Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Bélgica de F1 2021

A Fórmula 1 escapou da chuva na sexta-feira de treinos livres em Spa. Max Verstappen foi o mais rápido, mas não sem antes perder controle e bater de leve

RESUMO DA F1: MELHORES MOMENTOS DOS TREINOS LIVRES DA FÓRMULA 1 2021 NA BÉLGICA

Max Verstappen comandou o primeiro dia de treinos da Fórmula 1 para o GP da Bélgica. O holandês cravou 1min44s472 na tarde desta sexta-feira (27) no segundo treino livre em Spa-Francorchamps e fechou o dia com 0s041 de margem para Valtteri Bottas, o segundo colocado. Lewis Hamilton assegurou a terceira colocação.

Já 0s481 atrás de Verstappen, Fernando Alonso ficou com o quarto posto, à frente de Pierre Gasly, Lance Stroll, Esteban OconSebastian Vettel, Lando Norris e Sergio Pérez.

Carlos Sainz Jr. alcançou 1min45s517 e colocou a Ferrari na 11ª colocação, seguido por Yuki Tsunoda. Atonio Giovinazzi foi o 13º e ficou na frente de Kimi Räikkönen, Daniel Ricciardo, Nicholas Latifi, George Russell, Charles Leclerc e Nikita Mazepin. Mick Schumacher foi 3s057 mais lento que o ponteiro e acabou em último.

A Fórmula 1 retoma os trabalhos de pista neste sábado com o treino livre 3, a partir de 7h (de Brasília), enquanto a classificação está marcada para 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de pista do GP da Bélgica AO VIVO e em TEMPO REALSiga tudo aqui.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Confira as declarações dos pilotos: após sexta-feira de treinos da Fórmula 1 para o GP da Bélgica:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen minimiza acidente no TL2 e ressalta início positivo na Bélgica: “Bem feliz”

Valtteri Bottas, segundo: Bottas vê Mercedes rápida em Spa, mas alerta para “decisão-chave” na luta contra Red Bull

Bottas foi punido pelo acidente no GP da Hungria e vai perder 5 posições no grid (Foto: Mercedes)

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton fala em “dia bom” na Bélgica, mas revela dilema com acerto e equilíbrio do W12

Fernando Alonso, quarto: No top-10, Alonso e Ocon aprovam “boa base” da Alpine em sexta-feira de treinos em Spa

Pierre Gasly, quinto: Gasly vibra com retorno à pista “na melhor forma possível” em Spa

Lance Stroll, sexto: “É ótimo voltar a Spa. Eu amo vir aqui porque é uma pista muito especial. Nós cumprimos nosso cronograma de hoje com um bom número de voltas, e eu me senti confortável no carro. Foi um bom começo para nós, mas a pista úmida mostra que sábado e domingo podem ser dias imprevisíveis. O clima deixa tudo desafiador, mas isso é empolgante para os pilotos. Estou ansioso para retornar amanhã e continuar o trabalho de hoje”

Esteban Ocon, sétimo: No top-10, Alonso e Ocon aprovam “boa base” da Alpine em sexta-feira de treinos em Spa

Sebastian Vettel, oitavo: Vettel se diz “confortável” em Spa e pede que Aston Martin aproveite clima imprevisível

Lando Norris, nono: “Eu fico feliz por voltar ao carro, mas é claro que todo mundo está se reacostumando. Ainda assim, foi um dia positivo. Melhoramos o carro, tentamos algumas coisas diferentes e acho que estamos indo numa direção boa para ter um acerto melhor no TL3 e na classificação. Está sendo desafiador com esse clima, mas estou confiante de que somos capazes de desafiar nossos adversários”

Sergio Pérez, décimo: “O carro está bom e acho que temos potencial nesse fim de semana. A questão climática vai ser interessante amanhã, já que isso afeta a configuração do carro. Acho que vamos estar na briga na classificação, nosso ritmo foi forte hoje. Temos muitas informações sobre as duas sessões de treinos e agora é hoje de sentar e analisar tudo. É ótimo ter meu contrato renovado com a Red Bull para o ano que vem, permitindo que eu foque minha energia nessa temporada”

