MotoGP tem apenas sete vagas abertas no grid da temporada 2021

Com os anúncios de Honda e SRT, o grid de 2021 da MotoGP já está 68,2% preenchido. Apenas Ducati e Aprilia têm lugares disponíveis nos times de fábrica

A temporada 2020 da MotoGP ainda nem começou, mas o grid do próximo ano segue tomando forma. Com os anúncios de Honda e SRT desta segunda-feira (13), restam apenas sete vagas na classe rainha para 2021.

Até aqui, as equipes de fábrica de Honda, Yamaha, Suzuki e KTM são as únicas completamente definidas para 2021. Na casa da asa dourada, Marc Márquez está garantido até 2024, enquanto Pol Espargaró chega com contrato até 2022. No time de Iwata, Maverick Viñales e Fabio Quartararo estão assegurados até o fim de 2022, mesmo caso de Álex Rins e Joan Mir na equipe comandada por Davide Brivio. A caçula de Mattighofen, por outro lado, só tem assegurada a presença de Miguel Oliveira e Brad Binder até o fim do próximo ano.

Valentino Rossi é o mais cotado para a vaga na SRT
Paddockast #69 | Papo com Felipe Drugovich
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

A Ducati contratou Jack Miller para 2021, com a opção de ter o contrato renovado por mais um ano. A outra vaga segue em negociação. Atual dono do posto, Andrea Dovizioso vinha negociando, mas a tratativa empacou no quesito financeiro e o agente do italiano já fala até em ano sabático. Enquanto isso, rumores sobre a volta de Jorge Lorenzo seguem surgindo aqui e ali.

Do lado da Aprilia, Aleix Espargaró renovou até 2022, mas o posto que hoje é de Andrea Iannone segue em debate. A fábrica de Noale não esconde o desejo de contar com o #29, mas o italiano atualmente está suspenso por doping por 18 meses, mas o gancho pode subir para até quatro anos dependendo do julgamento do Tribunal Arbitral do Esporte.

Com a situação incerta de Iannone, Cal Crutchlow já se mostrou interessado na posição, uma vez que perdeu o lugar na LCR para Alex Márquez. O #73 chega com contrato direto pela Honda até o fim de 2022. Takaaki Nakagami tem acordo até o fim deste ano, também com a HRC.

Na Tech3, Danilo Petrucci e Iker Lecuona também contam com contrato apenas para 2021. A Pramac ainda tem as duas vagas abertas. Francesco Bagnaia só está garantido até o final deste ano. E alguns rumores indicam que Jorge Martín vai subir da Moto2 para estrear na classe rainha com a equipe satélite da Ducati.

A Avintia, por sua vez, tem Tito Rabat certo para 2021, mas a vaga que hoje está com Johann Zarco segue em aberta. O francês só acertou com a Ducati para este ano.

Do lado da SRT, a teoria é de que ainda existe uma vaga disponível, já que Franco Morbidelli foi confirmado até 2022. Mas esta é uma posição reservada para Valentino Rossi. A imprensa italiana garante que o contrato já foi assinado, mas Razlan Razali, chefe do time, nega e diz que as conversas continuam.

HONDAM MÁRQUEZContrato até o fim de 2024
HONDAP ESPARGARÓContrato até o fim de 2022
YAMAHAM VIÑALESContrato até o fim de 2022
YAMAHAF QUARTARAROContrato até o fim de 2022
DUCATIJ MILLERContrato até o fim de 2021. Opção para 2022
DUCATI  
SUZUKIA RINSContrato até o fim de 2022
SUZUKIJ MIRContrato até o fim de 2022
KTMM OLIVEIRAContrato até o fim de 2021
KTMB BINDERContrato até o fim de 2021
APRILIAA ESPARGARÓContrato até o fim de 2022
APRILIA  
TECH3D PETRUCCIContrato até o fim de 2021
TECH3I LECUONAContrato até o fim de 2021
LCRA MÁRQUEZContrato até o fim de 2022
LCR  
PRAMAC  
PRAMAC  
AVINTIAT RABATContrato até o fim de 2021
AVINTIA  
SRTF MORBIDELLIContrato até o fim de 2022
SRT  

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.