Gardner vence GP do Algarve e se aproxima de título na Moto2. Raúl Fernández é 2º

Remy Gardner poderia ter conquistado o título da Moto2 neste domingo, no Algarve, e não conseguiu por muito pouco. Mesmo assim, venceu no circuito português e ampliou a vantagem para Raúl Fernández antes da última etapa do ano

AUMENTO NA IDADE MÍNIMA É REAÇÃO NECESSÁRIAS A TRAGÉDIAS DO MOTOCICLISMO | GP às 10

Foi por pourco que Remy Gardner não conquistou o título mundial da Moto2 no GP do Algarve, em Portimão. Embora tenha garantido a vitória no circuito português — sua quinta na temporada —, a diferença no campeonato ainda é de exatos 23 pontos para Raúl Fernandez, seu principal oponente, que apostou pela segurança e terminou a prova na segunda posição. Assim, a decisão fica para a última etapa da competição, em Valência.

Na última etapa do ano, no próximo fim de semana, Gardner precisa de apenas três pontos para garantir o primeiro título da carreira no Mundial de Motovelocidade. Fernández, por outro lado, precisa vencer e contar com uma improvável combinação de resultados para conquistar a taça antes de subir para a MotoGP.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Gardner precisa de apenas três pontos para garantir o título em Valência (Foto (KTM)

A 3s899 de Fernández, esteve Sam Lowes, que brigou pelo terceiro lugar do pódio com Marco Bezecchi, levando a melhor, e chegou até mesmo a ameaçar Fernández na última volta. Bezzecchi, nos momentos finais, caiu algumas posições e, por isso, Aron Canet e Cameron Beaubier fecharam o top-5.

Fecharam o top-10: Celestino Vietti, Jorge Navarro, Bezecchi, Augusto Fernández e Marcel Schrotter.

Moto2 volta a acelerar no próximo domingo (14), para a última etapa da temporada, o GP da Comunidade Valenciana, em Valência, com definição do título entre Remy Gardner e Raúl Fernández. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Como foi o GP do Algarve, penúltima etapa da Moto2 em 2021:

O sol seguia forte em Portimão, com temperatura na casa de 23°C no ar e 29°C no asfalto do circuito português.

Na largada, Raúl Fernández manteve a liderança, seguido de perto pelo companheiro Remy Gardner. Marco Bezzecchi pulou bem e alcançou o terceiro posto. Ainda na primeira volta, Somkiat Chantra caiu na curva 13 e abandonou a prova em Portimão. No meio do pelotão, Cameron Beaubier superou Sam Lowes e passou para quinto.

A largada da Moto2 no circuito de Portimão (Vídeo: MotoGP)

Na terceria volta, Bezzecchi mergulhou por dentro no fim da reta principal e ultrapassou Gardner, assumindo a segunda colocação.

Albert Arena foi mais uma vítima do veloz circuito de Portimão, perdendo o controle na curva final e quase sendo acertado por rivais. Logo depois, foi a vez de Ai Ogura abandonar.

Na frente, Fernández liderava com tranquilidade, com 0s9 de vantagem para Bezzecchi, que passou a sofrer pressão de Gardner.

No oitavo giro, Bezzecchi fez a volta mais rápida da prova. Mas isso não evitou a pressão do australiano que lidera o campeonato. Mais atrás, Lowes tomou a quarta posição de Beaubier.

Gardner superou Bezzecchi e retomou o segundo posto (Vídeo: MotoGP)

Gardner, na volta seguinte, colocou por dentro de Bezzecchi no fim da reta principal e retomou o segundo posto, mas já 1s2 atrás de Raúl Fernández.

Outra vítima do circuito de Portimão foi Jake Dixon, que caiu também no setor final da pista e abandonou. Logo depois, foi a vez do companheiro Xavi Vierge cair na curva 1.

Enquanto isso, Gardner passou a se aproximar de Raúl Fernández na briga pela liderança da prova, disposto a encerrar o campeonato em Portimão. O australiano aparecia a 0s4 do rival, com 13 voltas para o fim.

