Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Arábia Saudita de F1 2023

Com Max Verstappen fora de combate por uma quebra na Red Bull, foi Sergio Pérez quem fez valer o imenso favoritismo da equipe na classificação da Arábia Saudita. Fernando Alonso sai em segundo e vem para a briga na corrida

Se dá para dizer algo da classificação do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 é que não caminhou conforme era esperado. A definição do grid, realizada na tarde deste sábado (18), contava com um enorme favorito em Max Verstappen. O líder do campeonato sequer deixava os rivais se aproximarem, mas foi vítima no começo do Q2: uma falha da transmissão levou à perda de potência, abandono e eliminação. Quem aproveitou foi Sergio Pérez, pole em Jedá.

Na definição da pole, já sem Verstappen desde a fase anterior, Pérez chegou a 1min28s265 e conquistou a posição de honra ainda com sobras para Fernando Alonso, terceiro colocado na pista, mas que larga em segundo. A diferença de 0s465 denota que realmente há uma grande vantagem da equipe dos energéticos para as demais.

Verdade seja dita, a Ferrari se aproximou novamente. Charles Leclerc foi somente 0s155 mais lento, mas não é segredo de ninguém que o carro vermelho rende muito melhor aos sábados que aos domingos. O monegasco, entretanto, conta com punição de dez posições no grid por conta da segunda troca de eletrônica do motor na temporada. Assim, larga apenas no 12º lugar.

Atrás de Alonso na pista, estão George Russell e Carlos Sainz, seguidos por Lance StrollEsteban OconLewis HamiltonOscar PiastriPierre Gasly e Nico Hülkenberg. O 11º colocado e que larga ao lado de Leclerc é Guanyu Zhou. Verstappen parte somente na 15ª colocação, na melhor das hipóteses — pode cair caso sofra alguma punição.

Sergio Pérez, Charles Leclerc e Fernando Alonso foram os mais rápidos na classificação da Arábia Saudita (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira declarações dos pilotos na Arábia Saudita:

Sergio Pérez, pole: Pérez vibra com pole em Jedá, mas lamenta quebra de Verstappen: “Uma pena”

Fernando Alonso, segundo: Alonso vibra com 1ª fila em Jedá e lembra: “Classificação era ponto fraco no Bahrein”

George Russell, terceiro: Russell celebra 3º lugar no grid de Jedá: “O melhor que poderíamos ter”

Carlos Sainz, quarto: Sainz lamenta erro na classificação em Jedá, mas põe pódio como objetivo da Ferrari

George Russell sobe para terceiro no grid da Arábia Saudita com a punição de Leclerc (Foto: AFP)

Lance Stroll, quinto: Stroll foca em “bons pontos” em Jedá e vibra: “Repetimos a performance do Bahrein”

Esteban Ocon, sexto: Ocon vê evolução da Alpine e projeta “corrida limpa e com pontos” na Arábia Saudita

Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton se frustra com performance em Jedá e diz que “não se sente conectado” com W14

Oscar Piastri, oitavo: “Oitavo no grid! Foi bom entrar no Q3. Estou super feliz por estar entre os dez primeiros e foi uma boa experiência fazer todas as três sessões de classificação. Agora vamos trabalhar duro para aproveitar ao máximo esta posição e trazer para casa um bom resultado na corrida de amanhã.”

Pierre Gasly sai em nono na Arábia Saudita (Foto: AFP)

Pierre Gasly, nono: “Tenho um misto de sentimentos depois da classificação de hoje. Embora esteja satisfeito por chegar ao Q3, ainda sinto que ficamos um pouco aquém de nossas expectativas hoje, e há alguns detalhes sutis nos quais precisamos trabalhar para garantir que estamos extraindo o máximo de nosso pacote. É ótimo termos os dois carros entre os dez primeiros, créditos a Esteban pelo bom trabalho. Isso significa que estamos em uma boa posição para a corrida em que o objetivo é marcar pontos sólidos. Nosso ritmo de corrida tem sido bom, mostramos isso no Bahrein e nos treinos de ontem, e estou confiante de que é possível dobrar os pontos.”

Nico Hülkenberg, décimo: “É sempre tão apertado, há margens muito pequenas. Meu tempo da primeira volta foi deletado e isso obviamente afastou as chances de progredir na classificação. O Q3 poderia ter sido possível, mas pequenas coisas fazem a diferença. Subir para décimo não é ruim e definitivamente podemos correr a partir daí, então vamos dar tudo de nós amanhã. Estou confiante de que temos um ritmo decente no meio do grid”.

