Confira declarações dos pilotos após classificação do GP de Las Vegas

Charles Leclerc larga na pole-position em Las Vegas com Max Verstappen ao seu lado. Carlos Sainz fez o segundo melhor tempo mas sai da 12ª posição

As ruas da ‘Cidade do Pecado’ viram uma apresentação excelente da Ferrari na classificação para o GP de Las Vegas, realizada neste sábado (18). Charles Leclerc fez o tempo mais rápido com Carlos Sainz em segundo. Só que o espanhol foi punido por trocar peças de sua SF-23 após o incidente com o bueiro na sexta-feira e larga somente em 12º lugar.

Com isso, Max Verstappen subiu para a primeira fila e sai ao lado do monegasco. Atrás dele estão George Russell e a primeira das surpresas do dia, Pierre Gasly. A terceira fila é toda de uma espantosa Williams, com Alexander Albon à frente de Logan Sargeant

Em sétimo larga Valtteri Bottas, seguido por Kevin Magnussen, Fernando Alonso e Lewis Hamilton fechando o top-10. Sergio Pérez conseguiu somente a 11ª posição, mais uma vez não conseguindo passar ao Q3 na temporada 2023.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Las Vegas de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No domingo, a largada está marcada para as 3h (de Brasília). Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação e da corrida. O BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa estreante.

Charles Leclerc conquistou a pole-position em Las Vegas (Foto: AFP)

Confira o que os pilotos disseram após a classificação do GP de Las Vegas:

Charles Leclerc, primeiro: Leclerc celebra pole, mas controla euforia em Las Vegas: “É na corrida que sofremos”

Max Verstappen, segundo: Verstappen diz que “maximizou resultado” em pista “fria e escorregadia” de Las Vegas

George Russell, terceiro: Russell mira “corrida limpa” após classificação em que fez “máximo possível” em Las Vegas

Pierre Gasly, quarto: Gasly afirma que Alpine “assumiu riscos” para classificação em Las Vegas: “Deram certo”

Alexander Albon, quinto: Albon diz que pista de Las Vegas “é perfeita” para Williams e exalta boa classificação

Logan Sargeant, sexto: Sargeant valoriza trabalho da Williams e espera “corrida forte” no GP de Las Vegas

Carlos Sainz fez o segundo melhor tempo, mas larga somente em 12º (Foto: AFP)

Valtteri Bottas, sétimo: Bottas exalta ritmo da Alfa Romeo e visa pontos em Las Vegas: “Feliz com desempenho”

Kevin Magnussen, oitavo: Magnussen vibra com “briga em cima” e quer “ver o que carro pode fazer” em Las Vegas

Fernando Alonso, nono: Alonso diz que 10º lugar “era máximo que poderia alcançar” no grid de Las Vegas

Lewis Hamilton, décimo: Hamilton vê carro pior após ajustes em Las Vegas e lamenta queda no Q2: “Não deu certo”

Sergio Pérez, 11º: Pérez diz que terminar Q2 cedo era “estratégia original” para classificação em Las Vegas

Max Verstappen espera brigar pela vitória em Las Vegas (Foto: AFP)

Carlos Sainz, 12º: Sainz vê Ferrari dominante, mas revela “mau humor” por punição em Las Vegas

Nico Hülkenberg, 13º: “Claramente temos um bom ritmo, já que Kevin [Magnussen] está em uma boa posição. Também tinha esse bom desempenho, mas infelizmente, não consegui uma volta rápida limpa e travei os pneus na curva 7 em minha última tentativa. Sinto que ainda temos chance de fazer uma boa corrida ou entrarmos na briga amanhã. Esperamos que as temperaturas mais baixas nos ajudem. Acho que todos os carros têm problemas semelhantes com o esfarelamento dos pneus. Estávamos esperando por isso, então o que temos de fazer é evitá-lo da melhor maneira possível. Ninguém nunca correu aqui, então isso deixa algumas interrogações e talvez tenhamos uma chance.”