Na volta 13, a esperada manobra aconteceu: Gardner pegou o vácuo na reta, ultrapassou Fernández e tomou a liderança. Com isso, a vantagem no campeonato passou para 23 pontos.

A manobra decisiva: Gardner passou Fernández e rumou para a vitória (Vídeo: MotoGP)

Com a necessidade de vencer para manter-se vivo na disputa pelo título, Fernández passou a pressionar Gardner na briga pela liderança, mas sem sucesso.

A 9 voltas para o fim, Lorenzo Baldassari teve problemas na moto, recolheu para os boxes e abandonou a etapa portuguesa.

Mais atrás, Lowes superou Bezzecchi e tomou o terceiro posto, enquanto Beaubier acompanha a batalha bem de perto.

Na briga pela liderança, a vantagem de Gardner seguia na faixa de 0s3, mas Raúl não se aproximava o suficiente para tentar o ataque em qualquer ponto do circuito.

A seis voltas para o fim, Gardner conseguiu aumentar um pouco mais a vantagem e colocou 0s5 de diferença para o companheiro de equipe. Mais atrás, Beaubier superou Bezzecchi e foi para o quarto posto.

E Remy seguiu aumentando a vantagem, colocando 1s de vantagem a três voltas para o fim, aproveitando-se do pneu macio traseiro desgastado de Fernández.

No fim, ainda houve tensão no box da Red Bull, com Lowes se aproximando rapidamente de Fernández nas voltas finais. Mas deu Gardner, com Raúl em segundo e o britânico fechando o pódio.

LEIA TAMBÉM
# Quartararo renasce após derrota dolorida e conquista merecido título na MotoGP 2021
Quartararo justifica aposta e tira Yamaha da fila após cinco anos de jejum na MotoGP

Marc Márquez vence fora da zona de conforto e ganha fôlego em recuperação na MotoGP
Pódio de Pol Espargaró é tão importante para Honda quanto vitórias de Marc Márquez
FIM precisa adotar superlicença para selecionar melhor quem pode correr na MotoGP
Yamaha e Ducati se enfrentam na reta final de 2021 por títulos de Construtores e Equipes
Morbidelli mostra sinais de recuperação e fortalece planejamento de 2022 com Yamaha

Moto2 2021, GP do Algarve, Portimão, Corrida:

1R GARDNERRed Bull KTM Ajo Kalex19 voltas 
2R FERNÁNDEZRed Bull KTM Ajo Kalex+3.014
3S LOWESMarc VDS Kalex+3.899
4A CANETAspar Team+7.616
5C BEAUBIERAmerican Kalex+7.621
6C VIETTIVR46 Kalex+10.021
7J NAVARROSpeed UP+10.908
8M BEZZECCHIVR46 Kalex+11.586
9A FERNÁNDEZMarc VDS Kalex+13.121
10M SCHROTTERIntact Kalex+13.286
11F DI GIANNANTONIOGresini Kalex+14.614
12H GARZÓFlexbox HP40 Kalex+25.538
13S MANZIFlexbox HP40 Kalex+26.511
14M RAMÍREZAmerican Kalex+27.225
15B BENDSNEYDERPertamina SAG Team+28.345
16F ALDEGUERSpeed Up+28.412
17S CORSIForward MV Agusta+32.282
18H SYAHRINNTS RW Racing GP+35.387
19T LÜTHIPertamina SAG Team+39.184
20T NAGASHIMAItaltrans Kalex+43.422
21N BULEGAGresini Kalex+43.491
22T ARBOLINOIntact Kalex+43.803
23B BALTUSNTS RW Racing GP+45.847
24J ROBERTSItaltrans Kalex+54.350
25P BIESIEKIRSKIPertamina SAG Team+1 volta
26L BALDASSARIForward MV AgustaAbandonou
27X VIERGESRT KalexAbandonou
28A OGURATeam AsiaAbandonou
29A ARENASAspar TeamAbandonou
30S CHANTRATeam AsiaAbandonou
DUCATI ABUSA DE ERROS E PERDE OUTRO TÍTULO NA MOTOGP | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.