Carlos Sainz Jr., 11º: Sainz lamenta desempenho na sexta na Bélgica

Yuki Tsunoda, 12°: “Meu objetivo nesse fim de semana é ser consistente e ganhar velocidade ao longo dos treinos. Acho que isso está funcionando até aqui e estamos melhorando nossa performance. Percebemos o ritmo na nossa equipe, então é questão de ganhar confiança antes da classificação de amanhã. O clima muda e isso é tradicional em Spa, o que torna a pilotagem mais difícil, mas tenho boas memórias desse circuito e estou empolgado para correr aqui com um carro de F1”

A Alpine deixou ótima impressão nesta sexta-feira em Spa (Foto: Alpine)

Antonio Giovinazzi, 13°: “O dia foi positivo, foi um bom retorno das férias. Fico feliz com nosso trabalho, mesmo sem muitas voltas de tanque cheio, porque ainda podemos fazer isso amanhã cedo. Esperávamos chuva durante a tarde, mas ficou seco. Veremos o que vai acontecer amanhã”

Kimi Räikkönen, 14°: “O dia foi melhor do que esperávamos. O TL2 estava com jeito de chuva, mas seguiu seco e conseguimos andar. Demos um passo adiante, mas ainda há muito trabalho pela frente. Veremos como vai ser o clima na classificação, assim como o que podemos fazer hoje de noite para melhorar amanhã. Tudo pode acontecer num clima desses”

Daniel Ricciardo, 15°: “O mais importante é estar de volta, apesar de ser um pouco difícil esse retorno após as férias. Eu consegui curtir, isso me deixa empolgado. Nosso ritmo com pneus macios não foi ótimo, mas acho que temos uma boa compreensão dos motivos. Não acho que precisamos nos preocupar com os tempos de hoje. Estávamos bem decentes com duros. Melhoramos o acerto do carro e tivemos um dia constante. Veremos o que acontece amanhã”

Nicholas Latifi, 16°: “É ótimo voltar ao carro em uma pista tão boa para um carro de Fórmula 1. O clima deixou tudo meio confuso, o que significa que ainda temos que encontrar mais ritmo. Fico feliz com nossas simulações de classificação, mas foi mais difícil simular corrida por causa das bandeiras vermelhas. Temos algum trabalho por fazer ainda, com o clima imprevisível tornando a tomada de decisões mais desafiadora. Essa pista é divertida no seco, mas teremos mais oportunidades se chover”

George Russell, 17°: “Eu fico feliz por estar de volta. Já se vão quatro semanas desde a última vez que pilotei, é bom voltar. Acho que demos sorte com o clim hoje, aproveitando as partes mais secas do dia nas duas sessões, o que é bom para nós e para os fãs. Manter a temperatura dos pneus e a confiança no carro nos trechos úmidos da pista vai ser complicado se seguirmos com condições mistas. Temos muito o que melhorar durante a noite, acho que não estamos com muito ritmo. Temos algumas cartas na manga, precisamos pensar nisso. Sempre é uma questão de achar um meio-termo no acerto, o que significa que teremos conversas interessantes sobre qual direção tomar”

Charles Leclerc, 18°: Leclerc promete aprender com acidente

Nikita Mazepin, 19°: “O carro estava bom. A pista começou úmida nas duas sessões, mas não a ponto de andar com intermediários, o que significa que perdemos tempo de pista. O carro pareceu bom no seco, e estou ansioso para amanhã. Não é o melhor acerto para a pilotagem, mas não temos muito o que melhorar no carro de hoje. Foi desafiador e agradável fazer a Eau Rouge sem tirar o pé”

Mick Schumacher, 20°: “Foi muito bom voltar à pista depois das férias, ainda mais em uma pista especial como essa. Eu estava torcendo por pista úmida, mas tudo secou ainda no começo. Ainda assim, aprendemos muito e temos algumas ideias para testar amanhã. Precisamos ver o que o clima nos reserva. Hoje era para chover o tempo todo, mas acabou secando”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.