Confira declarações dos pilotos após sábado de classificação do GP da Áustria de F1

A classificação para o GP da Áustria presenciou mais uma pole-position de Max Verstappen. Lando Norris foi a surpresa, em segundo, acompanhado por Sergio Pérez e Lewis Hamilton

A Aston Martin não perdeu a chance de zoar Sebastian Vettel após a eliminação da Alemanha na Eurocopa (Vídeo: Aston Martin)

O sábado (3) de classificação para o GP da Áustria teve o mesmo cenário da última semana, com Max Verstappen na pole-position. Com o tempo de 1min03s720, o piloto da Red Bull cravou a melhor marca na duas corridas disputadas pela Fórmula 1 no Red Bull Ring nesta temporada.

Lando Norris foi a grande surpresa do treino e ficou com a segunda posição. Sergio Pérez foi o terceiro, enquanto Lewis Hamilton não passou da quarta posição, mesmo depois de ter liderado o primeiro dia de treinos. Valtteri Bottas, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, George Russell, Lance Stroll e Carlos Sainz completam os dez primeiros. Sebastian Vettel até ficou com o oitavo tempo, mas foi punido por bloquear Fernando Alonso no fim do Q2 e perdeu três posições.

Fórmula 1 volta a acelerar neste domingo com a nona etapa da temporada 2021, com largada no Red Bull Ring marcada para 10h (de Brasília, GMT-3) e transmissão ao vivo pela Band na TV aberta e pelo serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha o GP da Áustria AO VIVO e em TEMPO REAL.

LEIA MAIS
+Hamilton permanece na Fórmula 1 e renova pela Mercedes até fim da temporada 2023

Max Verstappen conquistou a pole do GP da Áustria de F1 (Foto: AFP)

Confira as declarações dos pilotos:

Max Verstappen, pole-position: Verstappen comemora nova pole na Áustria, mas reclama de “Q3 bem ruim”

Lando Norris, segundo: Norris vibra com 2º no grid da Áustria e fala em sensação adorável: “Foi épico”

Sergio Pérez, terceiro: Pérez lembra dificuldades na Áustria e diz que 3º lugar “não veio fácil”

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton lamenta falta de ritmo na Áustria e diz que vitória “está fora de cogitação”

Valtteri Bottas, quinto: Bottas promete Mercedes melhor na corrida, mas lamenta: “Parece que pioramos”

Pierre Gasly, sexto: “Parece que todos os fins de semana estamos nos classificando em uma posição semelhante a das corridas anteriores e estou muito feliz com isso. O sexto lugar é outro forte resultado para nós, então hoje é um bom dia. Não me senti tão confortável com o carro este fim de semana por algum motivo, desde o momento em que parti para a classificação, por isso estou muito contente por termos conseguido fazer tudo funcionar esta tarde. Somos os primeiros carros a largar com pneus macios amanhã, por isso a estratégia será definitivamente a chave na corrida. Mas mostramos que o carro tem ritmo, então estou me sentindo confiante”.

Pierre Gasly mostrou força e ficou com o sexto tempo no grid (Foto: Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda, sétimo: “Estou muito feliz com o desempenho de hoje, é a minha melhor classificação até agora. Quero deixar um grande agradecimento à equipe, que manteve o ritmo da semana passada e conseguiu organizar tudo no momento mais importante. Minha última volta foi muito boa, então tenho que estar satisfeito com isso. Tem sido muito útil para o meu aprendizado estar aqui na Áustria por duas corridas consecutivas, me permitiu construir minha confiança e acho que isso transparece no meu desempenho hoje. Amanhã é fundamental, não sei como estarão as condições durante a corrida, mas o gerenciamento dos pneus será crucial para marcar pontos, que é o que quero”.

George Russell, oitavo: Russell lembra revés na Estíria e festeja Q3 e 8º no grid na Áustria: “Totalmente merecido”

Lance Stroll, nono: “Podemos nos alegrar com a classificação hoje porque estamos largando dentro do top-10 e isso nos dá a chance de buscar bons pontos amanhã. Por outro lado, acho que potencialmente poderíamos estar mais na frente. O carro estava bom no Q2 e as voltas eram suaves, mas ficou difícil acertar tudo no Q3. Vimos hoje as equipes considerando os pneus macios e mádios, então os compostos estão com rendimentos próximos. Isso é algo para pensarmos para amanhã, pois a estratégia será importante”.

