Confira declarações dos pilotos após GP da Itália de Fórmula 1 2022

Max Verstappen conquistou sua quinta vitória seguida na temporada, a 11ª do ano. FIA se atrapalhou, para variar, com safety-car no fim após abandono de Daniel Ricciardo. Confira tudo que foi falado pelos 20 pilotos do grid

Quem para Max Verstappen? No GP da Itália de Fórmula 1, deste domingo (11), o holandês conquistou sua quinta vitória seguida na temporada de 2022 da principal categoria de automobilismo do mundo — a 11ª do ano. Charles Leclerc cruzou a linha de chegada em Monza na segunda posição.

O resultado deixou o atual campeão mundial com chances matemáticas de garantir o bicampeonato já em Singapura. Verstappen soma 335 pontos na tabela do Mundial de Pilotos, com Leclerc em segundo com 219 e Sergio Pérez aparecendo em terceiro: 210.

Além da corrida em si, precisamos novamente falar sobre a FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Além da polêmica com o processo de montagem do grid de largada da Fórmula 1, o órgão regulador do esporte causou um anticlímax depois do safety-car causado por Daniel Ricciardo com poucas voltas para a bandeira quadriculada. Não houve a esperada relargada e, assim, a prova terminou com o carro de segurança na pista e sem competição.

Com o fim do GP da Itália, a Fórmula 1 chega, assim, ao fim da parte europeia da temporada 2022. O campeonato continua em três semanas, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, direto de Marina Bay, com o GP de Singapura.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen venceu o GP da Itália (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira tudo que foi falado pelos pilotos após o GP da Itália:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen exalta “grande dia” na Itália e destaca Red Bull “bem com todos os pneus”

Charles Leclerc, segundo: Leclerc lamenta fim “frustrante” na Itália e admite que “esperava voltar a correr”

George Russell, terceiro: Russell sai satisfeito com 3º na Itália e valoriza Mercedes que está “sempre no pódio”

Carlos Sainz, quarto: Sainz culpa safety-car por chance perdida de pódio na Itália: “Fiquei muito perto no fim”

Lewis Hamilton, quinto: Hamilton agradece por fim do GP da Itália com safety-car: “Carros atrás tinham pneus frescos”

Sergio Pérez, sexto: Pérez diz que problema nos freios “comprometeu” e lamenta safety-car na Itália

Lando Norris, sétimo: Norris culpa problema em largada por 7º lugar na Itália: “Perdemos várias posições”

Pierre Gasly, oitavo: “Olhando para o resultado, terminar atrás das três primeiras equipes é o melhor que poderíamos ter feito e estou muito feliz por estar acumulando pontos novamente. Foi uma corrida um pouco frustrante, acho que terei pesadelos com a asa traseira do (Daniel) Ricciardo nas próximas noites, tentamos algumas coisas diferentes para tentar ultrapassá-lo e nosso desempenho geral foi competitivo, mas simplesmente não tivemos o ritmo para ultrapassar a McLaren hoje. Agora, vamos nos preparar para Singapura. Sabemos no que precisamos trabalhar, como melhorar e pretendemos continuar terminando nos pontos.”

Nyck de Vries, nono: De Vries evita falar em vaga na F1 em 2023, mas destaca estreia: “Tem sido um sonho”

Guanyu Zhou, décimo: “Estou muito feliz com o resultado de hoje e com o trabalho que foi feito nas últimas semanas; tem sido uma jornada difícil desde Montreal, porque estávamos muito fortes no início da temporada e depois nossas performances caíram. Mas estar de volta aos pontos hoje é uma sensação incrível, um ótimo resultado para a equipe. Sabíamos que tínhamos uma chance hoje, nosso ritmo estava bom e nos permitiu estar na luta com as outras equipes. Temos algumas semanas de folga agora, o que nos dará tempo para descansar depois da tripla rodada e, acima de tudo, analisar o que funcionou neste fim de semana e o que deu errado nas corridas anteriores, para chegarmos preparados e motivados para as próximas. Estou ansioso para a rodada dupla asiática, pois as corridas serão mais perto de casa e vários fãs virão me apoiar.”

