Albert Arenas e também retoma a liderança do campeonato. O piloto da Apar ficou em quarto lugar, à frente de Ai Ogura.

Alonso López venceu em Misano (Foto: Speed Up)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Tony Arbolino apareceu na sexta colocação. Completam o top-10: Pedro Acosta, Somkiat Chantra, Joe Roberts e Jeremy Alcoba.

Com o resultado, Augusto Fernández chega a 198 pontos e recupera a liderança do Mundial, agora com quatro pontos de frente para Ai Ogura, o segundo colocado. Canet sobe para terceiro, com 41 pontos a menos que líder. Vietti cai para quarto, com 42 tentos a menos que o piloto da Red Bull KTM Ajo. Tony Arbolino fecha o top-5.

A Moto2 volta às pistas no próximo dia 18 de setembro para o GP de Aragão, no MotorLand. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

Saiba como foi o GP de San Marino e da Riviera de Rimini de Moto2:

Em um domingo de céu parcialmente nublado, a Moto2 entrou na pista com os termômetros marcando 28°C e o asfalto chegando a 39°C. A umidade relativa do ar estava na casa dos 59%, com o vento soprando a 8 km/h.

Para este GP de San Marino e da Riviera de Rimini, a escolha de pneus foi quase uniforme. Todos os pilotos calçaram o dianteiro 3, a opção mais dura disponibilizada pela Dunlop. Na traseira, a maioria ficou com o Val7, o mais resistenta, exceto Tony Arbolino, Ai Ogura, Manu González e Zonta van der Goorbergh, que apostaram pelo 0, o macio.

Quando a largada foi dada em Misano, o pole-position Celestino Vietti até saiu bem, mas foi superado por Alonso López na curva 1 e engolido por Albert Arenas na 2. A 2, aliás, marcou o adeus de Jake Dixon da corrida, já que o britânico caiu ainda nos primeiros metros.

Largada da Moto2 em Misano (Vídeo: MotoGP)v

Vietti chegou a perder também o terceiro lugar, mas logo se recompôs, se instalando diante de Arón Canet, Ai Ogura, Fermín Aldeguer e Augusto Fernández.

Na liderança, López abriu 0s5 de margem logo de cara. Companheiro de Speed Up, Aldeguer escapou da pista e caiu para sétimo, mas logo reagiu e passou Fernández para subir uma posição.

Na volta 4, a vantagem de López na liderança começou a cair rapidamente. Depois de beirar os 0s6, a diferença em relação a Arenas chegou a 0s2, com o piloto da Aspar subindo a pressão pela liderança e trazendo junto Vietti, Canet e Ogura. Fernández também aumentou o ritmo para colar no pelotão e seguir vivo na briga.

Vietti perde posições e tenta voltar à ponta (Vídeo: MotoGP)

Na volta 7, pouco depois de a direção de prova anunciar uma punição da volta longa por cortar caminho, Aldeguer caiu na curva 1, mas escapou de lesões. Fermín logo levantou e correu para a moto, mas abandonou pouco depois.

Instantes depois, aliás, Lorenzo Dalla Porta caiu na 15 e também abandonou. O italiano também escapou de lesões maiores. Senna Agius, que tinha se envolvido em um incidente mais cedo com Filip Salac, abandonou a corrida na sequência.

Enquanto isso, López desgarrou do pelotão, abrindo 0s9 de margem para Arenas. Vietti, porém, ia junto com o piloto da Aspar, mas, sem conseguiu passar, acabou superado por Canet, que avançou para terceiro. Ogura era o quinto, Dante de Fernández.

Com 16 voltas para o fim, mais um golpe nas pretensões de título de Celestino Vietti: o italiano caiu na curva 4 e abandonou a briga pelo pódio. O piloto da VR46 até voltou para a corrida, mas apenas na 22ª colocação.

A queda de Celestino Vietti: mais um golpe no sonho de título (Foto: Reprodução/MotoGP)

Wild-card neste GP de San Marino, Mattia Pasini vinha crescendo na corrida, mas, com 13 voltas para o fim, o italiano caiu na curva 4 e abandonou.

No giro seguinte, Canet conseguiu passar Arenas para tomar a segunda posição, mas já com 1s587 de atraso para López, o líder da disputa.

Com sete voltas para o fim, Vietti recolheu para os boxes e deu o GP de San Marino por encerrado depois da queda de mais cedo.

