Foggia vence GP em Misano. Guevara usa caos de García e toma liderança da Moto3

Dennis Foggia travou disputa com Izán Guevara em Misano e levou a melhor para vencer pela terceira vez no ano. O espanhol ficou em terceiro, mas tomou a liderança do campeonato da Moto3

MARTÍN FOI RIVAL FORTE, MAS BASTIANINI É ESCOLHA CERTA PARA DUCATI NA MOTOGP

A largada do pole-position Deniz Öncü até foi boa, mas o protagonismo da corrida da Moto3 em Misano foi, definitivamente, dividido entre Izán Guevara e Dennis Foggia. Após o #28 ultrapassar o turco, o italiano da Leopard aproveitou a deixa e iniciou a briga com o piloto da Aspar no GP de San Marino e Riviera de Rimini. Ambos ficaram trocando posições até as últimas voltas da prova, mas o #7 se deu melhor. É a terceira vitória dele no ano.

Atrás Dennis, que sobe para a Moto2 em 2023, apareceu Jaume Masià, que se aproveitou da confusão para passar Izán que, por sua vez, fechou na terceira posição do pódio. Ainda assim, foi ótimo negócio, já que o espanhol assume a liderança do campeonato. Deniz Öncü e Daniel Holgado fecham o top-5.

Foggia venceu em Misano (Foto: Leopard)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Tatsuki Suzuki aparece em sexto. Diogo Moreira teve uma boa largada, mas perdeu posições e fez uma prova tranquila para fechar em sétimo. Completam o top-10: Ivan Ortolá, John McPhee e Stefan Nepa.

Já para Sergio García, que chegou líder em Misano, foi uma prova para esquecer. O piloto da Aspar sofreu queda nas primeiras voltas e, embora tenha retornado à disputa, tomou bandeira preta e foi desclassificado.

Guevara agora é líder do Mundial de Pilotos com 204 pontos, 11 a mais que o companheiro de Aspar. Foggia é o terceiro na classificação, 35 tentos atrás do ponteiro. Masià vem em seguida, diante de Öncü. Moreira é o 14º na tabela.

A Moto3 volta às pistas no próximo dia 18 de setembro para o GP de Aragão, no MotorLand. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

Saiba como foi o GP de San Marino e da Riviera de Rimini de Moto3:

Apesar da previsão de chuva que ficou no ar em todo o fim de semana, o domingo começou com pista, mesmo com o céu parcialmente nublado. A temperatura estava em 27°C, com o asfalto na casa dos 33°C. A umidade relativa do ar era de 56%, com o vento soprando a 3 km/h.

A escolha de pneus para a corrida em Misano foi 100% uniforme: todos os pilotos calçaram o pneu dianteiro M3 e o traseiro S2, os mais macios disponíveis.

Na hora da largada, o pole-position Deniz Öncü saiu bem e manteve a ponta, com Diogo Moreira pulando para a segunda colocação, diante de Daniel Holgado. Logo em seguida, Izán Guevara tomou o segundo posto, diante do brasileiro. Também nos primeiros metros, Ayumu Sasaki e Niccola Carraro caíram na curva 4 e abandonaram a corrida.

Largada da Moto3 em Misano (Vídeo: MotoGP)

Na volta 2, Guevara atacou e tomou a liderança, com Moreira e Holgado aproveitando para também passar Öncü. Dennis Foggia seguiu o embalo, escoltado por David Muñoz. Holgado seguiu a tendência de ataques e tomou o segundo posto de Diogo.

Na volta 3, Andrea Migno caiu na curva 1 e abandonou a corrida. O italiano não sofreu lesões maiores.

Líder do Mundial, Sergio García vinha na oitava colocação depois de um incidente com Adrián Fernández na curva 1 logo na largada. O piloto da Aspar chegou a ser colocado para fora da pista, mas conseguiu se manter na corrida e agora tentava chegar na briga dos ponteiros.

Enquanto isso, Moreira estava de volta ao segundo posto, 0s254 atrás de Guevara. Foggia era o terceiro, seguido por Holgado, Muñoz, Öncü e García.

Foggia, então, lançou um ataque corajoso para cima do brasileiro e tomou a segunda colocação, com Dani também passando o brasileiro. Pouco depois, García tentou teve de escapar da pista depois de quase atingir a traseira de Öncü na 14. O espanhol seguiu na prova, mas, claramente impaciente, caiu pouco depois. Sergio levantou e voltou para a pista, mas só em 27º.

Sergio García caiu e colocou em risco a liderança do Mundial de Moto3 (Vídeo: MotoGP)

Guevara, por outro lado, seguia firme na liderança, agora com 0s331 de margem para Foggia. Holgado era o terceiro, seguido por Öncü, Muñoz, Masià, Tatsuki Suzuki e Moreira.

Na volta 7, García entrou nos boxes da Aspar, mas, depois de uma conversa com os mecânicos, foi enviado de volta à pista.

Alheio aos problemas do companheiro de equipe, Guevara permanecia firme, ampliando cada vez mais a liderança em Misano. Com 16 voltas para o fim, Izán já tinha 0s448 de margem em relação a Foggia, que confirmou no sábado que vai subir para a Moto2 em 2023 com a Italtrans.

Mais atrás, Suzuki conseguiu Öncü, que caiu para sexto. Na sequência, o turco passou a ser pressionado por Muñoz. Depois de resistir a um primeiro ataque, Deniz acabou ultrapassado e virou alvo de Moreira, que agora vinha em oitavo.

Aproveitando a velocidade da Honda da Leopard, Foggia cortou a vantagem de Guevara e, na volta 10, atacou para tomar a liderança na curva 10. Mais atrás, Moreira passou Öncü e assumiu o sétimo posto.

