Chefes de equipe mostram resistência a novos times e defendem grid com mais “qualidade do que quantidade”

Durante coletiva de imprensa antes do GP da Austrália, Cyril Abiteboul, Toto Wolff e Christian Horner falaram sobre a chegada de novos times no grid, e defenderam que qualidade das equipes é mais importante do que o número deles

Dias depois da declaração de Jean Todt, presidente da FIA, sobre o desejo da entrada de novos times na Fórmula 1, os chefes de equipe das quatro principais escuderias do grid atual foram perguntados sobre o assunto durante a coletiva de imprensa do GP da Austrália, que foi realizada nesta sexta-feira (15).

Os dirigentes defenderam que a qualidade dos times presentes no grid é mais importante do que a quantidade. Cyril Abiteboul, chefe da Renault, foi o mais positivo em relação ao ingresso de novas equipes no paddock. Para o francês, se um modelo de negócios for encontrado, a categoria pode procurar por novas entradas.


"Eu acho que o importante é o número de equipes competitivas e que podem diretamente contribuir para o show, e que podem mostrar expectativa por vitória. Porém, se houver um modelo de negócios sustentável para 12 times competitivos, acho que deveria ser olhado", comentou Cyril, que lidera a Renault, quarta colocada no mundial de construtores de 2018.
Coletiva de imprensa do GP da Austrália (Foto: Reprodução)

Toto Wolff, que lidera a pentacampeã mundial Mercedes, acredita na valorização dos times que compõe o grid. Será a terceira temporada consecutiva com dez times, e para o austríaco, quanto maior a estabilidade das equipes, maior é a chance de novas montadoras e investidores aparecerem na Fórmula 1.

 
"Acho que o mais importante é que o grid pareça completo e que os expectadores possam ver muitos carros na pista, mas acho que estamos em um lugar decente agora na F1, e o valor das equipes é mais importante. Manter estas franquias limitadas para atrair as melhores marcas para entrar ou participar em equipes existes. Acredito que o mais importante é avançar", declarou Wolff.

Enquanto Mattia Binotto, da Ferrari, preferiu não se estender no assunto, Christian Horner, chefe da Red Bull e que falou recentemente sobre a possibilidade de saída do time da categoria, bateu na tecla da qualidade e da dificuldade em montar uma equipe por conta dos altos custos, citando casos de escuderias que não sobreviveram por muito tempo no grid, como Caterham, Manor e HRT.

 
"Eu sempre prefiro qualidade à quantidade. Acho que temos dez times em boas condições financeiras comparados aos anos anteriores. E como vimos, quando o grid foi expandido, nenhum dos times que apareceram nos anos atrás estão vivos. Na Fórmula 1, o custo pra entrar é tão alto que é praticamente impossível exceto se você for uma montadora ou um multi-bilionário, e talvez não seja suficiente. Acredito que temos um bom balanço no momento. Prefiro olhar e ter mais qualidade, com os carros mais próximos do que convidar equipes para compor grid e serem retardatários", concluiu o inglês.

O terceiro treino livre, no sábado, começa 0h (horário de Brasília). A classificação está programada para 3h. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Austrália, prova que abre a temporada 2019 do Mundial de F1. Siga tudo aqui.

GUIA 2019

F1 abre ano de briga de gigantes, coadjuvantes de luxo e grid jovem

F1 reformula regras para resolver velho dilema da falta de ultrapassagens

Hamilton busca perfeição em 'temporada mais difícil' para colar em Schumacher

Atrás de tirar Ferrari da fila, Vettel tenta se livrar do peso dos erros em ano decisivo

Mudanças, revanche e carros diferentes: como Mercedes e Ferrari retomam duelo

Red Bull busca renascimento com aposta na Honda e na liderança de Verstappen

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.