Guanyu Zhou tem 6 pontos na temporada (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Esteban Ocon, 11º: “Faltou pouco. Ficamos uma posição fora dos pontos, o que é desapontador, claro. Alguns pontos da corrida foram complicados, fiquei preso atrás dos dois carros da Aston Martin. Uma vez que os deixamos para trás, tinha uma diferença de 7 segundos para tirar – e até conseguimos isso. Nossa performance foi boa, fomos mais rápidos que os carros à frente, mas nos faltaram voltas. Então o safety-car veio à pista… faltou pouco. Sem as punições neste fim de semana, conseguíriamos marcar pontos com os dois carros.”

Mick Schumacher, 12º: “Considerando que não pilotei muito neste fim de semana e tive uma classificação difícil, estar perto dos pontos – acho que mentalmente, já estava lá – foi uma forte recuperação. A Williams foi super rápida nas retas, mesmo se afastando no DRS, então eu tive que fazer a ultrapassagem de alguma forma, e foi uma boa (para cima de Latifi). No geral, estamos muito felizes com o desempenho que mostramos e realmente estávamos em um bom caminho, já que todos os outros estavam lutando com seus pneus e estávamos com um pneu muito bom.”

Valtteri Bottas, 13º: “Tivemos um bom ritmo hoje, então é decepcionante não estar nos pontos: no final, minha corrida ficou comprometida na curva 1 quando fui atingido por trás e bati no carro da frente. Eu tive danos na asa dianteira, e então o carro entrou em anti-estol: antes que eu pudesse voltar, perdi muito ‘circuito’ e caí para último. O carro estava claramente bom, pois consegui fazer uma recuperação decente, mas o dano ainda o tornou bastante complicado de pilotar: pelo menos, a equipe conseguiu um ponto com Zhou, então temos algo para mostrar hoje. Estou ansioso para o ‘mini-intervalo’ à nossa frente agora, antes de irmos ao máximo para o final da temporada. Sabemos que podemos marcar pontos e quero muito terminar o ano em um lugar mais forte do que estamos agora.”

Yuki Tsunoda, 14º: “A largada da última posição do grid sempre seria difícil hoje, mas acho que o início da corrida foi bom para mim e consegui fazer algumas ultrapassagens. Lutei com o ritmo nos pneus duros, então precisamos ir embora e olhar para o nosso ritmo de longa sequências — para tentar melhorar isso para as próximas corridas.”

Nicholas Latifi, 15º: “(Foi) uma corrida muito difícil. Eu fui prejudicado no início, ficando no meio de alguns carros e tentando evitar danos. Muitos carros cortaram a primeira curva sem nenhuma penalidade. Infelizmente, tivemos um pit-stop lento – que nos deixou com muito pouco para disputar na corrida. O objetivo era manter a posição em que começamos e tivemos chances de lutar, mas não era para ser. Fomos rápidos nas retas, mas lutamos com a frenagem e a velocidade nas curvas. Vamos tentar nos recuperar em Singapura em algumas semanas.”

Nicholas Latifi foi superado por Nyck de Vries (Foto: Williams)

Kevin Magnussen, 16º: “Sofri contato no início da corrida na curva 1 – fui atingido por trás e o difusor foi danificado – e a partir daí fomos lentos. O estrago foi muito grande e não sei exatamente o impacto que teria, mas mesmo assim não foi um grande dia. Você sempre espera que a próxima corrida seja melhor. Singapura parece mais adequada para o nosso carro, então estou ansioso por isso.”

Daniel Ricciardo, NC: Norris culpa problema em largada por 7º lugar na Itália: “Perdemos várias posições”

Lance Stroll, NC: “Tivemos alguns problemas com o carro, então decidimos abandonar para cuidar do motor. É uma pena que não tenhamos conseguido estar mais no ‘mix’ neste fim de semana, mas às vezes é assim na F1. Temos que ver por que foi tão complicado para nós nesta pista e ver o que podemos aprender com isso. Acho que seremos mais competitivos em Singapura, que é um circuito completamente diferente daqui, em alguns fins de semana.”

Fernando Alonso, NC: Alonso vê “algo de errado” com motor da Alpine na Itália: “Vamos ver se está vivo”

Sebastian Vettel, NC: Vettel lamenta abandono e diz que “não vai lembrar” de despedida do GP da Itália

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.