Guanyu Zhou, 11º: “Estou muito feliz com nosso desempenho hoje e, no geral, satisfeito com o avanço na classificação que fiz no Bahrein. Não houve erros e consegui maximizar tudo o que tinha. Infelizmente, ficamos um pouco abaixo do Q3 e é obviamente frustrante perder nosso objetivo por apenas meio décimo. No entanto, acho que demos um passo à frente de onde estávamos no início do fim de semana. O objetivo, como em todas as corridas, é ficar entre os dez primeiros e trazer pontos para casa – acho que podemos conseguir isso amanhã”.

Charles Leclerc, 12º: Leclerc fala em sentimento agridoce por punição e vê Red Bull “em outro planeta”

Nico Hülkenberg larga em décimo na Arábia Saudita (Foto: Haas F1 Team)

Kevin Magnussen, 13º: “Foi menos de dois décimos e tivemos alguns problemas com o carro, então é uma pena quando a diferença está tão apertada. Acho que tivemos um carro rápido hoje e o Q3 estava perto, mas que eu possa ter mais sorte da próxima vez. Nosso problema estava relacionado aos freios e o carro também não reduzia a marcha corretamente. Não estamos em uma posição horrível para amanhã, então vamos dar uma boa.

Valtteri Bottas, 14º: “A equipe fez um bom trabalho, melhorando passo a passo ao longo do fim de semana, e acho que a classificação foi a sessão mais positiva que tive até agora: no geral, bastante tranquila. Estávamos perto de entrar no Q3 e o carro estava bom, o que me dá confiança antes da corrida. No geral, nosso fim de semana foi um pouco desafiador até agora, com um pouco de falta de ritmo em condições de classificação: hoje foi uma melhoria e, se pudermos ter um bom ritmo de corrida, podemos esperar uma boa luta por pontos amanhã. Eles são sempre o objetivo e estou confiante de que isso é possível.”

Max Verstappen, 15º: Verstappen se frustra com quebra e reconhece: “Vai ser difícil chegar na frente”

Yuki Tsunoda, 16º: “Terminamos em 16º, a um centésimo de segundo do 15º. É definitivamente uma pena, mas estou feliz com a volta que fiz e como progredimos durante a classificação. Quanto ao carro em si, temos que encontrar um pouco mais de aderência e desempenho para entrar consistentemente no Q2 e no Q3. No geral, acho que poderíamos nos beneficiar do que aprendemos nos últimos dias, então a equipe fez um bom trabalho. Amanhã é um novo dia e espero que o ritmo de corrida seja bom. Meu principal objetivo será focar em mim mesmo, dar cem por cento e marcar alguns pontos!”

Alexander Albon caiu no Q1 em Jedá (Foto: Williams)

Alex Albon, 17º: “Tivemos dificuldades com os pneus traseiros na classificação. Então, vamos dar uma olhada e entender o porquê. Fomos rápidos durante todo o fim de semana, então é frustrante. Olhando para amanhã, temos um carro decente na corrida, então acho que podemos fazer um bom trabalho. Hoje é obviamente decepcionante, mas espero que possamos mudar algo para amanhã”.

Nyck de Vries, 18º: “Pular para a classificação sem fazer nenhuma volta no TL3 tornou o dia complicado. Dado o layout diferenciado do circuito, colocar os pneus na janela certa para uma volta rápida é difícil, então travei fortemente os pneus traseiros indo para a curva 1. Minha última volta foi decente, mas perdemos muito no último setor. É uma pena e estou desapontado porque tinha potencial para entrar no Q2. Queremos estar mais à frente e a equipe está trabalhando em conjunto para extrair o máximo do carro”.

Lando Norris, 19º: “Cometi um erro bobo. É decepcionante porque me custou a chance de ir para o Q3 hoje. O carro estava bom e eu estava me sentindo confortável lá. Pelo lado positivo, amanhã é uma longa corrida, com muitas oportunidades, então estou ansioso por isso. Espero poder compensar o erro e que possamos lutar para seguir em frente”.

Logan Sargeant, 20º: “Fiz uma volta muito rápida, mas foi deletada quando cruzei a entrada do pit lane por uma margem. Não houve ganho de desempenho, então é frustrante, mas ainda tinha mais duas voltas para entregar e não consegui, então peço desculpas à equipe porque eles mereciam mais hoje. Precisamos pegar os aspectos positivos de hoje, deixar isso para trás e nos recuperar. O carro é rápido, temos muita velocidade em linha reta e, felizmente, pode ser uma corrida louca aqui em Jedá e pode haver muitas posições para conquistar. Apesar de ter me dado muito mais trabalho do que precisava, estou bastante otimista em relação a amanhã e vou compensar à equipe”.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 e traz a NARRAÇÃO da CLASSIFICAÇÃO e da CORRIDA em parceria com a Voz do Esporte. No domingo, a largada está marcada para 14h [Horário de Brasília, GMT-3].

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.