Daniel Ricciardo, 14º: “Acho que, como equipe, estamos lutando para extrair aderência neste asfalto novo e de baixo grip, que é brilhante e aberto ao público durante o dia. Fizemos algumas mudanças e avanços significativos durante a noite, mas hoje não conseguimos fazer muito mais. Estou feliz com as melhorias que fizemos que me permitiram chegar ao Q2, enquanto estamos com problemas para fazer os pneus funcionarem. Estou mais otimista para amanhã porque acho que somos mais fortes na corrida. Não sei o que esperar da prova, mas acho que vai ser muito equilibrado.”

Lando Norris, 15º: Norris diz que queda no Q1 de Las Vegas “não foi surpresa”: “Estou com dificuldades”

George Russell vai partir de terceiro no GP de Las Vegas (Foto: Mercedes)

Esteban Ocon, 16º: “O resultado de hoje é difícil de engolir e, mais uma vez, as coisas não deram certo para nós. Nunca é fácil sair no Q1, especialmente com o ritmo que fomos capazes de demonstrar. Olhando para os dados, poderíamos ter avançado confortavelmente para o Q2, então é ainda mais frustrante não poder capitalizar o desempenho do nosso carro. Encontrei tráfego na minha primeira volta e na minha segunda volta perdi cerca de 0s7 devido a um incidente na curva 1 com Max [Verstappen], perdendo tempo. Depois disso, continuei acelerando pelo resto da volta e quase melhorei meu tempo, mas, infelizmente, ficamos fora. Há aspectos positivos a serem tirados de hoje e nosso carro é rápido aqui, então há muito pelo que lutar amanhã e, como sempre, daremos tudo o que temos para alcançar um bom resultado.”

Guanyu Zhou, 17º: “Nosso ritmo foi decente e poderia ter nos permitido lutar por um lugar no Q2 – uma melhoria marcante em comparação com ontem, já que meu fim de semana tem sido bastante complicado até agora. Infelizmente, encontrei tráfego durante minha volta final e não pude melhorar meu tempo quando a pista estava em seu melhor. Ainda assim, senti que estava no bolo dos nossos principais concorrentes, o que nos dá alguma esperança para a corrida. Certamente será um dia desafiador, começando da nona fila, mas mantemos nossas opções abertas: com um bom começo e uma estratégia agressiva, esperamos ganhar algumas posições.”

Oscar Piastri, 18º: Piastri questiona McLaren por jogo único de pneus no Q1 de Las Vegas: “Explica tudo”

Pierre Gasly largará na segunda fila da prova na cidade americana (Foto: Alpine)

Lance Stroll, 19º: “Eu me senti bem no carro hoje e fiquei feliz com minha volta final, mas acho que faltava um pouco de velocidade de reta no Q2. Isso pode acabar fazendo a diferença entre ser eliminado e avançar para o Q3 quando está tudo tão equilibrado. A corrida de amanhã vai ser complicada devido à minha punição no grid, mas nosso ritmo é bom nas curvas, e acho que podemos gerenciar bem nossos pneus. Vamos aproveitar ao máximo a situação e aproveitar a corrida pelas ruas de Las Vegas.”

Yuki Tsunoda, 20º: “Não há muito a dizer hoje. Sinto que não maximizamos nosso desempenho e poderíamos ter feito melhor, então é uma pena. Tentei o meu máximo, mas não deu certo. Sabemos que enfrentamos dificuldades com a velocidade de reta e esperávamos que o fim de semana fosse desafiador. Mudamos um pouco a minha configuração, mas não tive temperatura suficiente nos meus pneus antes da minha última volta rápida porque havia tráfego no último setor, então não tinha aderência e travei. O ritmo do carro não é ruim, e você nunca sabe o que pode acontecer na corrida amanhã porque a aderência é baixa nesta pista, então vou manter a calma e fazer o meu melhor para ganhar o máximo de posições possível.”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.