Carlos Sainz, décimo: Leclerc admite que plano “não era ir ao Q3”, mas lamenta derrota para Williams

Sebastian Vettel, 11º: Vettel admite culpa em incidente com Alonso na classificação: “Não havia o que fazer”

Carlos Sainz não conseguiu levar a Ferrari para o Q3 (Foto: Ferrari)

Charles Leclerc, 12º: Leclerc admite que plano “não era ir ao Q3”, mas lamenta derrota para Williams

Daniel Ricciardo, 13º: “Infelizmente, um resultado semelhante ao da semana passada. Me senti melhor, mas não está se traduzindo nos tempos de volta. No Q1, fiquei muito feliz com as voltas. Eu senti que tinha me saído muito bem, mas ainda estava meio segundo atrasado. Então, é um pouco como um cascudo. Eu realmente não sei de onde mais conseguir velocidade extra no momento, então vou continuar quebrando ritmo. Temos a escolha de pneus amanhã, então vamos tentar fazer outro bom começo como na semana passada e continuar procurando oportunidades na pista”.

Fernando Alonso: 14º: Alonso pede “punição pesada” para Vettel após incidente no fim do Q2 na Áustria

Antonio Giovinazzi, 15º: “Depois de um fim de semana tão forte até agora, ser o 15º é uma decepção. Eu realmente lutei no início de nossas voltas, então precisamos entender melhor o que aconteceu. Sentimos que tínhamos o ritmo para chegar ao Q3, mas não podíamos colocar isso em prática. Veremos o que podemos tirar da corrida, nosso ritmo de corrida era bom e estávamos fortes na semana passada nos compostos que usaremos amanhã, então podemos lutar para chegar aos dez primeiros”.

Kimi Räikkönen, 16º: “Tive um bom pressentimento de que o carro estava muito bom na primeira volta, mas quando chegou ao segundo setor, simplesmente saí de frente nas duas primeiras curvas. Eu não sei o que causou isso, já que nossa preparação de volta estava tão boa como sempre, mas acabei caindo alguns décimos depois das primeiras curvas. Consegui recuperar um pouco no final, mas o estrago já estava feito. Tivemos uma boa recuperação na corrida aqui na semana passada, então vamos ver o que podemos fazer amanhã”.

Antonio Giovinazzi ficou com o 15º tempo na classificação (Foto: Alfa Romeo)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Esteban Ocon, 17º: “Nosso ritmo não melhorou neste fim de semana e, infelizmente, estamos de volta ao mesmo lugar. Tentamos algumas coisas diferentes esta semana, mas ainda está faltando alguma coisa. Eu senti que fiz uma boa volta hoje, então, no momento, não há muitas respostas, mas vamos continuar pensando e encontrando soluções. Vou me concentrar em fazer o melhor trabalho possível e ajudar a equipe a seguir em frente. Vou correr o mais rápido que puder amanhã para conseguir algumas posições e não vamos desistir”.

Nicholas Latifi, 18º: “Fom um desafio diferente para todos neste fim de semana com os pneus mais macios, mas estou sofrendo para encontrar o balanço ideal. A primeira saída não foi tão ruim, mas na segunda fiz um erro na curva 3 e saí. Nosso carro possui algumas fraquezas. Eu errei dessa vez e perdi muito tempo, então obviamente estou frustrado”.

Mick Schumacher, 19º: “Foi melhor do que na semana passada, com certeza. Estamos mais próximos dos carros na nossa frente, o que é sempre positivo. Sabíamos que nossa performance em classificação ainda está devendo, mas acho que conseguimos extrair o máximo do carro, então estou feliz com isso”.

Nikita Mazepin. 20º: “Foi tudo tranquilo. Estou feliz com minha evolução a cada saída que fiz com os pneus, mas não me senti confortável com o carro. A parte traseira estava escorregando no meio das curvas de alta. Estava no limite, podemos dizer”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.