Enquanto isso, Canet até reduziu um pouco da margem de López na ponta, mas o piloto da Speed Up respondeu subindo o ritmo e voltando a engordar a margem na liderança da corrida.

Fernández, por outro lado, não só cortou a diferença como conseguiu passar e tomar a terceira posição de Arenas, com uma manobra por dentro na curva 6. O piloto da Aspar, contudo, deu o troco e ficou com a posição.

Com três voltas para o fim, Fernández passou de novo e voltou ao pódio. Enquanto isso, Canet tinha cortado para 1s3 a margem de López na ponta. Quinto, Ogura vinha mais de 4s atrás de Arenas.

Uma vez na frente, Augusto subiu o ritmo e passou a se afastar de Albert para assegurar o terceiro posto. À frente de Ogura, o piloto da Red Bull KTM Ajo vinha reassumindo a liderança do Mundial de Moto2.

López recebeu a bandeirada para a primeira vitória da carreira na Moto2 com 1s253 de vantagem para Canet, com Fernández fechando o pódio.

Moto2 2022, GP de San Marino e Riviera de Rimini, Misano, Corrida:

1A LOPÉZSpeed Up Boscoscuro40min35s33225 voltas
2A CANETHP40 Kalex+1.253 
3A FERNÁNDEZRed Bull KTM Ajo+3.305 
4A ARENASAspar GasGas+4.615 
5A OGURATeam Asia Honda+9.166 
6T ARBOLINOMarc VDS Racing Team+10.339 
7P ACOSTARed Bull KTM Ajo+10.434 
8S CHANTRATeam Asia Honda+12.377 
9J ROBERTSItaltrans Racing Team+18.242 
10J ALCOBAIntact GP+19.560 
11M SCHRÖTTERIntact GP+27.896 
12B BENDSNEYDERSAG Pertamina+28.452 
13B BALTUSRW Racing GP+30.991 
14C BEAUBIERAmerican Racing+38.371 
15A ZACCONEGresini Racing+41.690 
16M RAMÍREZForward MV Agusta+42.209 
17T HADASAG Pertamina+1:08.174 
18S D KELLYAmerican RacingAbandonou 
19C VIETTIVR46 Racing TeamAbandonou 
20M PASINIAspar GasGasAbandonou 
21N ANTONELLIVR46 Racing TeamAbandonou 
22S CORSIForward MV AgustaAbandonou 
23Z VAN DEN GOORBERGHRW Racing GPAbandonou 
24F ALDEGUERSpeed Up BoscoscuroAbandonou 
25L DALLA PORTAItaltrans Racing TeamAbandonou 
26S AGIUSMarc VDS Racing TeamAbandonou 
27J NAVARROHP40 KalexAbandonou 
28F SALACGresini RacingAbandonou 
29J DIXONAspar GasGasAbandonou 
30M GONZÁLEZVR46 Yamaha Master CampAbandonou 
31K KUBOVR46 Yamaha Master CampAbandonou 

LEIA TAMBÉM
Ducati decreta vitória em duelo com Martín e sobe Bastianini para equipe ‘A’ em 2023
Pramac reage a Ducati e confirma permanência de Martín e Zarco como titulares em 2023
Mir assina com Honda por dois anos e forma dupla campeã com Marc Márquez na MotoGP
RNF fecha par de 2023 com Oliveira e Fernández para estreia como satélite da Aprilia
Fernández se despede da KTM e diz que coração “sempre terá um pedaço laranja”
Anúncios de Honda e RNF deixam apenas 4 vagas abertas no grid de 2023 da MotoGP
FOTO: 89 dias após cirurgia, Marc Márquez volta a pilotar em teste em Aragão
# Martín se frustra e diz que escolha da Ducati por Bastianini foi “da arquibancada”
# Oliveira diz que ida para RNF foi em momento certo e elogia Aprilia: “Provou ser consistente”
# Marc Márquez confirma ida a Misano e planeja testar com Honda na terça-feira
# Quartararo e Bagnaia se rendem à “grande” Dovizioso: “Lutou com Marc Márquez no topo”
# Aleix Espargaró se anima e diz que Oliveira e Fernández “vão ajudar Aprilia a bater Ducati”
# Quartararo admite torcida para que retorno de Marc Márquez “destrua planos da Ducati”
# Marc Márquez recebe autorização médica e participa de testes com Honda em Misano

MOTOGP PRECISA DE CORRIDA SPRINT OU É BARCO FURADO?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.