GUIA 2024: Sem nada a perder, Sainz começa ano sob holofotes e de olho na F1 2025

Carlos Sainz inicia a temporada de 2024 da Fórmula 1 em uma posição única: sem emprego para o ano seguinte. Substituído por Lewis Hamilton na Ferrari, o espanhol parte para um ano em que precisa vender seu peixe para garantir bom futuro em 2025

A Fórmula 1 pode ser um ambiente extremamente cruel e impiedoso. Em uma categoria tão seleta, com enorme cobrança por performance, muitas vezes nem mesmo aqueles que cumprem seus objetivos estão seguros. Carlos Sainz ficou a apenas 6 pontos de seu companheiro de equipe, foi o único piloto fora da Red Bull a vencer uma corrida em 2023 e, mesmo assim, a Ferrari optou por substituí-lo para 2025.

É claro que essa situação se explica muito mais pelo fato do heptacampeão Lewis Hamilton estar disponível no mercado do que por uma avaliação interna da equipe italiana de que Sainz estivesse deixando a desejar, pelo contrário. Fato é que o espanhol foi preterido pelo britânico e por Charles Leclerc, que ainda ganhou uma renovação de contrato, e agora parte para um 2024 de despedida do time de Maranello.

Sainz recebeu a notícia antes do que o público, no que Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, descreveu como a ligação mais difícil que já teve de fazer. O piloto disse que teve tempo para “digerir a notícia”, mas admitiu que a sensação de receber o aviso prévio não foi nada boa.

“Certamente não é o melhor sentimento para começar a temporada, mas a única sensação que terei na hora que colocar o capacete e for para a pista é o de querer ser mais e mais rápido. E mirar o título mundial”, afirmou Carlos à emissora italiana de TV Sky Itália.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz registrou o melhor tempo da pré-temporada da Fórmula 1 (Foto: Ferrari)

“Estou bem, não se preocupem. Não estou decepcionado. Vivendo a Ferrari por dentro, já sabia de muitas coisas e estava preparado com a possíveis mudanças futuras na equipe”, disse. “Não quero pensar em mais nada que não seja entregar tudo na temporada que está chegando com a Ferrari. Estou calmo, sei que tenho um ano importante à frente, então quero fazer o melhor possível”, explicou o espanhol.

A dúvida que paira agora é sobre como será o comportamento de Sainz em sua última temporada com o time italiano, sabendo desde antes do início da pré-temporada que está de saída. Todas as declarações indicam que o piloto vai priorizar o trabalho em equipe, afinal de contas este também é um ano em que Carlos precisa vender seu peixe e mostrar que pode ser capaz de liderar uma esquadra, como seria na Audi, que chega ao grid em 2026, e que mira os serviços do espanhol.

E mostrar capacidade de trabalho em equipe é algo essencial caso Sainz queira também ocupar a vaga de Sergio Pérez e voltar à família Red Bull ou até mesmo sacramentar uma troca e quem sabe se juntar à Mercedes ao lado de George Russell. O ponto é: não existe um mundo em que Carlos fique desempregado em 2025. A vitória excepcional no GP de Singapura ainda é muito recente para que o paddock esqueça de seu talento, e ele sabe disso.

“Honestamente, não preciso de uma temporada para provar ou mostrar a ninguém do que sou capaz”, assegurou o piloto de 29 anos ao portal neerlandês Racing News 365. “Acho que em nove anos na F1, e especialmente nos últimos três em uma equipe de ponta como a Ferrari, todo mundo viu mais ou menos do que sou capaz”, ressaltou o espanhol.

Carlos Sainz não descarta ajudar Leclerc caso seja necessário (Foto: Ferrari)

Carlos é a grande incógnita do mercado de pilotos agora na Fórmula 1. A contratação de Hamilton iniciou a chamada ‘silly season’ antecipadamente e, com as renovações de Leclerc e Lando Norris, o espanhol é o melhor produto disponível. Seja para liderar o projeto Audi com um ano de transição na Sauber, ou seguindo em equipes de ponta como Red Bull e Mercedes, a percepção é de que haverá uma disputa forte pelo piloto da Ferrari.

O foco de Sainz em 2024 inevitavelmente será dividido entre o trabalho de pista com o time de Maranello e com negociações de contrato. Carlos já deixou bem claro que não pretende tomar nenhuma decisão apressadamente, quer uma equipe estável e com potencial competitivo, já que tem consciência da importância da decisão que lhe aguarda.

“Provavelmente serão os três ou quatro anos mais importantes da minha carreira, onde quero ter certeza de que estou no lugar certo, na hora certa”, destacou. “Quero ter certeza de que escolherei o próximo destino certo para mim, então quero reservar um tempo para pensar sobre isso, ouvir todos os lados e dar uma olhada em todas as opções”, explicou Carlos.

Enquanto digere a saída da Ferrari e analisa suas opções para 2025, o espanhol segue mostrando comprometimento e dedicação. Líder do segundo dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, com direito a volta mais rápida de todos os três dias de atividades, Sainz tem talento incontestável. Com um carro que lhe dá uma “sensação muito melhor do que a SF-23″, tem potencial para brigar por vitórias com frequência.

Carlos Sainz tem seu nome ligado à Audi e deve receber diversas propostas para 2025 (Foto: Ferrari)

Pode não ser um piloto considerado da primeira prateleira da categoria ao lado de campeões como Verstappen, Hamilton e Fernando Alonso, mas a capacidade de leitura de situações de corrida e de gerar suas próprias estratégias em momentos que requerem tomada de decisão em instantes o diferem do resto do grid. Pode não ser tão rápido quanto Leclerc em uma volta, mas a mentalidade, frieza e liderança são de elite.

A temporada de despedida de Sainz na Ferrari com certeza envolverá informações escondidas, preferência para Leclerc e os já tradicionais problemas nas estratégias e pit-stops (que já começaram até mesmo em vídeos promocionais). Mas o espanhol muito provavelmente também terá seus momentos de brilho em 2024 e tem, desde o início do ano, os holofotes em si e para a decisão que vai tomar para 2025.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.