Foggia toma liderança de Guevara (Vídeo: Moto3)

Deniz, contudo, conseguiu responder e avançou não só em cima do brasileiro, mas também passou Muñoz para tomar o sexto lugar. Em seguida, passou Suzuki e voltou ao quinto posto. Moreira, então, passou David e se instalou em sétimo.

Com Foggia na liderança, o ritmo da corrida diminuiu, o que permitiu que o pelotão formado por Öncü e Suzuki voltasse a se aproximar dos ponteiros. O atraso que era de mais de 1s2 começou a cair e rapidamente baixou de 0s6.

Com nove giros para o fim, Masià foi para cima de Holgado e tomou a terceira posição, entrando no pódio pela primeira vez na corrida deste domingo.

Na passagem seguinte, a direção de prova deu bandeira preta a Sergio García, sinalizando que ele deveria se retirar da corrida. O espanhol já tinha recebido uma série de bandeiras azuis por estar atrapalhando outros pilotos mais rápidos na corrida.

Na mesma volta, Guevara aproveitou a freada da oito para retomar a liderança, mas, na Tramonto, a briga pela ponta envolveu o trio da ponta, com Holgado se esforçando para tirar uma casquinha. Foggia conseguiu manter a liderança, diante de Masià, Izán e Dani.

Na volta seguinte, Guevara tomou brevemente a liderança, mas Foggia respondeu no Curvone e manteve a ponta. Pouco depois, Masià tentou atacar Izán, que segurou a segunda posição.

Mais atrás, Stefano Nepa avançou e passou Moreira, que caiu para oitavo. Pouco depois, John McPhee também deixou o brasileiro para trás.

Diogo reagiu e recuperou a posição de McPhee, que também foi superado por Muñoz e desceu para décimo.

Na ponta, Guevara atacou Foggia brevemente pela ponta, mas não conseguiu sustentar na Quércia e foi superado por Masià e Öncü, caindo para quarto.

Na volta final, Öncü passou Masià para ser segundo, mas Jaume conseguiu recuperar pouco depois. Guevara atacou no momento seguinte, avançando para a segunda colocação. Na Carro, a curva 14, Masià respondeu e voltou ao segundo posto, onde recebeu a bandeirada atrás de Foggia.

Moto3 2022, GP de San Marino e Riviera de Rimini, Misano, Corrida:

1D FOGGIALeopard Honda39min21s86423 voltas
2J MASIÀRed Bull KTM Ajo+0.289 
3I GUEVARAAspar GasGas+0.334 
4D ÖNCÜTech3 KTM+0.453 
5D HOLGADORed Bull KTM Ajo+4.955 
6T SUZUKILeopard Honda+5.926 
7D MOREIRAMSI KTM+11.002 
8I ORTOLÁAngelus MTA KTM+11.188 
9J MCPHEESterilgarda Max Husqvarna+11.383 
10S NEPAAngelus MTA KTM+11.494 
11R ROSSISic58 Honda+11.560 
12D MUÑOZBoe SKX KTM+11.633 
13R YAMANAKAMSI KTM+11.885 
14J KELSOCIP KTM+16.963 
15E BARTOLINIAvintia KTM+19.888 
16A FERNÁNDEZTech3 KTM+20.528 
17A SURRASnipers Honda+20.728 
18L FELLONSic58 Honda+20.805 
19K TOBACIP KTM+23.619 
20X ARTIGASPrüstel GP CFMoto+25.556 
21T FURUSATOTeam Asia Honda+35.526 
22A CARRASCOBoe SKX KTM+49.900 
23H VOIGHTSic58 Honda+52.184 
24J WHATLEYVisionTrack Honda+56.428 
25S OGDENVisionTrack Honda+1:04.838 
26C TATAYPrüstel GP CFMotoAbandonou 
27M AJITeam Asia HondaAbandonou 
28A SASAKISterilgarda Max HusqvarnaAbandonou 
29N CARRAROAvintia KTMAbandonou 
30S GARCÍAAspar GasGasDesclassificado  

LEIA TAMBÉM
Ducati decreta vitória em duelo com Martín e sobe Bastianini para equipe ‘A’ em 2023
Pramac reage a Ducati e confirma permanência de Martín e Zarco como titulares em 2023
Mir assina com Honda por dois anos e forma dupla campeã com Marc Márquez na MotoGP
RNF fecha par de 2023 com Oliveira e Fernández para estreia como satélite da Aprilia
Fernández se despede da KTM e diz que coração “sempre terá um pedaço laranja”
Anúncios de Honda e RNF deixam apenas 4 vagas abertas no grid de 2023 da MotoGP
FOTO: 89 dias após cirurgia, Marc Márquez volta a pilotar em teste em Aragão
# Martín se frustra e diz que escolha da Ducati por Bastianini foi “da arquibancada”
# Oliveira diz que ida para RNF foi em momento certo e elogia Aprilia: “Provou ser consistente”
# Marc Márquez confirma ida a Misano e planeja testar com Honda na terça-feira
# Quartararo e Bagnaia se rendem à “grande” Dovizioso: “Lutou com Marc Márquez no topo”
# Aleix Espargaró se anima e diz que Oliveira e Fernández “vão ajudar Aprilia a bater Ducati”
# Quartararo admite torcida para que retorno de Marc Márquez “destrua planos da Ducati”
# Marc Márquez recebe autorização médica e participa de testes com Honda em Misano

MOTOGP PRECISA DE CORRIDA SPRINT OU É BARCO FURADO?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.