FIM vê “excesso de ambição” em Assen e pune Quartararo por lance com Aleix Espargaró

O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) considerou que o piloto da Yamaha não estava em posição de completar uma ultrapassagem quando atacou o rival da Aprilia na curva 5 do traçado da Holanda e acabou prejudicando o resultado do catalão. Por isso, o francês terá de cumprir uma volta longa no GP da Inglaterra

Fabio Quartararo caiu e ainda tirou Aleix Espargaró da pista noinício do GP da Holanda (Vídeo: DAZN)

Fabio Quartararo não escapou ileso do incidente com Aleix Espargaró o GP da Holanda de MotoGP deste domingo (26). O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) considerou que o líder do Mundial de Pilotos teve “excesso de ambição” e, por isso, aplicou uma sanção que terá de ser cumprida no GP da Grã-Bretanha, marcado para o dia 7 de agosto.

Na quinta volta da corrida de Assen, Quartararo tentou atacar Aleix na De Strubben, a curva 5, mas errou e caiu, empurrando o titular da Aprilia para fora da pista. Ambos conseguiram voltar para a disputa, mas Fabio não viu a bandeirada, já que o tombo danificou o controle de tração, o que o fez ser ejetado da YZR-M1 mais adiante na corrida.

LEIA TAMBÉM
# Rainey pilota YZR500 em Goodwood 30 anos após tricampeonato das 500cc

Fabio Quartararo perdeu vantagem na liderança da MotoGP (Foto: Yamaha)

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
▶️ Quartararo erra e perde gordura na liderança da MotoGP em Assen

Aleix, por sua vez, escalou o pelotão e recebeu a bandeirada na quarta colocação, recortando 13 pontos da vantagem de Quartararo na disputa pelo campeonato de 2022.

Logo após o lance, os comissários anunciaram que o incidente seria revisto e, horas depois do fim da corrida, confirmaram a sanção.

“Durante a corrida da MotoGP em Assen, um incidente entre o piloto #20, Fabio Quartararo, e o #41, Aleix Espargaró, viu o #20 cair e fazer contato com o #41 na curva 5”, diz o texto do comunicado à imprensa. “O Painel de Comissários da FIM considerou que Quartararo foi excessivamente ambicioso na tentativa de ultrapassar A. Espargaró. O #20 não estava em posição de completar com sucesso a manobra e, subsequentemente, caiu, causando contato com o #41 e fazendo-o sair da pista”, seguiu.

“A ação para desviar o contato adotada por A. Espargaró o permitiu evitar a queda e continuar. No entanto, a corrida dele foi severamente impactada”, relatou. “Quartararo recebeu uma punição da volta longa, que será cumprida no GP da Grã-Bretanha de MotoGP”, concluiu.

A MotoGP agora entra em férias e volta à ativa apenas no dia 7 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.

LEIA TAMBÉM
# Zarco descarta ter mais apoio da Ducati por 3º lugar na MotoGP: “Suporte já é total”
# RNF busca “resultados imediatos” em 2023 e mira experiência ao invés de novatos
# Ducati fala em aprender com erros e faz nota: “Temos ótima moto e pilotos excelentes”
# Dovizioso descarta superbike e põe motocross como destino pós-MotoGP
# MotoGP se antecipa e altera programação do GP do Japão para fugir de problemas logísitcos
# Mir vê mercado de pilotos caótico e avisa: “Quem dormir no ponto pode ficar sem moto”
# Oliveira nega acordo para 2023 e vê KTM como opção: “Ainda me querem”
# LCR vê dissabor de Márquez, aguarda decisão da Honda por Nakagami e negocia com Rins
# Gresini acerta com Álex Márquez, renova com Di Giannantonio e fecha line-up de 2023

DO DOMÍNIO DE MARC MÁRQUEZ AO ZERO: A HONDA DE PONTA CABEÇA NA ALEMANHA
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.